Marta marca no aniversário, mas Brasil perde para a França em Caen

A Rainha Marta até comemorou o aniversário com estilo, marcando o primeiro gol da seleção brasileira contra a França na tarde deste sábado (19) em Caen. No entanto, a seleção não conseguiu manter a vantagem e foi derrotada pelas donas da casa em seu segundo compromisso no Torneio Internacional da França, competição amistosa que serve como preparação brasileira para a Copa América, que será realizada em julho.

A seleção errou passes e não conseguiu reter a posse de bola nem criar jogadas com frequência, encontrando muita dificuldade para levar a bola além da linha de meio de campo. Já as francesas se aproveitaram de uma falha da goleira Lelê para marcar o primeiro gol, mas conseguiram manter a tranquilidade e aproveitar principalmente as jogadas pelas laterais, bolas cruzadas e jogadas de bola parada para levar perigo para o time de Pia Sundhage. Os gols foram marcados por Marta, para o Brasil, e pela francesa Katoto (2).

O Brasil entrou em campo com: Letícia; Antônia (Fê Palermo), Tainara, Rafaelle e Tamires; Luana (Ana Vitória), Angelina (Duda), Ary (Gio) e Kerolin (Adriana); Debinha (Ludmila) e Marta.

Já a França de Corinne Diacre foi escalada com: Peyraud-Magnin; Bacha (Karchaoui), Tounkara, Renard e Cissoko (Périsset); Toletti, Hamraoui e Geyoro (Malard); Cascarino (Baltimore), Diani (Dali) e Katoto.

A dupla Diani e Katoto deu trabalho para a defesa brasileira. Foto: Reprodução/Twitter/@equipedefranceF

O jogo

A partida começou com a seleção francesa pressionando a saída de bola brasileira. Com uma marcação avançada, a equipe teve a sua primeira chance de ataque com uma cobrança de escanteio que resultou em cabeceio de Renard. A zagueira conseguiu pular mais alto e cabecear na direção do gol, mas a defesa brasileira conseguiu afastar o perigo.

As donas da casa mantinham a posse de bola, enquanto a seleção brasileira, ainda nervosa, errava muitos passes na saída de bola e não conseguia criar. A equipe precisou cometer faltas para parar as adversárias, e quando o cronômetro marcava 10 minutos de jogo, Tamires levou um cartão amarelo. A França colocou uma bola no travessão aos 11 minutos de jogo, quando Diani cruzou e a bola desviou no pé de Tamires. Diani, inclusive, explorava muito a lateral do campo, conseguindo ganhar a briga pela bola com Tamires.

Aos 19 minutos do primeiro tempo, a seleção brasileira abriu o placar com um gol da aniversariante Marta. Após uma troca de passes em velocidade entre Kerolin e Debinha, a camisa 9 invadiu a área adversária e foi derrubada. Na cobrança da penalidade, Marta chutou alto no meio do gol e garantiu a vantagem para o Brasil.

Teve dancinha na comemoração! Foto: Thais Magalhães/CBF

A vantagem, no entanto, não durou muito. Aos 22 minutos, Hamraoui conseguiu um chute alto e a bola pingaria na área de Lelê. Rafaelle saiu para fazer a proteção e atrapalhar Katoto, que chegava para tentar finalizar. A goleira saiu da pequena área para fazer a defesa, a bola acabou passando por baixo das pernas de Letícia e Katoto não desperdiçou, igualando o marcador em Caen.

A seleção voltou a levar perigo para as adversárias: aos 30 minutos, Ary deu um belo passe para Kerolin, que ficou cara a cara com a goleira francesa. A jogadora tentou a cobertura, mas não conseguiu e Peyraud-Magnin ficou com a bola. Na reta final da primeira etapa, a França pressionou muito a defesa brasileira, e a torcida pôde ver a atuação da linha defensiva de Pia Sundhage atuando intensamente para impedir uma virada. Com isso, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1.

Logo no comecinho do segundo tempo, aos 7 minutos, Toletti levou perigo ao gol de Lelê. A jogadora conseguiu fugir da marcação e, sozinha, recebeu um cruzamento e cabeceou para o gol brasileiro. No entanto, a arqueira estava atenta e conseguiu tirar a bola e mandar para o escanteio. Aos 10 minutos, Bacha conseguiu fazer um lançamento fechado, mas a bola não encontrou nenhuma atacante e saiu pela linha de fundo.

Toletti ameaçou o gol de Lelê. Foto: Reprodução/Twitter/@equipedefranceF

Katoto marcou o segundo gol da França aos 13 minutos do segundo tempo. A equipe conseguiu três cruzamentos na área brasileira, de um lado para o outro, sem que a defesa conseguisse interceptar. No terceiro, Katoto, bem posicionada, mandou para o fundo das redes e conseguiu a virada.

Após o segundo gol, Pia Sundhage mexeu na equipe, tirando Kerolin, Angelina e Debinha para a entrada de Adriana, Duda e Ludmila. No entanto, a equipe da França recuou e deixou mais difícil a criação de jogadas. A marcação da seleção sobre Ludmila impedia os contra-ataques em velocidade esperados pela treinadora, e o cansaço atingiu a seleção brasileira. Mesmo as entradas de Gio, Fê Palermo e Ana Vitória não conseguiram tirar o aspecto de cansaço da equipe no segundo tempo, que soube apenas se defender e praticamente não chutou a gol.

Na reta final da partida, a seleção brasileira não levou perigo ao gol da França. Os erros de passe, constantes no primeiro tempo, se mantiveram e a equipe não conseguiu encontrar um espaço para avançar. Com isso, a partida terminou em 2 a 1 para a equipe francesa. O próximo jogo da seleção brasileira será contra a Finlândia, na próxima terça-feira (22), às 14h30 (de Brasília).

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *