Futebol feminino: confira o vai e vem do mercado em 2024

* A matéria conta com atualizações constantes sobre as contratações mais recentes dos clubes (última atualização em 23/1).

Os clubes do Brasil estão se movimentando para fortalecer os elencos para a temporada 2024. Renovando contratos ou trazendo novas peças, o mercado do futebol feminino está agitado! Acompanhe aqui as novidades e baixas dos principais clubes brasileiros.

BAHIA

Rebaixado para a Série A2 em 2023, o clube anunciou a contratação da técnica Lindsay Camila, de 41 anos, para buscar o acesso à elite do futebol brasileiro feminino nesta temporada, em que disputa a Série A2 do Campeonato Brasileiro. A primeira treinadora a ganhar a Libertadores Feminina (em 2021, com a Ferroviária) assinou contrato de um ano para comandar as Mulheres de Aço, após a saída de Igor Moreno. Lindsay trabalhou no Atlético Mineiro nas últimas três temporadas e, mais recentemente, atuou como auxiliar técnica das seleções brasileiras feminina sub-15 e sub-17.

O Bahia anunciou a renovação de contrato de 14 atletas para 2024. A lista conta com a goleira Lorrana, destaque da campanha que rendeu o título do Baianão, a zagueira e capitã Aila, as zagueiras Tchula e Ariely, as laterais Dan e Mila Santos, e as meio-campistas Ellen, Lane, Suelen, Kaiuska, Vilma, JulianaAry e Miúda.

Contratações: a meia uruguaia Angela Gomes, de 21 anos (ex-Nacional-URU), a volante Jaqueline, de 26 (ex-Fortaleza), e as atacantes Letícia, de 22 (America-MG) e Kamile, 21 (ex-Corinthians) assinaram contrato de um ano com o Esquadrão.

O elenco baiano se reapresentou no CT Evaristo de Macedo em 15 de janeiro.

BOTAFOGO

De volta à primeira divisão do Brasileiro, as Gloriosas terão um novo e experiente comandante em 2024. Com a dispensa do treinador Gláucio Carvalho, Jorge Barcelos assume o clube do Rio de Janeiro, que foi vice-campeão carioca e da Copinha em 2023. Jorge teve passagem marcante pela Seleção Brasileira (campeão Pan-Americano e vice-campeão mundial em 2007 e vice-campeão olímpico em 2008) e pelo Avaí/Kindermann (finalista do Brasileirão Feminino em 2020).

As Gloriosas se reapresentaram em 9 de janeiro com novidades: a lateral-direita Bárbara Mello (ex-Atlético-MG), a meia Luciana Gómez (da seleção do Uruguai e que também estava no Galo), a atacante Gabi Itacaré, de 28 anos (ex-Daejon Sportstoto-Coreia do Sul), a meia Jordana, de 23 (ex-Bahia), a lateral esquerda Giselinha, de 25 (ex-3B da Amazônia), a atacante Nath Fabem, de 33 (ex-Bahia), goleira Michelle, de 34 anos (ex-São Paulo), a zagueira argentina Florencia, de 30 (ex-Racing), a zagueira Silvana, de 25 (ex-Fortaleza) e a atacante Pâmela, de 34 (ex-Cruzeiro). Além dos muitos reforços, a meia Duda Basilio e a zagueira Raiani Cruz, ambas de 20 anos, foram promovidas da base para a equipe adulta do alvinegro.

CORINTHIANS

Vencedor de tudo em 2023 (Supercopa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Paulista), a equipe do Parque São Jorge manteve a hegemonia na modalidade, mas no próximo ano deverá enfrentar um grande desafio com a saída do técnico multicampeão Arthur Elias, que comandou o clube por oito temporadas e elevou o patamar do time no cenário do futebol feminino nacional e internacional.

+ Corinthians é campeão paulista sobre São Paulo e fecha ano com 4 títulos

A principal mudança do Corinthians para 2024 é a chegada de Lucas Piccinato, de 33 anos, que irá assumir o Corinthians nos próximos desafios. O treinador tem passagens pelo Centro Olímpico, São Paulo e Internacional, seu último clube, pelo qual conquistou recentemente o Campeonato Gaúcho e realizou uma campanha de destaque na Libertadores Feminina.

“Estou muito feliz de chegar ao Corinthians. De fora sempre víamos uma equipe que tem sido referência na modalidade e é um prazer vestir essa camisa”, disse o técnico, após a contratação.

O Corinthians retorna aos trabalhos nos primeiros dias de janeiro. A primeira competição das Brabas em 2024 será a Supercopa Feminina, de 11 a 18 de fevereiro.

Entre os nomes que permaneceram no elenco estão: Tamires, Gabi Zanotti e Erika até o fim de 2025. Além delas, seguiram no Timão as goleiras Lelê e Kemelli, a lateral direita Paulinha, a meio-campista Gabi Morais e a atacante Gabi Portilho. Dessas, as duas últimas tiveram seus vínculos renovados até o próximo ano e as demais até o fim de 2025. Ainda durante 2023, Vic Albuquerque, Jaqueline e Mariza também estenderam seus vínculos.

Baixas: Giovana Campiolo e Andressa (zagueiras), Katiuscia (lateral direita), Luana Bertolucci (meio-campista) e Diany (volante).

Reforços: atacante Eudimilla, de 22 anos (ex-Ferroviária), meia Yaya, de 21, e lateral direita Gi Fernandes, de 19, (ambas ex-Santos), zagueira Daniela Arias, de 29 (ex-América de Cali que disputou a última Copa do Mundo com a seleção da Colômbia), goleira Nicole Ramos, de 23 (ex-Atlético-MG) e a lateral direita Letícia Santos, de 29 anos (ex-Frankfurt, da Alemanha, e da seleção brasileira).

CRUZEIRO

A equipe de Minas foi muito bem nesta temporada: chegou nas quartas de final do Brasileiro pela primeira vez, conquistou o Campeonato Mineiro diante do rival Atlético-MG e marcou presença inédita na Brasil Ladies Cup. A principal aposta do clube feita ainda em 2023 para aumentar o protagonismo na temporada seguinte foi a contratação do técnico Jonas Urias, após sua saída do comando da seleção brasileira sub-20.

Contratações: goleira Camila Rodrigues (ex-Santos) assinou com as Cabulosas até 2026, goleira Jully, a zagueira Daiana, a meio-campista Limpia Fretes e as atacantes Luana Índia e Fabi Sandoval.

Renovações: Camila Ambrózio, Camila Arrieta, Rafa Andrade, Vanessinha, Mari Pires, Maii Maii, Byanca Brasil, Vitória Calhau, Marília, Tipa, Isa Fernandes, Luaninha, Taty Amaro, Clara, Luana, Nine e Carol Soares.

De saída: Anna Luiza, Carol Baiana, Janaína, Larissa Vasconcelos, Pâmela, Rita Bove e Sara Piveta.

FERROVIÁRIA

A equipe de Araraquara, finalista do Brasileirão Feminino e campeã da Copa Paulista, foi a que mais anunciou reforços e dispensas assim que a temporada de 2023 chegou ao fim. Afinal, a equipe de Araraquara disputará pela primeira vez a Supercopa do Brasil e voltará à Libertadores da América em 2024, além do Brasileirão e Paulistão Feminino.

Os reforços anunciados são: goleira Raíssa, de 32 anos, e lateral esquerda Katielle, 26, (defenderam o Atlético-MG nas duas últimas temporadas), zagueira Rafa Soares, de 23 anos (estava no Real Brasília desde 2020), zagueira Andressa, de 24 anos, e a lateral direita Katiuscia, 29, (estavam no Corinthians e fecharam contratos até 2025), a volante Cris, de 22, (ex-Flamengo) as meias Micaelly, 23 (ex-São Paulo) e Duda Santos, 27 (ex-Palmeiras), e as atacantes Dioneide Neném, 29 (ex-Atlético-MG) e Júlia Beatriz (jovem atleta de 22 anos que, após quatro temporadas no Red Bull Bragantino, assinou até 2026 com a equipe de Araraquara), e a também atacante Dos Santos (ex-Avaí/Kindermann).

Renovações, está a atacante Mylena Carioca, de 24 anos, que defende a camisa grená desde 2022 e segue no clube até 2025. Nesta temporada, ela foi vice-campeã brasileira e campeã da Copa Paulista. Luana, zagueira e uma das atletas com maior tempo de casa, seguirá na Ferrinha até 2025. O time de Araraquara também renovou com as laterais-direita Daiane e Moniquinha, meia Amanda Brunner e volante Raquel. Outra importante renovação foi a da atacante Aline Gomes até o fim da temporada.

Entre as baixas, estão 13 atletas: as goleiras Karen e Yanne, as zagueiras Yasmin, Day Silva e Géssica, as meias Karina, Ingryd e Suzane e as atacantes Victória Liss, Eudimilla, Laryh, Guarecuco e Cuesta.

FLAMENGO

Na linha do que tem feito nos últimos dois anos, o Flamengo voltou a investir em reforços de peso para o time feminino para 2024. A contratação da centroavante Cristiane foi a que mais mexeu com o mercado brasileiro e pode ser uma ótima chance de o clube melhorar o engajamento com a torcida e as estruturas de jogo oferecidas ao time feminino para mudar de patamar.

Além da artilheira que ainda brigará por uma vaga para representar a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Rubro-Negro anunciou as chegadas das atacantes Gláucia e Naná (ex-atletas do São Paulo) e da Fabi Simões, que também reforça o setor ofensivo do time carioca. Entre as novidades do Flamengo, também estão: a goleira Gabi Barbieri e a meia Djeni (ex-jogadoras do Internacional), a também goleira Bibi e a zagueira Sorriso (ex-Palmeiras).

Saídas: Bárbara, Cris, Nath Pitbull.

FLUMINENSE

Vice-campeão do Brasileiro Feminino A2 em 2023, o tricolor carioca anunciou a contratação de algumas atletas para disputar a elite do campeonato nacional neste ano sob comando de Hoffmann Túlio. São elas: a atacante Mileninha, de 20 anos, considerada uma das principais promessas das categorias de base do Internacional, as zagueiras Bruna Cotrim, de 27 anos (ex-Atlético-MG), e Yasmin Cosmann, 22 (ex-Ferroviária), a atacante Carla Nunes (ex-Internacional), meia Camila Oliveira, de 33 (ex-Botafogo), goleira Leticia Bussato, de 29 (ex-América-MG), atacante Verônica Martins, de 27 (ex-Athletico-PR e Vllaznia Shkoder, da Albânia), meia Camila Pini (ex-Athletico-PR), atacante Naiane, de 28 (ex-Real Ariquemes), meia/lateral Karina Silva, de 26 (ex-Ferroviária), goleira Dani Soares, de 29 (ex-Ceará e Uberlândia), atacante Kamilla Sotero, de 29 (ex-Botafogo) e lateral Sorriso, de 29 (ex-Bahia).

O Fluminense também renovou com as atacantes Lurdinha, Annaysa e Geovana Alves, a volante Claudinha, as zagueiras Flavia Gil e Gislaine, a lateral Nath Branco, a meia Carol e a goleira Amanda Coimbra.

GRÊMIO

Uma das maiores conquistas do tricolor gaúcho foi a permanência da goleira Lorena até 2025. A arqueira soma passagens pelas categorias de base e chegou a ser a goleira principal da Seleção Brasileira até romper o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho, em março de 2023. Lorena foi campeã sul-americana sub-20 e campeã da Copa América 2022 junto da equipe canarinho. As atuações na competição sul-americana com a Seleção principal lhe renderam a marca de primeira goleira não sofrer nenhum gol, assim como o prêmio de melhor arqueira do campeonato.

“Estou muito feliz por ter renovado meu contrato por mais dois anos neste grande clube. Estou aqui desde 2019 e me sinto em casa. Não vejo a hora de me recuperar e conquistar mais títulos com a camisa do Grêmio”, destacou a goleira.

Outra atleta importante que seguirá na equipe gaúcha até o fim de 2024 é a meio-campista Rafa Levis, de 21 anos. Pela equipe principal do Grêmio, Rafa já soma 63 jogos e 13 gols marcados. No currículo, ela tem convocações seguidas para a Seleção Brasileira Sub-20 – em uma delas, ajudou o país a alcançar o terceiro lugar no Mundial.  Em 2021, a atleta foi uma das revelações no Campeonato Brasileiro, após subir, na época, da equipe sub-18 do Grêmio ao profissional.

Da base para o profissional, a atacante Júlia Martins, formada na Escola do Grêmio, assinou contrato com o clube até 2026. A atleta possui convocações para a Seleção Brasileira Sub-17.

Mas o time também teve baixas importantes. A saída mais sentida é a da jovem zagueira Pati Maldaner, formada no clube e com passagens pelas seleções brasileiras de base. Também deixam o Tricolor gaúcho: as zagueiras Thamyris e Thaiane, a lateral Laís Giacomel, as meias Duda Pedra, Lari Sanchez e Karla Alves e as atacantes Duda Santin, Emmily Karla e Gabizinha. 

Após ter dispensado o técnico Marcelo Frigério, o Tchelo, em dezembro de 2023, o Grêmio anunciou que Thaissan Passos é a nova treinadora para 2024. Ela comandou o Corinthians sub-17 e sub-20 nas últimas duas temporadas.

O time também encaminhou as contratações das atacantes Ludmila, de 32 anos, e Luana Spindler, e da meio-campista venezuelana Dayana, de 22 (as três estavam no Atlético-MG), da meia Rita Bove, de 33 (ex-Cruzeiro-MG), e da meia paraguaia Natalia Barros, de 28 (ex-Cerro-Porteño-PAR), das zagueiras Tayla, de 31 (ex-Santos-SP), e Sassá, de 20 (ex-Palmeiras), e da goleira Sol, de 25 (ex-Fluminense).

As Gurias Gremistas se reapresentam em 23 de janeiro.

INTERNACIONAL

(Foto: Luís Pacca)

Campeão gaúcho e da Brasil Ladies Cup, o Internacional aumentou o orçamento do futebol feminino para 2024, previsto em pouco mais de R$9,5 milhões (em 2023, foi de R$ 7,7 milhões). A decisão foi aprovada em sessão do Conselho Deliberativo do clube em 18 de dezembro.

Mas o Inter perdeu o técnico Lucas Piccinato (contratado pelo Corinthians) e apostou no Breno Basso, de 38 anos, que estava no comando do Athletico Paranaense para substituí-lo.

Renovações de peso
Nas negociações para compor o elenco de 2024, o Colorado dedicou esforços especiais para manter dois destaques do time na última temporada. A atacante Priscila, de 19 anos que estreou com a Seleção Brasileira principal, teve contrato renovado com novos valores por mais três temporadas. O outro nome é o da atacante uruguaia Belén Aquino, de 21 anos, que assinou com as Gurias Coloradas até dezembro de 2026 após uma disputa ferrenha com o Corinthians pela sua contratação.

Contratações
O Colorado anunciou a contratação da lateral esquerda Katrine, 25 anos, que retorna ao Inter após cinco anos, assinando contrato até dezembro de 2025. Também estão de chegada na equipe a meia atacante Bia, de 22 (ex-Mixto-MT) e a atacante chilena Yenny Acuña, de 26 (ex-Bahia), além da goleira Tainá Gondim, de 20, que subiu da base.

De saída
O Inter anunciou também algumas jogadas que encerraram os vínculos com o clube. Uma delas é a saída da atacante Mileninha, de 20 anos, após quatro temporadas no clube gaúcho. “Mudanças fazem parte do futebol e da vida e, a partir de hoje, sigo em uma nova jornada, com novos desafios. Me despeço deste clube gigante com muita gratidão e com a certeza de que, dentro e fora de campo, dei o máximo para honrar o escudo do Inter”, escreveu a atleta, em sua rede social. O novo destino de Mileninha ainda não foi divulgado.

A goleira Gabi Barbieri também se despediu do Internacional, clube que defendia desde 2020. “Eu nunca me esquecerei dos dias que passei, contigo INTER! Obrigada por tudo e até breve!”, escreveu em seu Instagram. As outras baixas são a meia Djeni, a atacante Carla Nunes, e a meia Fany Gauto e a atacante Fabiola Sandoval, ambas paraguaias.

PALMEIRAS

Após a goleada histórica de 8×0 imposta pelo Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista, o Palmeiras demitiu o treinador Ricardo Belli, que estava em sua segunda passagem pelo clube e conquistou a Libertadores e o Paulistão em 2022.

A principal contratação anunciada ainda no fim de 2023 foi a da treinadora Camilla Orlando, de 39 anos. Ela já colecionou títulos com a base do Internacional em 2019, foi campeã do Brasileirão Feminino A2 em 2021 e aceitou a proposta da Seleção Feminina dos Emirados Árabes Unidos em 2022, permanecendo no país por um ano. Em 2023, ela retornou ao Brasil para assumir o Real Brasília e conquistou a taça do Candangão Feminino.

“Estou feliz demais com a oportunidade de fazer parte desse clube. Tenho grandes expectativas para o projeto, com muito trabalho e dedicação para que possamos construir uma equipe forte tanto tecnicamente quanto taticamente, mas, também, com foco na questão mental e física, que são essenciais”, disse Camilla. “É um time gigante, com uma torcida enorme e que apoia e acredita no futebol feminino. Terei a oportunidade de comandar e desenvolver atletas de altíssimo nível”, completou a nova comandante das Palestrinas.

Não foi apenas na comissão técnica que o Palmeiras promoveu mudanças. O time fez uma reformulação no elenco, que se reapresentou em 14 de janeiro. Poucas atletas permaneceram na equipe, que anunciou muitos reforços, com nomes de peso para brigar por títulos em 2024.

De saída: as goleira Alicia Bobadilla, as zagueiras Sorriso e Sassá, a lateral Katrine e as meio-campistas Duda Santos, Camilinha, Bárbara Timbó e Rosa Miño.

A grande perda do Palmeiras foi a atacante Bia Zaneratto. Após um período longo de tentativa para estender o contrato com a atacante da seleção brasileira, o Alviverde perdeu a negociação pela Imperatriz, que foi anunciada no Kansas City Current, dos Estados Unidos, mesmo clube das companheiras de seleção Lauren e Debinha.

Em compensação, o Palmeiras contará com o maior patrocínio master da América do Sul no futebol feminino. O clube anunciou o acordo fechado com a casa de apostas “Esportes da Sorte”, que pagará aproximadamente de R$ 20 milhões por ano ao Verdão, com contrato até dezembro de 2024.

As contratações do Palmeiras para 2024 são: a meia Ingryd Lima, de 26 anos (ex-Ferroviária), a volante Diany Martins, de 34 anos (ex-Corinthians), a meia Brena Carolina, de 27 (ex-Santos), atacante Tainá Maranhão, de 19 e com passagens pelas categorias de base da Seleção (ex-Santos), lateral direita Fê Palermo, de 27 (ex-São Paulo) e a volante Isadora Amaral, de 24 (ex-Red Bull Bragantino), a zagueira Pati Maldaner, 20 (ex-Grêmio), a atacante Victória Liss, 23 (ex-Ferroviária).

Entre as renovações estão: as zagueiras Flávia Mota e Poliana, a lateral direita Bruna Calderan e a lateral esquerda Juliete. Além disso, a goleira Kate Tapia e a meia Andressinha começam o ano como desfalques por estarem se recuperndo de cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho. A goleira Natascha, a atacante Chú Santos e a meia Juliana também terminaram 2023 lesionadas.

SANTOS

Com o rebaixamento do time masculino para a Série B, o Santos reduziu o orçamento anual e precisou fazer reajustes em todas as categorias, inclusive no time feminino, que sofreu uma grande reformulação e perdeu seus principais nomes, como a centroavante Cristiane e a goleira Camila Rodrigues, mesmo sendo a temporada em que as Sereias da Vila voltarão a disputar a Libertadores, competição que não jogam desde 2018, além do Brasileiro e do Paulista.

As Sereias da Vila sofreram uma baixa importante no gol: Camila Rodrigues (goleira titular do time e que foi convocada para a Copa do Mundo Feminina) deixou a Baixada para defender a meta do Cruzeiro após a recuperação da cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior (LCA), que a atleta rompeu em 8 de dezembro, atuando pela Brasil Ladies Cup. A recuperação nesses casos é em torno de 10 meses.

As goleiras Jully, que foi contratada em 2023 e somou apenas seis jogos pela equipe, e Anna Beatriz, de 22 anos, também se despediram. Para recompor o gol, o Santos contratou Karen Hipólito, arqueira reserva da Ferroviária em 2023.

Outras baixas importantes no semifinalista do Paulistão são a saída da volante e capitã Brena (que estava no clube desde 2017), da meio-campista Yayá (que chegou em 2023) e das laterais Gi Fernandes (desde 2018) e Bia Menezes (desde 2020), além da centroavante norte-americana Jourdan Ziff (que foi reserva imediata de Cristiane nesta temporada), e das atacantes Fabi Simões e Tainá Maranhão. A principal perda, porém, é a de Cristiane, que deixa o time após quatro anos para defender o Flamengo em 2024.

Contratações: As Sereias da Vila começaram 2024 com coordenadora nova: Thais Picarte, ex-goleira do Santos e da seleção. No elenco, as novidades são: meio-campista Suzane Pires, goleiras Karen Hipólito e Kelly Chiavaro, meia Larissa Vasconcelos, atacantes Carol Baiana e Carol Lara e lateral e ponta direita Nicole Charcopa. O clube ainda tem a expectativa de anunciar as chegadas da zagueira argentina Aldana Narváez e da lateral esquerda Dani Silva.

Renovações: zagueiras Reina Bonta e Camila Martins, das meio-campistas Ana Carla e Thaisinha, até o fim de 2024 e da atacante Ketlen até o fim de 2025.

SÃO PAULO

Finalista do Paulista e semifinalista do Brasileiro, o clube do Morumbi renovou contrato com as zagueiras Ana Alice e Mimi, a goleira Carla, as atacantes Ariel e Mariana Santos, e as laterais-direita Letícia Alves e Ravena, a volante Robinha, a jovem atacante Isa (as sete até o fim de 2024), além das meias Aline Milene e Vivian, e a atacante Dudinha (até 2025),

Entre as baixas, estão nomes importantes: a meia-atacante Micaelly (que estava no clube desde 2019), a atacante Gláucia (que chegou ao tricolor em 2020), a lateral esquerda Dani (no elenco desde 2020), a atacante Naná (no time desde 2021), a zagueira Pardal (que defendeu a equipe por duas temporadas), a lateral direita Fê Palermo (após dois anos no São Paulo), e a goleira Michelle.

Muito identificada com o São Paulo, Glaucia se despediu dos torcedores em seu Instagram: “É com lágrimas nos olhos que me despeço de vocês. Foram 4 anos de muita entrega ,dedicação e muitos gols Tivemos muitos momentos bons e de muita alegria, mas os momentos ruins vocês estavam comigo me dando força para enfrentar cada um deles”

O Tricolor soma sete contratações: a goleira Anna Bia, de 23 anos (ex-Santos), a zagueira e lateral esquerda Jéssica Soares, de 32 (ex-Ferroviária), a zagueira Kaká, de 24 (ex-Santos), a lateral esquerda Bia Menezes, de 26 (ex-Santos), a meia Camilinha, de 28 (ex-Palmeiras) e as atacantes Laryh, de 36 anos (ex-Ferroviária) e Day Silva, de 23 (ex-Taubaté).

REAL BRASÍLIA

A equipe campeã do Campeonato Candango perdeu a treinadora Camilla Orlando (que assumiu o Palmeiras em 2024).

Renovações: atacante Lady Andrade e da atacante Lorena Bedoya, ambas colombianas.

Contratações: atacante Dandara Moraes, de 27 anos (ex-São José), ponta esquerda Keké, de 27 (ex-Minas Brasília) e da volante Tefinha, de 26 (ex-São José).

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *