SheBelieves: Brasil visa consolidar modelo de jogo ofensivo contra seleções fortes

Treino Seleção Brasileira para SheBelieves Cup 2023. Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Após menos de um mês do vice-campeonato na Copa Ouro, a seleção brasileira feminina de futebol já está reunida novamente para a SheBelieves Cup, disputada nos Estados Unidos em formato mata-mata. O primeiro jogo será contra o Canadá já valendo vaga na final. Na outra chave, o confronto será entre Estados Unidos e Japão – um dos dois, também enfrentará o Brasil na segunda partida, seja pela decisão do título ou pela disputa do terceiro lugar, na terça-feira (9/4). O jogo de Brasil x Canadá terá transmissão da TV Brasil e do Canal Goat

Vale destacar que o Brasil tem chance de enfrentar um adversário do mesmo grupo dos Jogos Olímpicos de Paris: o Japão. Ainda assim, Arthur Elias optou por ampliar as avaliações que vem fazendo nas convocações. O treinador contará com 13 mudanças em relação ao último grupo de trabalho, com destaque para o retorno das veteranas Marta, Cristiane e Tamires. Outra que quase integrou essa lista foi Luana, mas a volante foi cortada na quarta-feira (3) por motivos pessoais. Julia Bianchi a substituiu. 

Cinco jogadoras ainda não tinham trabalhado na Seleção sob o comando do Arthur. Entre elas, estão a atacante Ludmilla, do Atlético de Madrid, e a goleira Lorena, do Grêmio. As duas voltaram para a seleção após mais de um ano de recuperação de lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho, que demandou cirurgia. A volta da goleira, em particular, é importante pelos desfalques de Camila Rodrigues e Lelê, ambas pela mesma lesão no joelho.

Ludmilla e Marta de volta à seleção para disputar a SheBelieves 2024 | Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Arthur Elias segue a estratégia de usar as Datas Fifa para testar e analisar as jogadoras que poderão integrar o elenco brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris. E tem aberto muitas oportunidades às atletas que atuam no Brasil: são 15 na SheBelieves. “Nossa ideia é de as jogadoras que estão aqui poderem jogar de titular, de jogar um volume interessante para que a gente faça a avaliação mais justa e correta possível dentro desse processo de preparação para as Olimpíadas”, explicou Arthur.

O treinador costuma ressaltar a importância das jogadoras incorporarem o estilo de jogo proposto por ele, que tem como característica ser bastante ofensivo e agressivo no jogo sem bola, adiantando as linhas de marcação em momentos variados do jogo. Essa postura vale para todo o elenco, inclusive para as atacantes, como destaca Priscila, do Internacional, que voltou a ser lembrada pelo treinador após ter feito uma bela estreia com a seleção em 2023 sob o comando de Arthur.

“O Arthur pede muita intensidade desde o começo lá na frente (na saída de bola adversária) até atrás, ele quer que a gente sempre esteja no máximo no ataque, próxima ao gol. Essa intensidade que ele tem proposto tem sido muito efetiva nos jogos. Eu não participei da última competição, mas eu vi que as meninas da frente têm essa movimentação a mais para não deixar as adversárias chegarem no nosso gol”, analisou Priscila. 

Nos primeiros treinos da seleção realizados durante a semana, Arthur frisou o entrosamento do elenco e as conexões dentro do campo para dar uma cara para a seleção brasileira, conforme revelou Priscila, em coletiva de imprensa. A lateral Fê Palermo também ressaltou no início da preparação para a SheBelieves a ênfase dada pelo treinador ao trabalho ofensivo. 

“Temos um estilo de jogo que é muito ofensivo e muito difícil de marcar. Dentro do modelo de jogo, temos muitas variações para ir buscando os espaços independente do adversário. Claro que  tem um plano pra cada jogo, mas o modelo de jogo não foge ao que todo mundo já está acostumado do trabalho do Arthur”, comentou a lateral do Palmeiras.

Apesar de promover muitos testes visando selecionar o grupo que levará para buscar o ouro inédito nas Olimpíadas de Paris, Arthur convocou 10 nomes que estiveram na Copa Ouro. São elas: a goleira Gabi Barbieri (convocada após o corte da Lelê por lesão); as zagueiras Tarciane, Lauren, Antonia e Thais Ferreira; a lateral Yasmim; as meias Duda Sampaio, Yaya e Julia Bianchi; e a atacante Gabi Portilho.

O que esperar da estreia contra o Canadá

Créditos: Leandro Lopes/CBF

Atual campeão olímpico, o Canadá tem sido uma das seleções que o Brasil mais enfrentou nos últimos anos. Foram oito confrontos na Era Pia, de 2019 a 2023, e mais dois duelos desde a chegada de Arthur Elias à seleção brasileira, no ano passado. Nos dois amistosos contra o Canadá sob o comando do novo treinador, em outubro, o Brasil venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e perdeu o segundo por 2 a 0.

A equipe canadense é forte fisicamente e leva muito perigoso no jogo aéreo. Será novamente um grande desafio para o Brasil conseguir imprimir a postura agressiva e de maior posse de bola que Arthur Elias quer. Desde os últimos duelos entre as duas seleções, as brasileiras mostraram avanços importantes na compreensão do modelo de jogo de Arthur. Ainda assim, a equipe oscilou na maioria dos jogos. Conseguir uma maior regularidade durante toda a partida e melhorar o aproveitamento das chances criadas no ataque estão entre os pontos a serem observados na seleção brasileira nesta data Fifa.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, o Canadá está no grupo A, ao lado de França, Colômbia e Nova Zelândia. Já na SheBelieves Cup, esta será a terceira participação das canadenses na competição, ficando em terceiro e quarto lugar em 2021 e 2023, respectivamente.

Agenda

Sábado (6/4)
13h30 – Estados Unidos x Japão
16h30Brasil x Canadá

Terça (9/4)
Brasil
x Estados Unidos ou Japão (horário a definir)

*Os jogos do Brasil terão transmissão de Sportv e Globoplay.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Uma resposta

  1. Torcedores do meu Brasil mulheril, atentai para a nova fase.
    Seu Arthur, o sr esta exagerando nos testes. Marta, Cris e Tamires tudo bem mas elas nunca renderam contra grandes equipes.. Nao gostei de ter desmantelado o grupo da Copa Gold que estava indo muito bem. E o meldhor no meio que era a Luana, de novo nao vamos contar com ela, parece uma Neymara, q me perdoe.
    E que Lud, a goleiraça Lorena , a Portilho e G Nunes joguem o que sabem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *