Cristiane deixa Santos e fecha com Flamengo

O Flamengo anunciou neste domingo sua principal contratação para a temporada. A atacante lendária Cristiane chega para reforçar o time da Gávea nesta temporada. Conforme antecipamos aqui, Cris encaminhou um acordo com o Santos para deixar o clube – ela tinha contrato até dezembro de 2024 – após reformulações no orçamento e no projeto da equipe a Vila Belmiro.

Após alguns dias de mistério, a camisa 11 finalmente revelou seu destino, que já havia sido noticiado por Rafael Alves, do Planeta Futebol Feminino. “Pra vestir esse manto, tem que ser gigante. É hora de fazer história”, anunciou o Flamengo, pelo Twitter.

Aos 38 anos, Cris busca uma vaga para a Olimpíada de Paris na seleção brasileira para encerrar seu ciclo com a camisa amarela. Ela voltou a figurar em convocações em setembro deste ano com a chegada de Arthur Elias para o comando. Desde que voltou a atuar no futebol brasileiro em 2019, ela jogou pelo São Paulo e pelo Santos, sendo que neste último foi artilheira do Brasileiro de 2022.

“O projeto do Flamengo no futebol feminino foi primordial para a escolha, assim como as atletas que estão compondo o grupo. Já joguei com algumas e outras vou ter o prazer de jogar agora, como a Glaucia. A torcida, então, nem se fala”, afirmou a atacante ao site oficial do clube.

A chegada de Cris já movimentou até o elenco masculino do Flamengo. Gabigol já havia feito um post ao longo da semana mostrando estar animado com a notícia que tinha surgido sobre a camisa 11 no Flamengo e agora, com a confirmação, comemorou: “Mamãe Cris é nossa #pprt”.

Cristiane é a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, tem duas medalhas de prata conquistadas em 2004 e 2008 com a seleção brasileira, além de três ouros nos Jogos Pan-Americanos e um vice-campeonato Mundial (em 2007). É um dos maiores nomes da história do futebol feminino.

Investimento no futebol feminino

O Flamengo aumentou o investimento no futebol feminino nos últimos dois anos e passou a fazer contratações de peso, com nomes reconhecidos nacionalmente chegando para a equipe. Foi assim com a meia Darlene, que chegou em 2022, com a camisa 10, Duda, que chegou em 2023, as atacantes Giovana Crivelari e Sole James, entre outras.

Oferecendo altos salários, o clube carioca figurou no top 3 dos times de maior investimento na modalidade. O objetivo é voltar a conquistar títulos no âmbito nacional e internacional – o último Campeonato Brasileiro conquistado pelo Flamengo veio em 2016, ainda na parceria com a Marinha.

Hoje, porém, a estrutura oferecida pelo Fla ainda é separada do clube. As equipes femininas treinam no Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha), que é bem distante do Ninho do Urubu – apenas alguns testes no início da temporada são realizados no CT do masculino.

Os jogos delas também não têm uma casa fixa. Alguns foram realizados no Luso Brasileiro na última temporada, outros na Gávea, que não pode receber torcida por conta de problemas estruturais. Em 2023, o Flamengo chegou a mandar a final do Carioca contra o Botafogo lá, com portões fechados e sem torcedores prestigiando a equipe, que acabou campeã atuando sem público no estádio.

Com a chegada de Cristiane, a expectativa é que o Flamengo passe por uma mudança de patamar no futebol feminino, oferecendo uma estrutura melhor para as atletas na busca por retomar um protagonismo na modalidade. Potencial não falta.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *