De olho no Mundial, Brasil busca 10º título no Sul-Americano feminino Sub-20

Sob comando de Rosana Augusto, seleção brasileira estreia contra o Chile nesta sexta-feira
Seleção Brasileira Sub-20 em 2024. Foto: Staff Images/CBF

Foto: Staff Images/CBF

Chegou a vez de a seleção brasileira sub-20 tentar manter a hegemonia no Campeonato Sul-Americano feminino da categoria. A estreia é contra o Chile nesta sexta-feira, às 20h30, no Estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil, no Equador, com transmissão do SporTV. A técnica Rosana Augusto comandará sua primeira partida à frente da equipe em torneios oficiais com a missão de conduzir as brasileiras ao décimo título do torneio, ou seja, de manter o país como o único campeão.

Mas o objetivo vai além: o torneio continental também vale quatro vagas para a Copa do Mundo da categoria, que será disputada na Colômbia, entre 31 de agosto e 22 de setembro – essa o Brasil nunca conquistou. Em 2022, sob o comando de Jonas Urias, a seleção sub-20 chegou ao terceiro lugar, repetindo a melhor campanha que o Brasil já havia feito no torneio (em 2006) e voltando ao pódio após 16 anos.

A última vez que o Brasil enfrentou o adversário da estreia foi pela Liga de Desenvolvimento Sub-19 de 2023. As brasileiras venceram as chilenas por 3 a 2, mas a equipe estava sob comando de Simone Jatobá. Após a estreia contra o Chile, o Brasil encara a Bolívia, no domingo (14). Na sequência enfrenta a Venezuela, no dia 18, e a Colômbia, dia 20, para encerrar a primeira fase. Todas as partidas começam às 20h30, no Estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil, no Equador. Essas são as adversárias do Grupo B. Já o Grupo A tem Equador, Uruguai, Argentina, Paraguai e Peru.

Experientes da nova geração

Dá pra dizer que uma seleção sub-20 tem jogadoras experientes? Considerando o recorte da categoria, Gi Fernandes prova que sim, é possível. Aos 19 anos, a meia disputará pela segunda vez o Sul-Americano da categoria e tentará usar a experiência de quando foi campeã do campeonato em 2022, aos 17 anos, para se consolidar como uma das lideranças da equipe. “No meu primeiro Sul-Americano, senti a emoção de estar vestindo a amarelinha no meu primeiro campeonato oficial com a seleção. Agora, com certeza, vão vir novas emoções e eu estarei mais preparada”, avalia.

Campeã em 2022, Gi Fernandes disputará o sul-americano sub-20 pela segunda vez |
Foto: Staff Images/CBF

De dois anos pra cá, Gi Fernandes estreou no time profissional do Santos e se tornou uma jogadora importante do time na última temporada, em que atuou em 26 partidas, sendo 24 delas como titular, além de ter marcado três gols e dado uma assistência. O desempenhou chamou atenção do principal time do país e ela se transferiu das Sereias da Vila para o Corinthians no início deste ano.

Já Grazy, zagueira da Ferroviária, e Lara, volante que atua nos Estados Unidos, estão próximas da estreia no Sul-Americano Sub-20, mas carregam a experiência de terem sido campeãs do campeonato continental na categoria abaixo, em 2022. “É uma experiência muito boa continuar nesse ciclo da Sub-17 para  a Sub-20. Traz muito aprendizado. O primeiro título foi um campeonato difícil, a nossa final contra a Colômbia foi um jogo complicado. A gente tinha a vantagem do empate, mas, mesmo assim, foi um jogo de muita pressão. A Colômbia é um time muito qualificado, mas vencemos por um a zero”, lembra Lara.

Apesar de a seleção ter jovens com alguma experiência de seleção, é claro que o elenco também conta com as estreantes no campeonato, como a meia Marzia, que foi campeã brasileira sub-20 no ano passado com o Internacional. “Estou muito feliz, sempre foi um sonho poder jogar o Sul-Americano. Eu assistia às outras gerações na TV e sempre pensava: ‘nossa, um dia eu quero estar lá jogando, usando a camisa do Brasil’. A expectativa é a melhor possível, a gente vem trabalhando há meses. Estamos muito preparadas para a competição e queremos manter a sequência de vitórias e sermos campeãs novamente”, comentou a jogadora.

Preparação brasileira sob comando de Rosana

Rosana Augusto assumiu a seleção sub-20 em setembro de 2023 | Foto: Staff Images/CBF

Antes de embarcar para Guayaquil, Rosana Augusto convocou 27 jogadoras para oito dias de preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), com avaliações físicas, treinos na academia e no campo, além de palestras. No fim desse período, a treinadora fechou a lista das 22 atletas inscritas no Sul-Americano.

As convocadas do Brasil pro Sul-Americano Sub-20:

Goleiras
Mari – Internacional
Rillary – Corinthians

Defensoras
Guta – UCF Soccer (EUA)
Ana Bea – São Paulo
Rebeca – Cruzeiro
Duda Cordeiro – Corinthians
Letícia – Flamengo
Grazy – Ferroviária

Meio-campistas
Gi Fernandes – Corinthians
Guimarães – Botafogo
Pâmela- Ferroviária
Marzia – Internacional
Ana Luiza – Ferroviária
Lara – IMG Academy (EUA)
Carol Firmino – Fluminense
Amaral – São Paulo

Atacantes
Pyetra – Grêmio
Ana Flávia – São Paulo
Milena – São Paulo
Giovana Canali – FC Prime (EUA)
Gisele – Grêmio
Vendito – Ferroviária

Datas e local da 10ª edição do torneio

O Sul-Americano Sub-20 de 2024 ocorre entre 11 de abril a 5 de maio, em Guayaquil, no Equador. Esta é a segunda vez que o país sedia o torneio. A primeira vez foi em 2018.

Formato de disputa

As seleções participantes estão divididas em dois grupos de cinco equipes cada. Na primeira fase, todos do mesmo grupo se enfrentam em turno único e os três melhores de cada chave avançarão para o hexagonal final. Na segunda fase, as equipes classificadas voltam a jogar todas contra todas em turno único. A seleção que terminar com mais pontos no hexagonal final será a campeã. Os quatro melhores desta fase se classificarão para a Copa do Mundo Sub-20 de 2024.

Grupo A: Equador, Uruguai, Argentina, Paraguai e Peru.
Grupo B: Brasil, Colômbia, Venezuela, Chile e Bolívia.

Sobre o Sul-Americano Sub-20

O Sul-Americano Feminino Sub-20 é disputado desde 2004 a cada dois anos, mas o torneio teve a data alterada por duas vezes. A sétima edição foi disputada em 2015, em vez de 2016, e o campeonato que seria realizado em 2020 foi cancelado por causa da pandemia de covid-19. Outra curiosidade é que, inicialmente, a intenção era que o torneio tivesse começado em 2002, em Córdoba, mas a Argentina e, depois, a Colômbia desistiram de disputá-lo. Assim, Brasil e Peru se enfrentaram para decidir quem ficaria com a vaga para o Mundial. A seleção brasileira venceu por 6 a 0 tanto o jogo disputado em Lima quanto em Cuiabá, conquistando a vaga pelo placar agregado de 12 a 0.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *