Cristiane deve sair do Santos; Fla, Cruzeiro, Grêmio e Inter são possíveis destinos

Dos principais nomes do futebol brasileiro nas últimas décadas, Cristiane deve acertar um novo destino para esta temporada. A atacante de 38 anos tem contrato com o Santos até dezembro de 2024, mas, devido à readequação de projeto do clube, ela deverá sair já em janeiro para uma nova equipe. As definições acontecerão até o fim desta semana.

Com o rebaixamento do time masculino para a Série B, o Santos reduziu o orçamento anual e precisou fazer reajustes em todas as categorias, inclusive no time feminino, que voltará a disputar a Libertadores nesta temporada, competição que não joga desde 2018.

Algumas saídas já foram confirmadas – como a da volante e capitã Brena (que estava no clube desde 2017), da meio-campista Yayá (que chegou em 2023), das laterais Gi Fernandes (desde 2018), Fabi Simões (desde 2023) e Bia Menezes (desde 2020), além da centroavante norte-americana Jourdan Ziff – e outras deverão acontecer ainda neste mês.

Entre elas, a principal é a da centroavante Cristiane, que tem um salário acima do orçamento do clube para 2024. A maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos vive a expectativa de ir para Paris-2024 com a seleção brasileira e, para brigar pela vaga, deverá atuar em outro clube brasileiro. Os principais candidatos até agora são Flamengo, Cruzeiro e Internacional.

Foto: Santos

Ainda há uma demora na definição, porque o clube da Vila Belmiro trocou a presidência e está fazendo mudanças em todas as áreas, inclusive no jurídico e no próprio departamento de futebol feminino – Thaís Picarte, ex-jogadora do clube e ex-coordenadora da Federação Paulista de Futebol (FPF), vai assumir a gestão da modalidade.

Enquanto aguarda esses detalhes, Cris avalia propostas do Brasil e também de fora do país.

O clube da Gávea, como de praxe nos últimos dois anos, tem feito um grande investimento em jogadoras oferecendo altos salários e fez uma proposta para contar com Cristiane nesta temporada. Alguns reforços já foram anunciados pelo Flamengo, como o da goleira Gabi Barbieri e o da atacante Naná.

Para o setor ofensivo, Sole James, que foi a centroavante titular da equipe rubro-negra em 2023, não estará disponível – ela está grávida e terá licença após o nascimento do bebê.

A posição era uma das carências do elenco flamenguista, que também anunciou nesta terça-feira Gláucia, atacante que encerrou sua passagem pelo São Paulo no ano passado.

Entre os clubes do Sul, Internacional e Grêmio também sondaram Cristiane. E o Cruzeiro fez também uma proposta apresentando um projeto para a jogadora, na intenção de potencializar a imagem dela com o crescimento do clube no futebol feminino.

Desde a chegada da SAF, com o aval de Ronaldo, a diretora Kin Saito tem comandado o planejamento da modalidade na intenção de, em breve, poder tornar o clube um protagonista, conquistando títulos nacionais – em 2023, o Cruzeiro chegou às quartas do Brasileiro pela primeira vez e voltou a conquistar o Mineiro em cima do rival Atlético-MG após três anos.

Foto: Staff Images Woman/Cruzeiro

Um dos fatores que podem pesar na decisão de Cristiane é a estrutura oferecida ao time feminino. No Grêmio, o campo de treinamento (Vieirão) sempre foi motivo de reclamação das atletas que passaram por lá pelo gramado ser irregular e propenso a lesões. Ainda assim, o plano do clube é mudar a sede dos trabalhos da equipe feminina para o Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas, que teria uma estrutura melhor.

No Flamengo, os treinamentos do feminino acontecem no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), que é da Marinha. O Internacional tem uma parceria com o SESC e realiza os treinos das Gurias Coloradas lá, enquanto no Cruzeiro a estrutura é integrada com o clube – as atletas treinam na Toca da Raposa 1, onde também trabalha a base masculina, ou na 2, onde fica o profissional.

Em sua primeira temporada de volta ao Brasil, Cris foi à final do Paulista com o São Paulo (Foto: Dibradoras)

Cristiane voltou a atuar no futebol brasileiro em 2019, quando foi repatriada pelo São Paulo – ela estava no futebol chinês, onde sofreu com lesões. Em 2020, acertou com o Santos e passou os últimos três anos jogando lá. Nas Sereias da Vila, a atacante foi vice-campeã paulista em 2022 e artilheira do Brasileiro no mesmo ano, e em 2023 foi semifinalista da competição nacional e também do estadual (caindo para Corinthians e São Paulo, respectivamente).

No Santos, Cris é a segunda maior artilheira da história com 120 gols em 140 jogos e coleciona conquistas importantes, como a Libertadores de 2009 e 2010, além da Copa do Brasil de 2009.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *