Tricampeão da Supercopa, Corinthians mantém hegemonia no futebol feminino

Corinthians campeão da Supercopa Feminina 2024 Foto: Staff Images / CBF

Foto: Staff Images/CBF

Na terceira edição da Supercopa Feminina, o Corinthians repetiu a campanha vitoriosa, permanecendo como o único campeão da competição. Desta vez, venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na final, disputada neste domingo (18), diante de 33.424 presentes na Neo Química Arena, em Itaquera, em São Paulo. Duda Sampaio foi a autora do gol que levou o primeiro título da temporada de 2024 ao Timão. 

Após encerrar um ciclo extremamente vitorioso sob comando de Arthur Elias no ano passado, o Corinthians continua sendo o time a ser batido no futebol feminino brasileiro, agora, com o treinador Lucas Piccinato. Na primeira decisão do calendário nacional, as Brabas do Timão propuseram o jogo desde o começo, tiveram a maior posse de bola no campo de ataque, empilharam oportunidades de gol e chegaram à vitória na cobrança de falta da Duda Sampaio. 

O Cruzeiro, por sua vez, se dedicou muito à marcação e apostou nos contra-ataques. Mas os dois melhores lances que chegaram a balançar as redes pelos pés de Byanca Brasil foram anulados. O primeiro foi logo aos 6 minutos de jogo. A goleira Taty Amaro saiu jogando com a zagueira Vitória Calhau, que fez um lançamento longo na direção de Marília, pela esquerda. A atacante avançou até a linha de fundo e tocou para a área na direção de Byanca Brasil. Após um bate rebate, a bola foi desviada para o fundo da rede. Mas a árbitra marcou impedimento bastante ajustado no início da jogada e o gol não valeu.

Ainda assim, o Cruzeiro conseguiu segurar o ímpeto corintiano no primeiro tempo com uma marcação bem encaixada no meio campo, formado por Maii Maii, Rafa Andrade e Paloma. Diante da dificuldade imposta na parte central do campo, o Corinthians investiu nas jogadas pelas laterais. Gabi Portilho, pela direita, foi o principal destaque do jogo e a protagonista das principais chances de gol. Mas, mesmo com 68% da posse de bola e 12 chutes ao gol, as donas da casa não conseguiram sair do 0 a 0 na primeira metade do jogo. 

Cenário que precisou de apenas dois minutos da volta do intervalo para mudar. O segundo tempo começou com a Jaque dando uma lambreta pra cima da Sandoval na linha de fundo do lado esquerdo do ataque corintiano. A sequência da jogada foi parada com falta. Duda Sampaio cobrou a meia altura e a bola passou no meio da barreira, surpreendendo a goleira Taty Amaro para a festa dos torcedores presentes em Itaquera. 

Duda Sampaio: gol do título do Corinthians na Supercopa Staff Images / CBF
Duda Sampaio marcou o gol do título do Corinthians na Supercopa | Foto: Staff Images/CBF

O Corinthians seguiu o embalo no ataque, mas também continuou desperdiçando chances claras de ampliar o placar. Aos 10 minutos, Gabi Portilho ficou cara a cara com a goleira em uma enfiada de bola que a encontrou em velocidade. A atacante do Corinthians deu uma cavadinha para encobrir a goleira, mas a bola bateu caprichosamente no travessão. No rebote, Jaque chutou pra fora.

Os dois treinadores fizeram substituições que deram mais fôlego às equipes. No Cruzeiro, a entrada da Gaby Soares deu qualidade de passe ao meio campo para tentar buscar o empate. No Corinthians, Victória Albuquerque entrou no lugar da Gabi Zanotti e quase marcou um golaço de bicicleta.

A partida já chegava aos 40 minutos do segundo tempo quando Byanca Brasil marcou o gol que empataria o jogo e levaria a decisão para os pênaltis. A atacante cruzeirense fez uma bela jogada individual dentro da área, mas a bola tocou no braço dela e o gol foi anulado em lance revisado pelo VAR. O susto virou alívio para a torcida da fiel, que voltou a lotar a arena corintiana em mais um título conquistado pelo time feminino.

CORINTHIANS
Kemelli; Belinha, Tarciane, Mariza e Yasmim; Juliana Ferreira (Vitória Yaya), Gabi Zanotti (Victória Albuquerque) e Duda Sampaio; Gabi Portilho (Eudimilla), Jaque Ribeiro (Fernandinha) e Millene (Jheniffer).
Técnico: Lucas Piccinato

CRUZEIRO
Taty Amaro; Limpia Fretes, Camila Ambrózio, Vitória Calhau e Ana Clara (Isa Fernandes); Paloma (Gaby Soares), Rafa Andrade (Rebeca) e Maii Maii (Mari Pires); Fabíola Sandoval (Fernanda Tipa), Byanca Brasil e Marília.
Técnico: Jonas Urias.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *