Copa Ouro: Brasil goleia Panamá com tranquilidade e termina como 1º do grupo

Geyse marca na Copa Ouro / Foto: Concacaf

Foto: Concacaf

Já classificado para as quartas de final da Copa Ouro, o Brasil confirmou o favoritismo sobre o Panamá com uma goleada por 5 a 0 na madrugada desta quarta-feira (28), pela terceira rodada. Com 100% de aproveitamento, a seleção brasileira encerrou a fase de grupos na primeira colocação do Grupo B e está na briga pela melhor campanha geral da competição com o Canadá, que enfrenta a Costa Rica, às 20h desta quarta-feira, pelo Grupo C.

Por mais que o adversário fosse vulnerável, o Brasil começou o jogo com alta intensidade, apresentou muita movimentação e colocou em prática a estratégia do técnico Arthur Elias de atacar com seis jogadoras no terço final do campo, assim como nos primeiros jogos. A diferença é que a imposição no campo de ataque, desta vez, foi revertida em três gols em apenas 22 minutos de jogo, com Geyse, Bia Menezes e Rafaelle. No segundo tempo, Debinha e Geyse (de novo) completaram o placar. 

Contra o Panamá, Arthur optou por rodar o time em um 3-4-3. Gabi Barbieri foi a titular no gol. Thais Ferreira compôs a linha de três zagueiras, com Lauren e Rafaelle. A jovem Aline Gomes foi a campo como ala pela direita, enquanto Bia Menezes ganhou mais uma chance, desta vez, como ala pela esquerda. Julia Bianchi, que estreou no torneio como lateral direita, compôs o meio campo com Ary Borges. As atacantes Bia Zaneratto, Geyse e Debinha completaram a escalação inicial.

Como o próprio Arthur Elias comentou na coletiva de imprensa pós-jogo, apenas a terceira goleira da seleção brasileira não ganhou minutos em campo após os três primeiros jogos da Copa Ouro. O treinador reconheceu que faltou eficiência para o Brasil construir um placar mais elástico no jogo contra Porto Rico, mas se disse satisfeito pela crescente da seleção ao longo da competição e por encerrar a primeira fase vendo a equipe melhorar o seu aproveitamento. 

Foto: Concacaf

O jogo

O Brasil começou a partida se impondo no campo de ataque, repetindo a marcação alta que funcionou bem no confronto contra a Colômbia e abriu o placar logo aos 3 minutos. O lance começou com o Panamá afastando mal uma bola em que as atacantes brasileiras estavam pressionando na marcação. Geyse aproveitou a sobra para marcar um golaço da entrada da área. A atacante dominou no peito e acertou um lindo chute no canto direito da goleira Bailey.

Seis minutos depois, Bia Zaneratto cruzou na área na direção de Bia Menezes, que cabeceou livre na segunda trave para marcar o primeiro gol dela com a seleção. O domínio do Brasil era total. Aos 22, o terceiro gol se originou de um escanteio, cobrado por Debinha. Rafaelle cabeceou sem marcação e ampliou a vantagem para 3 a 0. Depois a equipe brasileira tirou o pé do acelerador e administrou bem a vitória até o fim do primeiro tempo. 

Arthur Elias promoveu três substituições na volta do intervalo. Colocou Antônia, Vitória Yaya e Gabi Nunes nos lugares de Rafaelle, Ary Borges e Bia Zaneratto. Com apenas 5 minutos do segundo tempo, Debinha ampliou a vantagem. Julia Bianchi fez uma jogada de linha de fundo pela direita e chutou cruzado ao gol, a bola foi desviada por Wendy Natis e sobrou no meio da área pra Debinha, que bateu de primeira pro fundo da rede. 

O Brasil anulou qualquer chance de reação do Panamá, marcando bem a estrela da seleção panamenha Marta Cox, que é também a principal responsável pela criação ofensiva da equipe. Adriana entrou em campo ao longo do segundo tempo na vaga de Aline Gomes. E Geyse, que fez uma ótima partida na chance que teve como titular, fechou a conta com mais um gol aos 28 minutos do segundo tempo, após confusão na área.

Gabi Nunes e Debinha ainda tiveram a chance de ampliar a goleada, mas o resultado do reencontro entre Brasil e Panamá terminou 5 a 0. A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi na Copa do Mundo de 2023, em que a equipe então dirigida por Pia Sundhage ganhou por 4 a 0, com três gols de Ary Borges e um de Bia Zaneratto.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *