Brasil abre 1 a 0 no início e vence Colômbia com autoridade

A seleção brasileira entrou em campo pela segunda vez na Copa Ouro e conseguiu uma vitória importante. Com gol de Duda Santos, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0 e garantiu a classificação para o mata-mata do torneio.

Com uma postura bastante agressiva sem bola, a seleção entrou em campo disposta a fazer as colombianas não respirarem na partida. Marcando alto, pressionando quem tinha a bola, o Brasil se impôs e conseguiu vencer as adversárias colombianas, que seriam o oponente mais difícil dessa primeira fase.

Se na primeira partida, o Brasil teve dificuldade de furar uma defesa mais bem postada, hoje, contra a Colômbia que saiu um pouco mais para o jogo, a seleção soube explorar espaços, marcar forte, roubar a bola ainda no campo de ataque e criar algumas oportunidades a partir disso. Um ponto a melhorar ainda é quando o Brasil tem a bola e vai sair jogando – muitas vezes apela excessivamente para a bola longa, e outras erra passes e sofre o contra-ataque. Além disso, o capricho na hora de terminar as jogadas no último terço também é importante para que a seleção finalize mais e leve mais perigo aos adversários.

Foto: Leandro Lopes/CBF

Com duas vitórias em dois jogos, a seleção garantiu a classificação para o mata-mata e agora enfrentará o Panamá para fechar a fase de grupos na próxima terça-feira às 00h15 com transmissão da ESPN.

O jogo

O Brasil começou voltando ao esquema com três zagueiras, dessa vez com Antonia centralizada, Tarciane pela direita e Rafaelle pela esquerda. Gabi Portilho e Yasmim foram as alas, Adriana e Bia Zaneratto jogavam por dentro, enquanto as Dudas (Sampaio e Santos) jogavam como volantes, dando suporte na saída de bola e apoiando o ataque.

Mas mais do que o sistema, o que funcionou bem nessa partida foi a postura do Brasil sem a bola. A seleção marcou alto o tempo todo e não deixou a Colômbia respirar. Foi assim, inclusive, que saiu o primeiro gol do Brasil, numa roubada de bola na saída errada das colombianas e com ótima inteligência da Gabi Nunes para girar e dar o passe para Duda Santos receber e abrir o placar.

Foto: Leandro Lopes/CBF

Do lado adversário, a jovem craque Linda Caicedo jogava aberta pela esquerda, e Tarciane a vigiou de perto, fazendo perseguições inclusive no campo de ataque para evitar que ela recebesse qualquer bola.

Na saída de jogo, o Brasil usou muito as bolas longas diretas da defesa para o ataque, mas foi mais intenso na marcação e não deixou as colombianas jogarem.

Na segunda etapa, a Colômbia cresceu com boas jogadas pelos lados, e a resposta do técnico Arthur Elias foi fazer modificações: Ary Borges entrou no lugar de Duda Santos, Geyse substituiu Adriana, e Debinha entrou na função de Bia Zaneratto.

Pouco tempo depois, em uma cobrança de falta, Yasmim colocou a bola na cabeça de Geyse que ampliou o marcador – mas o gol foi anulado por impedimento. Nunes teve duas boas chances em seguida, uma com a bola rolando, quando foi acionada em velocidade e, depois de driblar a goleira, finalizou mal, e outra em cobrança de escanteio, quando quase fez o 2 a 0.

Foto: Leandro Lopes/CBF

Já na reta final da partida, Arthur tirou Nunes e colocou Aline Millene, que passou a atuar no meio-campo, enquanto Geyse ou Gabi Portilho passaram a revezar numa posição mais centralizada. Depois, já nos últimos minuto, Duda Sampaio saiu para a entrada de Yayá.

O Brasil ainda viu as colombianas chegarem em velocidade em alguns lances, e passou a devolver a bola fácil para elas ao sair com chutão nos tiros de meta que Antônia cobrava.

Ainda assim, a seleção confirmou sua classificação para a semifinal da Copa Ouro com uma atuação segura, com muito comprometimento das jogadoras sem a bola, e com uma dose de confiança injetada para a reta final do torneio.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *