Arthur não convoca Marta, Tamires e Luana e promete mais testes na Copa Ouro

Em ano olímpico, a primeira convocação da seleção em 2024 surpreende pela ausência de nomes de confiança para torneio com grandes equipes
Arthur Elias: convocação da seleção para Copa Ouro 2024 / Foto: Leandro Lopes/CBF

Foto: Leandro Lopes/CBF

A primeira convocação de Arthur Elias para a seleção brasileira feminina em 2024 surpreendeu pela ausência de nomes de confiança. A lista anunciada nesta quinta-feira (01/02) não conta com Marta, Luana, Angelina nem Tamires entre as 23 atletas que disputarão a Copa Ouro Concacaf, de 20 de fevereiro a 10 de março. Mas isso não significa que elas estejam fora dos planos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, previstos para julho e agosto deste ano. “Estamos com o grupo ainda muito aberto. A ideia é testar o máximo de jogadoras possível e que tenham merecimento de estarem na seleção brasileira”, explicou Arthur. 

A reportagem apurou após a convocação que o intuito de Arthur é permitir uma melhor preparação dessas jogadoras junto aos clubes. Tamires, por exemplo, não ficava fora de uma convocação desde 2019, mas o nome dela é praticamente certo para as Olimpíadas. A ausência da lateral e meio-campista do Corinthians na seleção vem muito para possibilitar um melhor preparo físico dela, com maior controle de carga e intensidade no início da temporada – e isso poderá ser feito no clube. Luana e Marta se encaixam nisso também. Angelina voltou de lesão agora e precisa de um acompanhamento no clube para ganhar espaço e voltar a jogar. São nomes que a comissão de Arthur Elias acompanha de perto e que seguem nos planos para Paris-2024.

“Tiveram muitas outras ausências nas convocações de atletas que eu confio muito e que sei que têm tudo para chegarem nos Jogos Olímpicos. Mas como elas vão chegar é o nosso principal dever para pensar em relação ao melhor planejamento”, afirmou Arthur, durante coletiva de imprensa. Tanto Tamires (que atua no Brasil) quanto Marta e Luana (que vão jogar esta temporada nos Estados Unidos) estão em pré-temporada. “Para algumas atletas, é importante que façam essa pré-temporada nos clubes que vão dar uma base importante de treinamento com qualidade, porque quando se joga a cada três dias você não consegue ter treinamento de qualidade.

A prioridade de Arthur Elias e da comissão técnica do Brasil agora é testar mais nomes, dando oportunidade a novas jogadoras com o intuito de, após a She Believes Cup (em abril), fechar um grupo mais próximo das 18 atletas que serão selecionadas para os Jogos de Paris. Portanto, a competição disputada nos Estados Unidos será uma oportunidade de reunir um elenco mais jovem de atletas que já estavam no radar da comissão técnica da seleção brasileira. Durante a convocação, Arthur também ressaltou que o tempo de convivência com as jogadoras que estarão na Copa Ouro será muito importante para ele conhecer mais profundamente cada uma delas. 

A questão é que a Copa Ouro reunirá seleções fortes, como Colômbia, Estados Unidos e Canadá, em um formato que o próprio treinador do Brasil destacou ser parecido com o dos Jogos Olímpicos, com um chaveamento por grupos na primeira fase e jogos eliminatórios na segunda fase. Será que um torneio com um nível alto de competitividade não poderia ser aproveitado para testar o que a comissão técnica entende ser a melhor equipe disponível neste momento, dada as possibilidades físicas de cada atleta, para representar a seleção brasileira nas Olimpíadas daqui a apenas seis meses? Sendo ou não, Arthur optou pela estratégia de observar mais jogadoras e levar um elenco jovem para o primeiro grande desafio de 2024.

Novidades na convocação

A ausências de nomes fortes da seleção não foi a única surpresa da convocação de Arthur Elias para a Copa Ouro. Sem Tamires na lista, o treinador optou por chamar apenas duas laterais, dando uma chance pela primeira vez à Bia Menezes, do São Paulo, pela esquerda, e voltando a dar oportunidade à Yasmim, do Corinthians, no lado direito do campo. “A Bia já vem fazendo temporadas muito interessantes e de alto nível há bastante tempo. Eu estive andando nos clubes e observei. Em um jogo treino do São Paulo com o Corinthians, ela confirmou o que vinha fazendo, se apresentou muito bem fisicamente e é o momento de dar uma oportunidade para ela”, comentou Arthur. 

A outra novidade ficou por conta da Amanda Coimbra, goleira do Fluminense de 21 anos. “A Amanda é uma goleira jovem, que participou do ciclo da seleção sub-20, uma goleira que trabalha muito bem com os pés e que também tem uma ótima defesa da meta”, elogiou o treinador. Arthur ressaltou as opções que estão no radar para defender o gol da seleção, como a Gabi Barbiere, recém-contratada pelo Flamengo, e lembrou da infelicidade da promissora goleira Camila Rodrigues, que rompeu o ligamento do joelho no fim do ano passado e está em recuperação.

Ao todo, sete jogadoras foram convocadas pelas primeira vez por Arthur Elias nesta data Fifa de fevereiro, mas as demais já haviam sido chamadas para representar a seleção brasileira em oportunidades anteriores sob comando de outros treinadores, caso das zagueiras Tarciane (Corinthians) e Thaís Ferreira (Tenerife), da meia Vitória Yaya (São Paulo) e das atacantes Duda Santos e Aline Gomes (ambas da Ferroviária).

Copa Ouro reúne 12 seleções

Esta será a primeira edição da Copa Ouro, competição de futebol feminino organizada pela Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) com a participação de 12 seleções divididas em três grupos em que as equipes se enfrentam em turno único dentro de cada chave na primeira fase. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados se classificam para a fase eliminatória, composta por quartas de final, semifinais e uma final.

O Brasil está no grupo B e estreia na competição em 21 de fevereiro contra o vencedor de Haiti e Porto Rico. No segundo confronto, as brasileiras enfrentarão a Colômbia, no dia 24. A equipe brasileira encerra a participação na fase de grupos no dia 26, diante do Panamá. Todos os jogos da primeira fase serão disputados no Estádio Snapdragon, em San Diego, na Califórnia. As partidas serão transmitidas no Brasil pela ESPN (os horários ainda serão divulgados pela emissora).

Veja as 23 convocadas do Brasil para a Copa Ouro

Goleiras
Letícia – Corinthians
Luciana – Ferroviária
Amanda – Fluminense

Zagueiras
Rafaelle – Orlando Pride
Lauren – Kansas City
Antonia – Levante UD
arciane – Corinthians
Thaís Ferreira – Tenerife

Laterais
Yasmim – Corinthians
Bia Menezes – São Paulo

Meio-campistas
Ary Borges – Racing Louisville
Aline Milene – São Paulo
Duda Sampaio – Corinthians
Julia Bianchi – Chicago Red Stars
Vitória Yaya – Corinthians

Atacantes
Duda Santos – Ferroviária
Adriana – Orlando Pride
Geyse – Manchester United
Bia Zaneratto – Kansas City
Debinha – Kansas City
Gabi Nunes – Levante UD
Gabi Portilho – Corinthians
Aline Gomes – Ferroviária

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *