Futebol feminino: confira o vai e vem do mercado em 2023

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

* A matéria abaixo conta com atualizações sobre as contratações mais recentes dos clubes.

O ano de 2023 começou, mas os clubes do Brasil entraram em ação para fortalecer seus elencos antes mesmo da temporada passada acabar. Renovando contratos ou trazendo novas peças, o mercado do futebol feminino já começou a se agitar. Vamos elencar abaixo algumas novidades e baixas dos principais clubes brasileiros:

Corinthians

No ano de 2022, Corinthians e Palmeiras conquistaram os principais torneios do futebol feminino. Em fevereiro, as Brabas do Timão venceram a primeira edição da Supercopa – diante de mais de 19 mil torcedores na Neo Química Arena – e faturaram também o Campeonato Brasileiro em cima do Internacional e estabelecendo novo recorde de público em Itaquera – com mais de 41 mil pessoas nas arquibancadas.

No Paulistão, o time de Arthur Elias não avançou para o mata-mata, mas disputou e venceu a Copa Paulista em cima do Red Bull Bragantino.

Para 2023, o time do Parque São Jorge renovou o contrato com o técnico Arthur Elias (que comanda a equipe desde 2016) até o final dessa temporada e também tratou de reforçar seu plantel. A principal contratação do alvinegro foi da meia Duda Sampaio, que defendeu o Internacional no último ano e foi eleita como a Craque do Brasileirão.

A jogadora tem apenas 21 anos e ao longo de 2022 passou a ser convocada para defender a Seleção Brasileira, fazendo parte do elenco que conquistou a Copa América no meio do ano passado.

Para conseguir contratar a atleta, o Corinthians precisou desbancar outros clubes que estavam na briga por Duda, como o Flamengo (que ofereceu um contrato longo de três anos para a jogadora), e do próprio Inter, que desejava renovar com a meio-campista, segundo informações divulgadas pelo site Central do Timão.

O clube paulista não divulgou o tempo de contrato firmado com a jogadora, mas destacou que Duda foi “foi a rainha das assistências nessa temporada”. Ela deu 11 passes para gols pelo Inter e fez quatro gols.

Outras contratações do Corinthians: Ju Ferreira (meio-campista que atuava pelo Internacional), Carol Tavares (lateral direita, ex-Ferroviária), Fernanda (meia, que estava no Santos), Carol Nogueira (atacante, ex-São Paulo) e Isabela (lateral, ex-Internacional).

Baixas: Juliette (lateral esquerda), Bianca Gomes e Adriana (atacantes).

Alguns nomes importantes permanecem no clube, como Gabi Zanotti, Tamires, Jheniffer, Tarciane e Yasmim. Grazi, meia de 41 anos, também segue defendendo o clube paulista.

Palmeiras

O Palmeiras também conquistou dois títulos importantes no ano passado. O primeiro foi a Libertadores da América em outubro, derrotando o Boca Jrs por 4×1 no Equador e a segunda conquista do ano foi o Campeonato Paulista, vencendo o Santos em casa por 2×1.

Oficialmente, o clube anunciou algumas novas contratações, como: Sorriso (ex-zagueira do Inter e eleita a melhor zagueira do Brasileiro Feminino de 2022), Yamila Rodríguez (atacante argentina que defendia o Boca Jrs e a seleção nacional de seu país) e Amanda Gutierrez (ex-atacante do Bordeaux, da França).

“A minha expectativa é das melhores. Estou em um grande clube, com uma torcida que acompanha e apoia, e sei da minha responsabilidade em defender o Palmeiras. Darei o melhor de mim para realizar grandes sonhos e conquistar os títulos e objetivos do ano. Teremos um time bem competitivo e que vai brigar por títulos, que seja um ano vitorioso para nós Palestrinas”, disse Sorriso que  já vestiu e foi campeã com o manto alviverde em 2010.

Entre as jogadoras com contratos renovados estão: Katrine (lateral-esquerda), Bruna Calderan (lateral-direita), Camilinha e Duda Santos (meio-campistas), Amanda Souza (goleira) e Poliana (zagueira).

O clube também teve baixas significativas, como Patrícia Sochor (atacante), Jully (goleira) e Ary Borges, meio-campista que defendeu o clube por três temporadas. Com 87 jogos, a camisa 8 encerrou uma trajetória vitoriosa, coroada pela conquista do Campeonato Paulista, no Allianz Parque, e da Libertadores, em Quito, no Equador.

Outras contratações do Palmeiras: Kate Tapia (goleira, ex-Santiago Morning – CHI), Sassá (zagueira, ex-Santos), Flavia Mota (zagueira, exRed Bull Bragantino), Juliete (lateral esquerda, ex-Corinthians), Laís Estevam (atacante e Letícia Ferreira (atacante ex-Fluminense e PSV Eindhoven).

A maior expectativa dos torcedores palmeirenses é sobre o destino de Bia Zaneratto. A atacante – peça fundamental da equipe – ainda não renovou com o clube. O treinador Ricardo Belli ainda não teve seu contrato renovado, mas espera-se que ele siga no comando da equipe alviverde.

Ferroviária

Semifinalista do Paulista Feminino, a equipe de Araraquara renovou contratos com grande parte de seu elenco e também está se reforçando muito bem. Até agora, já foram anunciadas as chegadas da goleira Karen Xavier (que jogou a última temporada pelo Minas Brasília-DF), Jéssica Soares (lateral esquerda, ex-Grêmio), Day Silva (zagueira, ex-Palmeiras), a meia Raquel (ex-Red Bull Bragantino) e as atacantes Lelê (ex-Internacaional) e Patrícia Sochor (ex-Palmeiras, que também foi campeã da Libertadores 2020 com as Guerreiras Grenás).

No dia 04 de janeiro, o clube anunciou mais duas contratações: a lateral-direita Fran Bonfanti (que jogou a última temporada pelo Real Brasília-DF) e a colombiana Yisela Cuesta (que estava no Atlético Mineiro).

Entre as atletas com contrato renovado estão: as goleiras Luciana e Yanne, as zagueiras Suzane, Géssica, Luana, Yasmin, Camila e Amanda, as meio-campistas Rafa Mineira, Ingryd, Nicoly, Karina, as laterais Barrinha, Daiane e as as atacantes Guarecuco, Victória Liss, Laryh, Eudimilla e Mylena Carioca,

Entre as baixas estão a goleira Lucilene (campeã Paulista Sub-20 e da Libertadores de 2020 com o time profisisonal), a zagueira Ana Alice (artilheira e campeã da Libertadores de 2020), a meia Duda (campeã da Libertadores em 2020 e do Campeonato Paulista Sub-20), as atacantes Lurdinha, Mariana e Maisa (que conquistou o Paulista sub-20 e esteve no elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro em 2019) e a lateral Carol Tavares (que defendia o clube desde 2017 e foi campeã Brasileira 2019 e da Libertadores de 2020, além de atuar em mais de 150 jogos pelo clube de Araraquara).

São Paulo

O time do Morumbi demitiu o treinador, Lucas Piccinato, antes de 2022 acabar. E, para seu lugar, assumiu Thiago Viana – que está no clube desde 2017 comandando as categorias de base femininas sub-17 e sub-20.

Thiago tem 33 anos e é formado pela USP, em Educação Física, tem a licença B da CBF e curso de analista de desempenho. No Tricolor, o treinador iniciou o projeto com a categoria sub-17, depois comandando também a categoria sub-18 e sub-20. Entre 2017 e 2022, o treinador conquistou dez títulos de competições oficiais de base e quatro de competições amadoras.

No plantel profissional, grande parte do elenco teve contrato renovado. É o caso das goleiras Carla Maria e Michelle, das zagueiras Mimi, Pardal, das laterais Dani e Fê Palermo, da meio-campista Maressa, das meias Duda Serrana e Micaelly e das atacantes Rafa Travalão, Cacau. Entre as reveladas pela base e que seguem no clube em 2023 estão a zagueira Alves e a atacante Isa.

Outras atletas já tem contratos vigentes com o clube: Aline Milene, Carol Firmino, Duda Rodrigues, Glaucia e Naná.

Apenas Mariana Santos (atacante que defendia o Cruzeiro) havia sido anunciada como reforço do time do Morumbi. Em seu site oficial, o São Paulo declarou: “respeitando os contratos vigentes com outros clubes das atletas contratadas, o São Paulo vai iniciar os anúncios de contratações para a temporada após a virada do ano, quando os mesmos se encerram.

Na última quinta-feira (05), o clube do Morumbi anunciou a chegada de Ariel, que defendeu o Red Bull Bragantino na última temporada. A jogadora foi eleita a melhor atacante do Campeonato Paulista Feminino, marcando onze gols no ano e fechando como artilheira da Copa Paulista, com cinco gols.

Entre as baixas estão: Carol, Clara, Formiga, Giovana, Gislaine, Joyce, Maglia, Marcelle, Moniquinha, Natane, Shashá, Thais Regina, Thayslane e Yaya.

Outras contratações do São Paulo: Ariane (lateral-esquerda, ex-Flamengo), Ana Alice (zagueira, ex-Ferroviária) e Kika Brandino (meio-campista, ex-Flamengo).

Santos

O clube da Baixada Santista começou a renovar os contratos com grande parte de seu elenco em novembro de 2022. As zagueiras Camila Martins e Kaká foram as primeiras a terem seus vínculos renovados. Na sequência, o clube anunciou que contaria com a goleira Camila Rodrigues, as zagueiras Tayla, as laterais Bia Menezes e Eliana Stabile, as meias Ana Carla, as meio-campistas Erikinha, Julia e Brena, as atacantes Jane, Ketlen, Thaisinha e Cristiane.

Artilheira do futebol brasileiro em 2022, Cris renovou contrato com o Santos FC por mais duas temporadas. Aos 37 anos, Cristiane vive sua melhor temporada desde o retorno ao Peixe, para o início de 2020. Ela terminou o ano como artilheira do Campeonato Brasileiro, com 13 gols, e do Paulistão Feminino, com 19.

“O Santos é o clube que me acolheu, me sinto em casa aqui, me sinto à vontade, me sinto muito bem no elenco e ambiente de trabalho é tudo. Por mais que você ganhe muito dinheiro, se você não estiver num ambiente que te faça bem, uma hora vai pesar, e aqui eu tenho tudo. Temos um ambiente tranquilo, um grupo em que as meninas são muito amigas, acolhedoras de quem chega, temos o feedback com as mais novas, com a comissão também. Então porque não ficar aqui? É minha casa, me sinto bem em Santos e muito melhor na Vila”, contou a artilheira santista.

No último sábado (07), o clube santista apresentou dois reforços para a temporada de 2023. O primeiro anúncio foi da experiente lateral-direita, Fabi Simões (que atuou pelo Internacional desde 2019 e se tornou a maior artilheira da história do time gaúcho com 47 gols marcados).

Natural de Salvador (BA), Fabi retorna às Sereias da Vila 12 anos depois de sua primeira passagem com o Manto Sagrado. Em 2011, ela fez parte da campanha santista no tricampeonato do Paulista Feminino.

“Cheguei ao Santos em janeiro de 2011 e sete meses depois fui jogar na Rússia, pois recebi uma proposta irrecusável. Apesar do pouco tempo em que estive aqui, pude perceber a grandeza e o profissionalismo do Clube, desde a acolhida que tive da nação santista, até nos jogos em que participei. Retorno com grandes expectativas de contribuir ao máximo, em busca de títulos, para dar muita alegria a essa torcida”, declarou a jogadora.

Outro reforço do clube é a meio-campista Yayá, de 20 anos (que foi formada pelo Centro Olímpico e defendeu o São Paulo por quatro anos). A jovem atleta contou ao site oficial do clube o que espera da nova temporada e do reencontro com as companheiras das seleções de base, Gi Fernandes e Laura Valverde.

“A expectativa está alta, estou feliz por saber que vou voltar a ter convivência com as meninas da Seleção Sub-20, mas ainda mais feliz por poder vestir essa camisa. Espero poder contribuir em todos os quesitos aqui dentro”, disse a nova contratada.

Dois dias depois dos últimos anúncios, o Santos apresentou mais dois novos reforços: a atacante Bianca Gomes de 32 anos e que estava no Corinthians na temporada passada e a a lateral-direita Giovana, de 35 anos, que estava no São Paulo desde 2019 e retorna ao clube da Vila Belmiro, onde jogou entre 2015 e 2018, conquistando o Brasileiro em 2017 e o Paulista no ano seguinte.

Outras contratações do Santos: July (goleira, ex-Palmeiras), Adriana Sachs (zagueira, ex Boca Jrs), Taina Maranhão (atacante, ex-Cruzeiro)

Internacional

Finalista do Campeonato Brasileiro em 2022, o clube colorado perdeu algumas peças importantes de sua equipe – como a zagueira Sorriso e a meia Duda Sampaio – mas anunciou alguns reforços. Antes deles, é importante mencionar que o treinador do time, Maurício Salgado, seguirá no comando da equipe até 2024.

O primeiro reforço do Inter foi a meio-campista Fany Gauto, de 30 anos, que chega ao Inter após defender a Ferroviária na temporada passada. Outra contratação estrangeira do time é a paraguaia Fabíola Sandoval. Aos 23 anos, a atacante se destacou pelo Avaí/Kindermann na temporada passada, e chega ao Inter após marcar oito gols no Brasileirão A1 de 2022.

Duas laterais também reforçam o clube gaúcho. A primeira é Roberta Schroeder que está prestes a disputar seu nono Campeonato Brasileiro consecutivo. A atleta chega após defender o Real Brasília, com quem foi bicampeã estadual.

Outra contratada é a lateral-direita Áhlice Guedes, de 18 anos. Apesar da pouca idade, Áhlice já acumula passagens por grandes times do futebol paulista. Começou sua trajetória no futsal e chegou ao Santos com apenas 14 anos de idade. Das Sereias, Guedes defendeu o Tigers até 2020, quando foi contratada pelo São Paulo.

Após um ano no Tricolor, Áhlice acertou com o Corinthians, time que retomava seu projeto de categorias de base. A defensora permaneceu no Parque São Jorge até o final de 2022, período em que conquistou o Brasileirão Sub-16.

Outro bom nome que veio da base e é considerada com um talento promissor da modalidade é a meio-campista Analuyza defenderá o Inter em 2023. Cria da base santista, a jovem de 18 anos, também conhecida como Goiás, estava nas Sereias da Vila desde 2018, e desembarcou em Porto Alegre depois de construir trajetória consolidada na seleções de base do Brasil (foi vice-artilheira do país na campanha campeã do Sul-Americano Sub-20 de 2022, com três gols marcados e foi medalhista de bronze na Copa do Mundo da Costa Rica).

Nos últimos dias, o Inter anunciou mais reforços: a goleira Mariana Ribeiro, de 17 anos (ex-arqueira do Fluminense que disputou a Copa do Mundo Sub-17 na temporada passada),  Belén Aquino (atacante que defendia o Peñarol e maior goleadora da história da Seleção Uruguaia Sub-20 e artilheira do Sul-Americano da categoria disputado no ano passado), a meio-campista Paty Llanos (campeã brasileira com o Centro Olímpico em 2013 e com a Ferroviária em 2014, a jogadora estava jogando em Portugal há dois anos) e a meio-campista de 18 anos de idade, Marzia Coutinho (com passagens por Cruzeiro, Atlético-MG, Vasco da Gama e Santos).

Outros clubes

Comandado pela treinadora Rosana Augusto, o Red Bull Bragantino teve uma temporada de altos e baixos em 2022. No Brasileirão, a equipe foi rebaixada e disputará a Série A2 do campeonato nacional em 2023 e pelo Paulistão, o time liderou a disputa por quase todo o campeonato, mas acabou de fora do mata-mata.

O Massa Bruta decidiu o título da Copa Paulista contra o Corinthians e acabou ficando com o vice. Neste ano, a  atacante Ariel (eleita como uma das melhores atacantes do Paulista) e a zagueira Flávia não seguirão no clube porque aceitaram propostas de outras equipes.

Outras seis jogadoras não terão o contrato renovado pelo Bragantino. São elas: as laterais Hadri e Isabela, as meias Karol Dias, Taciana e Vitória, além da atacante Rosane.

Antes mesmo de 2023 começar, o Flamengo já havia reforçado seu elenco com as chegadas da goleira Bárbara, da meio campista Thaísa, da lateral Jucinara e da atacante Giovana Crivelari.

Agora, para essa temporada, o time carioca anunciou quatro reforços: a ótima goleira Karol Alves (ex-Red Bull Bragantino), a experiente zagueira Thaís Regina (ex-São Paulo), a meia Gaby Louvain (ex-Botafogo) e a atacante Nath Pit Bull (destaque no Brasileiro A2 defendendo o campeão Ceará).

Outras contratações do Flamengo: Agustina Barroso (zagueira, ex-Palmeiras)

No Cruzeiro, grande parte do elenco renovou com o clube, entre elas, a atacante Vanessinha que defende o time mineiro desde 2019. A camisa 7 tem mais de 80 jogos pelo clube e seguirá vestindo o manto celeste até 2024.

Além dela, seguem no clube: a goleira Taty Amaro, a zagueira Ambrósio, as atacantes Laysla, Mari Prires, Marília e Fernanda Tipa, as meio-campistas Anna Luíza (de apenas 17 anos), Rafa Andrade e a experiente Rita Bove, as laterais-direita Nine, Isa Fernandes e Janaína, a meia Carol Soares.

Em 2023, o time será comandado novamente por Felipe Freitas (formado em Educação Física com Licença A da CBF, o treinador coleciona passagens pelo Santos, São Bento e Suzano) e a novidade é a chegada de Anne Barros para  o cargo de auxiliar técnica.

Anne é ex-atleta, formada em Educação Física e que após se aposentar dos gramados, trabalhou com iniciação esportiva, intercâmbio esportivo e também dando aula de futebol, até voltar a atuar no futebol feminino. Ela estava ocupando a mesma função no São Paulo na temporada passada.

Outras contratações do Cruzeiro: Kemelli (goleira, ex-Corinthians), Byanca Brasil (atacante, ex-Palmeiras), Maii Maii (atacante, ex-Internacional), Carol Baiana (atacante, ex-Palmeiras), Camila Arrieta (lateral esquerda, ex-Cerro Porteño e Avaí/Kindermann), Larissa (atacante, ex-Avaí/Kindermann), Luaninha (meio-campista, ex-Santos), Vitória Calhau (zagueira, ex-Chapecoense), Kelly Caicedo (zagueira, ex-Deportivo Cali), Sara (zagueira, ex-São José), Luana Guitarrari (goleira, ex-Corinthians), Clara (lateral-esquerda, ex-São Paulo).

No Bahia, a zagueira Letícia Fagundes (ex-São José) e Flavia Pissaia (meia campeã da Série A2 pelo Ceará e vice-artilheira do time na campanha do acesso) foram anunciadas como reforços do time para este ano.

Além delas, o clube renovou com 16 atletas que conseguiram o acesso para a Série A1 do Brasileirão e anunciaram os retornos da atacante Dan e da zagueira Aila, que já foram campeãs com o Esquadrão. O clube iniciará a preparação para o campeonato nacional – que irá começar em fevereiro – no dia 09 de janeiro.

O Grêmio começou a anunciar novidades no futebol feminino pouco depois do início de 2023. No dia 09 de janeiro, anunciou Claudio Mitchell Neis como novo diretor do Departamento de Futebol Feminino. Sócio há 16 anos e conselheiro do Clube da Gestão 2018-2025, ele assumiu o cargo com o desafio de ajudar no desenvolvimento da modalidade. Ele assume o cargo que estava sob o comando de Júlio Tittow – mais conhecido como Yura – que é ex-jogador do clube e desempenhava a função desde 2017.

Claudio Mitchell Neis, novo diretor do Departamento de Futebol Feminino (Foto: Morgana Schuh | Grêmio FBPA)

O comando técnico das Gurias Gremistas também mudou. Patrícia Gusmão não é mais a treinadora do time, mas seguirá no clube, agora ocupando o cargo de Supervisora de Futebol Feminino, ao lado de Osmar Lima.

O comando técnico do time gaúcho será de Felipe Endres, profissional já conhecido pelo Grêmio por comandar outras categorias como Sub-23, em 2016 e 2017. “Eu fico feliz em estar retornando. Quando surgiu a oportunidade de voltar não pensei duas vezes. É um convite que encaro como inegável, que eu precisava aceitar. Estou encarando também como o maior desafio da minha carreira. Chego para agregar e ajudar o futebol feminino, assim como aprender. Estou ansioso para iniciar os trabalhos e conhecer pessoalmente todas as atletas”, declarou Felipe.

Entre as atletas com contrato renovado estão: a goleira Iasmin Paixão, as zagueiras Pati Maldaner, Mónica Ramos e Tuani, a volante Jessica Peña, a meia Lari Sanchez, as atacantes Dani Ortolan, Dani Barão, Caty, Emmily Carla e Cássia.

As novidades já anunciadas são: Sashá (atacante de 28 que estava no São paulo e fará sua segunda passagem pelo clube), Natane Locatelli (a lateral-esquerda de 27 anos também estava no São Paulo) e Manu Balbinot (meia de 20 ano que estava no Minas Brasília).

No São José – que também foi rebaixado para a Série A2 Do Brasileirão -, a novidade é a chegada de Paulo Cesar como novo técnico para a temporada 2023. Em 2022, Paulo completou 10 anos como membro da comissão técnica das Meninas da Águia e atingiu a marca de 500 jogos.

“Muito feliz e honrado em assumir o São José. Agradeço à coordenação pela confiança depositada. Este ano será desafiador, então vamos trabalhar bastante para que os nossos objetivos sejam concretizados”, destacou Paulo.

No clube joseense, a goleira Jéssica Ferreira – que faz parte do elenco desde 2020 – fará a transição, pendurando as luvas e assumindo o cargo de preparadora de goleiras da equipe na temporada 2023. A jogadora tem 31 anos e acumulou passagens por XV de Piracicaba-SP, Kindermann-SC, São Paulo-SP, Vitória das Tabocas-PE e Foz Cataratas-PR.

No início de janeiro, o São José anunciou a renovação do contrato com a zagueira Karen. A atleta chegou ao elenco joseense no segundo semestre de 2021, conquistando os títulos dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior,
ambos em 2022, além do vice-campeonato da Copa Paulista de 2021. Em 37 jogos oficiais, marcou quatro gols.

Além de Karen, o clube renovou com a lateral-direita Juju e com as goleiras Zany e Letícia Marques (que é formada no Programa Atleta Cidadão, base do São José Futebol Feminino).

Outras contratações do São José: Bruna Marques (atacante e meio-campista, ex-base de São Paulo e Atlético-MG), Jaqueline (atacante, passou pela base do Flamengo, Palmeiras e Tiradentes-PI), Debora (meio-campista, ex-Realidade Jovem-SP), Michelle (atacante, ex-Realidade Jovem-SP), Suyane (lateral, ex-Avaí/Kindermann), Isamara (meio-campista, ex-Recanto/Nacional), Alê (lateral-esquerda, ex-Cresspom-DF), Fran Baldez (meio-campista, ex-Cresspom-DF), Luzia (atacante, Recanto/Nacional-AM), Mariana Andrade (atacante, ex-Fortaleza), Stephanie (meio-campista, ex-Minas Brasília), Vitória Bruna (zagueira com passagem pelo futebol português).

A temporada 2023 do São José Futebol Feminino terá a Série A2 do Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e as disputas dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *