Supercopa 2024: quem pode ameaçar a hegemonia do Corinthians?

Veja o que esperar da primeira competição da temporada 2024 do futebol feminino no Brasil
Corinthians campeão da Supercopa do Brasil em 2023 / Foto: Adriano Fontes/CBF

Foto: Adriano Fontes/CBF

A versão feminina da Supercopa do Brasil chega à terceira edição com apenas um campeão: o Corinthians. Após levantar a taça de supercampeão sobre o Grêmio em 2022 e sobre o Flamengo em 2023, as Brabas do Timão continuam entre as principais candidatas ao título da primeira competição do ano, a partir de 9 de fevereiro. Para confirmar o favoritismo desta vez, porém, o Corinthians não contará mais com o técnico multicampeão Arthur Elias e o substituto Lucas Piccinato enfrentará adversários que se reforçaram muito bem para a temporada 2024.

Lucas Piccinato é um jovem treinador, de 33 anos, e experiências acumuladas no Centro Olímpico (2011-2017), São Paulo (2018-2022) e Internacional (2023). O último trabalho durou apenas quatro meses, mas foi tempo suficiente para despertar o interesse do Corinthians após a conquista do Campeonato Gaúcho e a bela campanha na Libertadores. O desafio de manter o Corinthians no topo das competições é árduo, mesmo tendo em mãos um dos elencos mais qualificados da América do Sul. 

Desafio maior pela perda de duas jogadoras importantes no meio de campo corintiano: Luana Bertolucci e Diany. Por outro lado, a equipe do Parque São Jorge manteve a base do elenco e ainda se reforçou com destaques do Brasileiro de 2023, como a atacante Eudimilla, de 22 anos (ex-Ferroviária), a meia Yaya, de 21, a lateral direita Gi Fernandes, de 19, (ambas ex-Santos) e a goleira Nicole Ramos, de 23 (ex-Atlético-MG). 

Não satisfeito, o clube que venceu todos os títulos que disputou no ano passado ainda repatriou a lateral direita da seleção brasileira Letícia Santos, de 29 anos (ex-Frankfurt, da Alemanha), e contratou a zagueira colombiana Daniela Arias, de 29 (ex-América de Cali que disputou a última Copa do Mundo) para 2024. Não vão faltar recursos nem potencial ao Piccinato para continuar o reinado vitorioso de Elias. Mas o nível de competitividade também promete ser alto. 

A Supercopa feminina começa em 9 de fevereiro, com oito clubes na disputa: Flamengo, Fluminense, Avaí/Kindermann, Cruzeiro, Real Brasília, Internacional, Corinthians e Ferroviária. As semifinais estão marcadas para 14 de fevereiro e a decisão para o dia 18. Os jogos são disputados em turno único e, em caso de empate, a classificação será definida em disputa de pênaltis.

Veja quem são os principais adversários na busca por quebrar a hegemonia corintiana.

Internacional: manteve as duas principais revelações de 2023

Nayra Halm Staff Images Woman CBF
Priscila, que chegou à seleção principal em 2023, teve contrato renovado com Inter por mais três anos

Quando o Internacional começou a engrenar em 2023, após campanha competitiva na estreia do time na Libertadores Feminina (em que terminou em quarto lugar) e com a conquista do Campeonato Gaúcho, a equipe perdeu o treinador Lucas Piccinato, que aceitou a proposta para assumir o Corinthians. O substituto para o comando das Gurias Coloradas foi Breno Basso, de 38 anos, que havia sido campeão paranaense com o Athletico-PR poucos dias antes de ser anunciado oficialmente pelo Inter, em 27 de novembro. Em menos de um mês, Basso liderou a equipe até o título da Ladies Cup após vencer o Santos na final.

O desfecho do ano se contrastou com o primeiro semestre. Após ter chegado à final do Brasileirão de 2022, as Gurias Coloradas perderam jogadoras importantes, como Duda Sampaio, e acabaram eliminadas nas quartas de final do Brasileiro de 2023 pela Ferroviária. Ainda assim, voltou a chamar atenção com duas jogadoras que se destacaram nacionalmente e passou a dedicar todos os esforços possíveis para segurá-las no clube. 

A atacante Priscila, de 19 anos, que estreou com a Seleção Brasileira principal, teve contrato renovado com novos valores por mais três temporadas. Já a atacante uruguaia Belén Aquino, de 21 anos, assinou com o Inter até dezembro de 2026 após uma disputa ferrenha com o Corinthians pela sua contratação.

Por outro lado, o time se despediu de dois xodós da torcida: a atacante Mileninha, de 20 anos, após quatro temporadas, e a goleira Gabi Barbieri, que defendia o clube desde 2020. As saídas não ficaram só nesses nomes, mas o Inter foi um dos times que ativou bem o mercado e chega forte para retomar o posto de protagonista em 2024. Resta saber se já começará pela Supercopa. 

Flamengo: elenco mais completo e liderado por Cristiane

Cristiane se apresenta no Flamengo Foto: Paula Reis/CRF

O Flamengo vinha aumentando o investimento em nomes de peso para o time feminino, mas neste ano está com a faca e o queijo na mão – ou melhor, Cristiane e um elenco mais forte e completo – para impulsionar a modalidade, retomada em 2011. Barulho nas redes sociais o rubro-negro fez com a chegada da Cris (teve mistério no anúncio, envolveu membros do time masculino, engajou a torcida e fez uma recepção digna da maior artilheira dos Jogos Olímpicos). Mas é preciso mais para desbancar o Corinthians e demais adversários em campo.

Em 2023, o Flamengo foi finalista da Supercopa, mas perdeu pro Corinthians por 4 a 1 e ainda foi alvo de críticas por ter mandado o jogo da semifinal contra o Santos no Luso Brasileiro, um estádio mais distante (localizado na Ilha do Governador) em que as condições do gramado não estavam ideais. “Um clube com a camisa que o Flamengo tem, na minha visão, não pode mandar uma semifinal no campo que elas jogaram”, lamentou Tamires, jogadora do Corinthians e da seleção brasileira.

Neste ano, o Flamengo chega com um elenco forte e com potencial de ter a consistência que não teve na última temporada, em que foi eliminado nas quartas de final do Brasileiro pelo Santos. Para a temporada de 2024, que começa com a Supercopa, o time carioca manteve a estrela da equipe Duda Francelino e a experiente Thaisa no meio campo e encorpou bem o elenco com as contratações das goleiras Barbieri e Bibi, das zagueiras Sorriso e Day Silva, da volante Djeni e das atacantes Fabi Simões, Naná e Gláucia, além da Cristiane.

Ferroviária: tradição somada a chuva de reforços

Joia da Ferroviária que esteve na última Copa, Aline Gomes renovou com a Ferrinha até o fim de 2024

A Ferroviária foi vice-campeã do Brasileirão em 2023 e deseja aliar a tradição a um elenco ainda mais forte para tentar desbancar o Corinthians nas principais competições deste ano, começando pela estreia da equipe na Supercopa e com direito a retorno à Libertadores da América. Para isso, o time de Araraquara foi o que somou mais contratações para a temporada, com destaque para a meio-campista Duda Santos, que deixou o Palmeiras e acumula passagens pela seleção brasileira, e Micaelly, de 23, que se destacou com o São Paulo.  

Para voltar a levantar taças de campeão, o clube de Araraquara sabe que precisará travar uma disputa particular com o Corinthians. Antes mesmo de colocar a equipe em campo, a Ferrinha tratou de pescar dois reforços diretamente do principal rival: a zagueira Andressa e a lateral-direita Katiuscia, que foram campeãs brasileiras pelo Corinthians no ano passado. 

Mas talento a Ferroviária já provou que sabe fazer em casa. O exemplo mais recente disso é a atacante Aline Gomes, jóia da Locomotiva que vem atuando nas categorias de base da seleção brasileira e chegou a ser convocada como suplente da equipe principal para a Copa do Mundo da Austrália, em 2023. O clube renovou contrato com a atacante de 18 anos até o fim de 2024.

É verdade que nem tudo são flores e a Ferrinha também perdeu jogadoras importantes. A saída mais sentida provavelmente será a da atacante Eudimilla, que ainda reforçará o rival Corinthians. Mas a Ferroviária conta com a treinadora Jéssica de Lima no comando da equipe desde 2020 para orquestrar esse novo elenco com objetivo de dar liga para fazer de 2024 mais um ano histórico para o clube.

Primeira fase da Supercopa Feminina 2024

Avaí/Kindermann x Fluminense
Data: sexta-feira (09/02) – 20h
Estádio: Ressacada (SC)
Transmissão: Sportv

Real Brasília x Cruzeiro
Data: sábado (10/02) – 19h
Estádio: Bezerrão (DF)
Transmissão: Sportv

Internacional x Corinthians
Estádio: Beira-Rio (RS)
Data: domingo (11/02) – 10h30
Transmissão: Sportv e Tv Globo

Flamengo x Ferroviária (SP)
Estádio: Luso Brasileiro (RJ)
Data: domingo (11/02) – 10h30
Transmissão: Sportv e Tv Globo

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *