Retrospectiva: os campeões estaduais do futebol feminino em 2022

(Foto em destaque: Samara Miranda/Remo)

Fim de ano sempre bate aquela saudade do futebol feminino, não é mesmo? Por isso, resolvemos fazer uma retrospectiva de todos os campeões estaduais – e distritais – do Brasil em 2022. O único que não está na lista é o Campeonato Amapaense que foi cancelado pela Federação Amapaense de Futebol (FAF) por causa da desistência dos quatro clubes inscritos que alegaram a falta de recursos e tempo hábil para a montagem dos elencos.

Vamos relembrar:

Região Norte

Acre

O Campeonato Acreano de Futebol Feminino 2022 teve início no dia 15 de agosto e término no dia 10 de outubro com a conquista da Assermurb em cima do Galvez por 1 a 0. O torneio foi disputado por oito clubes divididos em duas chaves: Vasco-AC, Sena Madureira, Andirá e Assermurb pelo grupo A e Adesg, Rio Branco-AC, São Francisco e Galvez integravam o grupo B.

A zagueira Lorena converteu o pênalti que colocou a Assermurb no lugar mais alto do pódio pela sexta vez (2008, 2009, 2010, 2013, 2016 e 2022) e deu fim a uma sequencia de quatro vices consecutivos. Foram 10 jogos, nove vitórias, um empate, 47 gols marcados, cinco sofridos, 28 pontos e um aproveitamento de 93%. Jaqueline, da Assermurb, foi a artilheira da competição com 25 gols (responsável por mais da metade dos tentos marcados pelo time).

A conquista do estadual deu o direito da Assermurb disputar o Brasileirão A3  de 2023.

Amazonas

Pela primeira vez, o Recanto/Nacional sagrou-se campeão do Campeonato Amazonense de 2023. Na primeira fase, o torneio foi disputado por 10 equipes, divididas em dois grupos, com cinco participantes cada. Já na segunda, se classificaram os cinco melhores + três clubes participantes das competições nacionais. A final foi disputada no sistema de ida e volta, pelo até então campeão 3B Sport e Recanto/Nacional.

No jogo de ida o Recanto/Nacional saiu na frente: 4 a 2. Já no jogo da volta, as duas equipes empataram em 2 a 2 (dois gols de Luzia, artilheira da competição com 14) e o Recanto/Nacional conquistou o título inédito pelo placar agregado: 6 a 2. A trajetória das campeãs: nove jogos, sete vitórias, dois empates, 40 gols marcados e oito gols sofridos.

Além do título, o Recanto será representante do Amazonense na Série A3 do Brasileiro do ano que vem. Já o 3B também tem competição nacional na próxima temporada: a equipe conseguiu o acesso neste ano e vai disputar a Série A2 do Brasileirão.

Rondônia

É TETRA! Após golear Genus por 7 a 0, Real Ariquemes se sagrou campeão estadual pela quarta vez seguida (2019, 2020, 2021 e 2022). Gabi Barrozo (2x), Amanda (2x), Mafê, Naiane e Martinha foram as responsáveis pelos gols da partida.

O Campeonato Rondoniense de Futebol Feminino é composto por apenas TRÊS times: Real Ariquemes, Porto Velho e Genus. O torneio teve duração de OITO dias e foram apenas dois jogos para saber quem seria o campeão estadual: Porto Velho 0x3 Real Ariquemes (Real venceu por W.O), Real Ariquemes 7×0 Genus e Genus 0x4 Porto Velho.

Além do título, a equipe do Real Ariquemes irá representar o estado de Rondônia na Série A1 do Brasileiro do ano que vem. É a primeira vez que uma equipe de Rondônia chega a elite do futebol feminino Brasileiro.

 

Roraima

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BV ESPORTES (@bv_esportes)

São Raimundo levantou o caneco do estadual pela nona vez seguida ao derrotar o Rio Negro por 2 a 0. Bia Ayres e Nilda foram as responsáveis pelos gols da partida. A equipe campeã fez 5 partidas, com 3 vitorias e 2 empates (9 gols marcados e dois sofridos).

O Campeonato Roraimense de Futebol Feminino teve duração de pouco menos de um mês (de 29/11 a 21/12) e contou com a participação de seis times divididos em dois grupos: Grupo A – River, Atlético Roraima e São Raimundo. Grupo B – Rio Negro, Progresso e G.A.S. As campeãs não receberam medalhas.

Com a conquista, São Raimundo irá representar o estado de Roraima na Série A3 do Campeonato Brasileiro do ano que vem.

Tocantins

Foto: Emanuele Madeira

O Campeonato Tocantinense de Futebol Feminino chegou a ser adiado por conta das datas do Brasileiro A3, mas foi realizado em apenas um único final de semana de novembro, com a participação de quatro clubes: 100 Limites Araguaína, 100 Limites Taquaralto, Associação Esportiva Polivalente e Paraíso Esporte Clube.

As equipes se enfrentaram em turno único, em três rodadas, com os dois melhores se classificando para a final: Associação Esportiva Polivalente e Paraíso Esporte Clube. A decisão foi disputada em um único jogo e oito horas depois do término da terceira rodada.

Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, a Associação Esportiva Polivalente venceu o Paraíso Esporte Clube por 7 a 6 nos pênaltis, e se sagrou campeã estadual.

A equipe do Polivalente está garantida na série A3 do ano que vem.

Pará

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube do Remo (@clubedoremo)

O Campeonato Paraense foi disputado por 12 equipes: Águia de Marabá (Marabá), Cabanos e ESMAC (ambos de Ananindeua), Castelo dos Sonhos e Vila Rica (ambos de Castanhal), Itupiranga (Itupiranga), Paysandu, Pinheirense, Remo e Tiradentes (todos de Belem), Terra Alta (Terra Alta) e União Paraense (Benevides).

A primeira fase foi dividida em dois grupos de cinco equipes jogando entre si, em turno e returno. As seis primeiras colocadas se classificaram para as quartas de final, onde entraram os dois times da capital. Posteriormente, teve às semis, finais e o campeão estadual. Todas as partidas com o sistema de ida e volta.

A decisão foi disputada pelo clássico de maior rivalidade do estado: Remo e Paysandu. No primeiro jogo da decisão, o Remo goleou fora de casa e colocou uma mão e meia na taça: 5 a 1. No jogo da volta, mais uma goleada: 4 a 0 (agregado 9 a 1) e a conquista do bicampeonato com 100% de aproveitamento. Remo garantiu uma vaga na série A3 do Campeonato Nacional de ano que vem.

Região Nordeste

Alagoas

UDA goleou o Bancários do Acauã por 4 a 0 e se sagrou campeão do Campeonato Alagoano de Futebol Feminino. Foram necessários seis jogos e seis vitórias para o maior campeão do estado levantar o caneco pela nona vez: (2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022).

Neste ano, o Campeonato Alagoano contou com cinco equipes a mais em relação ao ano passado: Acauã, ASA, Canoense, CRB, Cruzeiro de Arapiraca, Desportivo Aliança, Dínamo, Guerreiras, IDEC, Murici, São Domingos e a campeã UDA que será a representante do estado alagoano no Brasileirão Série A3.

Bahia

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Esporte Clube Bahia (@ecbahia)

Pelo terceiro ano consecutivo, o Esporte Clube Bahia se sagrou campeão do Baianão Feminino. As mulheres de Aço golearam o Doce Mel por 4 a 0 e subiram mais uma vez no lugar mais alto do pódio. Miúda (2x) e Gabi (2x) foram as responsáveis pelos gols do título. Essa é a sexta vez que o Bahia conquista o topo do estadual (1989, 1990, 1991, 2019, 2021, 2022).

Neste ano, oito clubes disputaram o Baianão Feminino de 2022:  Astro, Bahia, Doce Mel, Jacuipense, Juventude, Leônico, Lusaca e Vitória.

Bahia 5×2 Vitória e Doce Mel 2×1 Astro se enfrentam na semi e a decisão ficou para Bahia 0x0 Doce Mel no jogo de ida e 4×0 no jogo da volta.

A equipe da capital baiana terminou o torneio de forma invicta: 10 jogos, oito vitórias, dois empate, 45 gols marcados e apenas seis sofridos. Bahia irá disputar a Série A1 do Brasileiro em 2023.

Ceará

É TRI! O Fortaleza venceu o seu maior rival por 2a 1 e se sagrou campeão estadual pela terceira vez (2010, 2020 e 2022). A partida teve emoção até o fim. As Leoas abriram o placar aos 43 minutos do 1º tempo com Natália. Michele Carioca empatou para o Ceará aos 46 do segundo tempo e Emily, que entrou aos 40 minutos da etapa final, marcou o gol do título tricolor: 2×1.

Foram necessários oito jogos, seis vitórias, um empate e uma derrota até o Tricolor de Aço levantar a taça de Campeão Cearense. Fortaleza disputará a Série A2 do Brasileirão do ano que vem.

Paraíba

Com a decisão em jogo único, o VF4 venceu o Mixto por 2 a 1 e conquistou o Campeonato Paraibano de Futebol Feminino pela segunda vez seguida. Os gols foram marcados por Laura e Lú Meireles. O título foi conquistado de maneira invicta: seis jogos, seis vitórias, 35 gols marcados e apenas um sofrido (o da final). Laura foi a artilheira da competição com 10 gols.

O torneio contou com a participação de dez clubes divididos em dois grupos: Grupo A – Botafogo-PB, Mixto-PB, Ponte Preta-PB, Portuguesa-PB e Serrano-PB. Grupo B – Internacional-PB, Kashima, Marretinha, Picuiense e VF4. Todos os clubes de cada chave se enfrentaram entre si, os dois primeiros se classificaram para as semis e o campeão garantiu uma vaga na Série A3 do Brasileirão.

Pernambuco

Depois de três vices seguidos, o Sport pode gritar: É CAMPEÃO. O título veio contra o seu arquirrival, Náutico, na Arena Pernambuco, por um placar de 3 a 0. Os gols foram anotados por Layza (2x) e Géssica. Em três jogos contra o Náutico nesta edição do Pernambucano, as Leoas venceram todos. Inclusive, uma goleada na segunda rodada da primeira fase do torneio: 6×0.

Foram sete jogos, sete vitórias, 44 gols marcados e NENHUM SOFRIDO. O Sport não faturava uma taça do estadual desde 2018, quando foi campeão em cima do próprio Náutico e ainda interrompeu uma sequencia de duas taças consecutivas do Timbu no Estadual.

Mas, após o apito final, o clima de festa do Sport deu lugar à briga generalizada entre os times, com direito a pancadaria de ambos os lados e muita confusão. Uma jogadora do Náutico passou mal e teve que ser atendida por médicos.

Agora, o rubro-negro igualou em número de títulos com o Vitória das Tabocas, e leva o posto de maior campeão estadual de Pernambuco, com oito troféus conquistados. Além disso, as Leoas garantiram o acesso para a Série A2 do Brasileiro.

Piauí

Com apenas quatro clubes, o Campeonato Piauiense de Futebol Feminino teve início no dia 5 de novembro e término no dia 18 de novembro. Abelhas Rainha, Piauí, Skill Red e Tiradentes-PI foram os clubes participantes desta edição do torneio. O Teresina – até então atual campeão, não participou.

As equipes se enfrentaram em turno único e as duas primeiras decidiram o título do campeonato: Tiradentes-PI x Piauí. E o Tiradentes levou a melhor: venceu por 2 a 1 e levantou o troféu pela oitava vez (2008, 2009, 2010, 2012, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2022). O Amarelão da PM irá representar o estado do Piauí na Série A3 do Brasileiro do ano que vem.

Rio Grande do Norte

O Campeonato Potiguar de Futebol Feminino foi disputado por apenas três equipes (Monte Líbano, União e SC Parnamirim) que se enfrentaram em turno e returno, com sistema de pontos corridos. Liderando desde a primeira rodada, o União levantou a taça do Estadual pela segunda vez seguida (2015, 2017, 2021 e 2022), vencendo o Monte Líbano por 7 a 0 e sagrou-se campeão de forma invicta: quatro jogos, quatro vitórias, 17 gols marcados e nenhum sofrido.

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol liberou o pagamento da taxa de inscrição e também o uso do Estádio Juvenal Lamartine gratuito às equipes, também forneceu a arbitragem, bolas oficiais e ambulância das partidas. A decisão teve como objetivo diminuir os custos das equipes, incentivar a participação dos clubes e fomentar o futebol feminino do estado.

A Sociedade Esportiva União será a representante Potiguar no Brasileiro A3 do ano que vem.

Sergipe

Estanciano conquistou o troféu de Campeão Sergipano pela segunda vez seguida (2021 e 2022). O time de Estância enfrentou o Lagarto na decisão do campeonato e goleou por 4 a 0. Arielle (2x), Bárbara e Manu garantiram o título para o clube.

A competição começou no dia 22 de outubro e contou com 10 equipes divididas em dois grupos de cinco. A final aconteceu na Arena Batistão, no dia 26 de novembro. Estanciano irá representar o estado de Sergipe na terceira divisão do Campeonato Nacional.

Maranhão

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IAPE F.C. (@iapefcoficial)

Pela primeira vez, IAPE é Campeão Maranhense de Futebol Feminino 2022. A decisão foi disputada em jogos de ida e volta. No jogo de ida, IAPE venceu o Chapadinha por 3 a 1. Já no jogo da volta, perdeu de virada por 2 a 1, mas com o placar agregado (4 a 3), conquistou o título inédito.

O IAPE disputou 18 jogos, venceu 11, empatou dois e perdeu cinco, marcou 50 gols e sofreu 24. Com o título estadual, IAPE será o representante do Maranhão na Série A3 do Brasileirão Feminino.

Região Centro-Oeste

Distrito Federal

O Campeonato Brasiliense de Futebol Feminino, famoso Candangão, foi disputado por oito clubes, dois a mais do que na edição passada, no sistema de turno único, todos contra todos, em pontos corridos. Foram eles: Real Brasília, Cresspom, Estrelinha, Legião, Minas Brasília, Ceilândia, Sobradinho e Capital.

E, pela quarta vez consecutiva, o Real Brasília se sagrou campeão do Estadual. E o adversário já era um velho conhecido: Minas Brasília. Desde 2019 Real x Minas disputam o título do campeonato e o resultado é sempre o mesmo: Real campeão.

Com o placar conquistado no jogo de ida, 5 a 1, o Real Brasília só controlou o resultado de 0x0 no jogo da volta e soltou o grito de: É TETRA! Real vai disputar a elite do Campeonato Brasileiro em 2023.

Goiás

Depois de quatro anos e dois vices, Aliança voltou a conquistar o Campeonato Goiano de Futebol Feminino. A partida foi disputada no CT do Buriti Sereno, do Goiás, contra o até então campeão Vila Nova/Universo. O resultado foi 2 a 1 para o mandante e o maior campeão de Goiás, com 15 títulos.

Quatro equipes disputaram o Campeonato Goiano: Aliança, Vila Nova, Atletas de Jesus e Morrinhos. Os jogos foram disputados em turno e returno e o campeão de cada turno faria a final, mas como o Aliança venceu os dois, foi campeão de forma antecipada. No Brasileiro, a equipe foi rebaixada e irá disputar a Série A3 do ano que vem.

Mato Grosso

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mixto Esporte Clube (@mixtoecmt)

Dono da maior goleada da competição (21 a 0 diante do Campo Novo do Parecis), o Mixto empatou com o Operário VG nos dois jogos da decisão do campeonato e o título foi decidido nas penalidades máximas: jogo de ida 2×2, jogo de volta 0x0. Iza defendeu a última cobrança que concretizou no tricampeonato seguido do Alvinegro (2020, 2021 e 2022).

Mixto conquistou o estadual de forma invicta. Terminou a fase de grupos na segunda colocação, atrás apenas do próprio Operário VG. Ao todo foram oito jogos, cinco vitórias, três empates, com 47 gols marcados e apenas quatro sofridos.

Pela primeira vez, o Campeonato Mato-Grossense Feminino teve sete equipes participantes: Mixto, Operário VG, Cuiabá, Ação, Cáceres, Nova Mutum e Campo Novo. O Alvinegro será o representante do Mato-Grosso no Brasileiro A3.

Mato Grosso do Sul

Pelo segundo ano consecutivo, o Operário decidiu o título do campeonato estadual contra a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão (SERC). Brena e Ana Jéssica foram as responsáveis pelos gols que levaram a equipe Sul-Mato-Grossense ao topo do pódio pela segunda vez seguida.

As Alvinegras foram campeãs de forma invicta: cinco jogos, cinco vitórias, 44 gols marcados e apenas um sofrido, justamente na decisão: 2 a 1. Agora o time de Mato Grosso do Sul irá representar o estado na terceira divisão do Campeonato Nacional do ano que vem.

O torneio foi disputado por seis equipes divididas em dois grupos: Grupo A – SERC (Chapadão do Sul), EC Comercial (Campo Grande) e Três Lagoas SC (Três Lagoas). Grupo B – Operário FC (Campo Grande), Corumbaense FC (Corumbá) e Seinter (Dois Irmãos do Buriti). Os participantes dos grupos jogaram entre si em turno único e os melhores classificados decidiram o título.

Região Sudeste

Espírito Santo

O maior campeão do estado do Espírito Santos, Vila Nova, conquistou mais um título ao vencer o Prosperidade nos dois jogos da decisão do campeonato pelo mesmo placar de 1 a 0. Luana foi a responsável pelos dois gols do título.

Na primeira fase, os clubes foram divididos em duas chaves. Grupo A: Vila Nova-ES, São Geraldo, Serra, Aster e União de Piranemam. Grupo B: Prosperidade, Coronel Borges, Meninas do ES e Vilavelhense. O Vila Nova precisou de sete jogos para garantir o sétimo título consecutivo do torneio – oitavo no total. Ao todo, foram seis vitórias, um empate, 19 gols marcados e apenas dois sofridos. O Vila Nova estará na série A3 do Nacional em 2023.

Rio de Janeiro

Botafogo venceu o Flamengo na decisão do Campeonato Carioca por 2 a 0 (5 a 1 no agregado) e conquistou o título pela terceira vez em sua história (2014, 2020 e 2022). Kamilla Sotero e Camila Oliveira marcaram dois golaços e foram as responsáveis pelo placar. Aliás, esse foi o único jogo em todo o torneio que as rubro-negras não balançaram as redes.

O Cariocão foi composto por 13 times: América-RJ, Botafogo, Brasileirinho, Cabofriense, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Pérolas Negras, Portuguesa-RJ, Rio de Janeiro, Rio São Paulo, Serra Macaense e Vasco. O Barcelona foi excluído porque não compareceu nas duas primeiras rodadas.

Na primeira fase, os participantes foram divididos em dois grupos, os integrantes enfrentaram os adversários da outra chave em jogos de turno único. Na classificação geral, as Gloriosas terminaram em segundo, com 18 pontos, logo atrás do Flamengo, com 21. Campanha do Fogão: 12 jogos, 10 vitórias e duas derrotas.

Esse título tem que ser muito comemorado, porque na semifinal, após perder o jogo de ida para o Fluminense por 2 a 0, as Gloriosas conseguiram a virada por 4 a 2 e uma vaga na decisão do campeonato.

Minas Gerais

Com a presença de mais de sete mil torcedores no Mineirão, o Atlético-MG venceu o Cruzeiro nos pênaltis e conquistou o terceiro título seguido do Estadual. Nath Faben abriu o placar, e quando tudo se caminhava para o título das Vingadoras no tempo regulamentar, Mari Pires empatou aos 45 do segundo tempo. Nos pênaltis, a goleira Nicole brilhou, defendeu duas cobranças e foi a responsável por mais um título do Galo Mineiro.

Em 2020 e 2021, as Vingadoras também venceram o Cruzeiro na grande decisão. No primeiro ano, venceu nos pênaltis, e ano passado bateu as rivais por 1 a 0.

Em oito jogos, o Atlético-MG venceu cinco, empatou um e teve apenas duas derrotas: uma na primeira fase, para o Cruzeiro, e outra para o América-MG.

São Paulo

Após 21 anos, o Palmeiras é campeão do Paulistão Feminino. Com mais de 20 mil pessoas presentes no Allianz Parque, as Palestrinas venceram as Sereias da Vila por 2 a 1 (3 a 1 no agregado) e conquistaram o Estado pela segunda vez na história (2001 e 2022).

No jogo de ida, Sochor deixou o Alviverde em vantagem com um gol no apagar das luzes, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André: 1 a 0. Já no jogo da volta, na casa das Palestrinas, e com a força da torcida, o Palmeiras fez 2 a 1 com Bia Zaneratto (eleita a craque do jogo) e Ary Borges. Ketlen diminuiu para as Sereias.

Bia Zaneratto, além de craque do jogo, se tornou a atleta palmeirense com o maior número de gols em uma única temporada: 22 tentos em 37 partidas. A camisa 10 superou a atacante Nildinha, que marcou 21 vezes em 1999.

Campanha palmeirense: 15 jogos, 14 vitórias, dois empates, uma derrota. Foram 32 gols marcados e 12 sofridos.

Região Sul

Rio Grande do Sul

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Grêmio FBPA (@gremio)

O Grêmio quebrou uma sequência de três títulos seguidos do rival, três vices para o rival e se sagrou campeão do Gauchão Feminino em cima do próprio Internacional, na Arena do Grêmio. Na partida ida, no Beira-Rio, Inter e Grêmio empataram em 1 a 1. Já na volta, o Grêmio goleou por 4 a 1 diante da sua torcida e levantou o caneco pela quarta vez (2000, 2001, 2018 e 2022). Cássia, Luany, Karla Alves e Caty marcaram para as Tricolores. Fabi Simões diminuiu para o Inter.

Em nove jogos, o Grêmio venceu sete, empatou dois, marcou 63 gols e sofreu apenas dois. Uma campanha invicta das Gurias Gremistas.

A primeira fase do Campeonato Gaúcho foi composto por oito times divididos em dois grupos: Grupo A – Flamengo de São Pedro, Elite, Guarany e ADERGS. Grupo B – Juventude, SC Oriente, Brasil de Farroupilha, Vidal Pro. Os times de cada grupo jogaram entre si, em turno e returno, os quatro melhores colocados avançaram para a segunda fase e se juntaram a Inter e Grêmio que são as melhores equipes classificadas no Ranking Nacional de Clubes do Futebol Feminino. Segunda fase foi disputada em turno único, os quatro melhores avançaram para semi, depois final e Grêmio campeão.

Santa Catarina

Santa Catarina já tem dono é o Avaí Kindermann. O time de Caçador conquistou o seu 13º título estadual e o 12º seguido. A equipe venceu o Criciúma por 5 a 2 (9 a 2 no agregado) e levantou mais uma vez o troféu de campeão catarinense.

O campeonato foi disputado por cinco times: Avaí/Kindermann, Criciúma, Juventus, Metropolitano e PBEC. Na primeira fase todos se enfrentaram em turno único e os dois melhores colocados disputaram a final.

As Leoas conquistaram o troféu de maneira invicta e com 100% de aproveitamento: seis vitórias, em seis jogos, 40 gols marcados e apenas dois sofridos (os dois da final). O campeão vai jogar a elite do nacional e o Criciúma vai jogar a série A3.

Paraná

O rubro-negro goleou o Toledo por 4 a 0 (10 a 2 no agregado) e conquistou o tricampeonato paranaense de futebol feminino. Maiara, Sol, Duda e Lilian como foram as responsáveis pelos gols do título.

O Athletico-PR foi o único time invicto e com 100% de aproveitamento na competição paranaense com seis participantes: Athletico, Coritiba, São Braz, Toledo, Foz do Iguaçu e Rio Branco. Ao todo foram sete jogos, sete vitórias, 50 gols marcados e apenas três sofridos. Além do título, o Athletico irá jogar a série a1 de 2023.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *