Brasil erra muito e estreia com vitória magra sobre Porto Rico na Copa Ouro

Brasil 1 a 0 Porto Rico - Copa Ouro Concacaf Foto: Leandro Lopes/CBF

Foto: Leandro Lopes/CBF

A seleção brasileira feminina de futebol estreou na Copa Ouro Concacaf com uma vitória magra por 1 a 0 sobre Porto Rico na madrugada desta quinta-feira (22), no Estádio Snapdragon, em San Diego, nos Estados Unidos. O resultado diante da frágil seleção caribenha, que ocupa apenas a 103ª posição do ranking mundial da Fifa, deixou a desejar, evidenciando que o problema para converter as chances criadas em gol continua sendo uma pedra no sapato do técnico Arthur Elias a cinco meses dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O treinador inovou logo no primeiro jogo do ano da seleção brasileira. A volante Julia Bianchi entrou como lateral direita (ela já atuou nessa posição na carreira, mas foi uma novidade vestindo a camisa do Brasil); e a estreante Bia Menezes foi escalada como titular pela esquerda. Elas compuseram uma linha defensiva formada por quatro jogadoras, ao lado de Lauren e Rafaelle na zaga. O time foi a campo em um 4-4-2, com Duda Santos, Ary Borges, Aline Milene e Adriana; Bia Zaneratto e Debinha completaram a lista das titulares.

Conforme o esperado diante da seleção de Porto Rico, o Brasil começou propondo o jogo, teve maior posse de bola no campo de ataque e encontrou espaço para as laterais apoiarem as jogadas ofensivas. Diante da ausência da Tamires na Copa Ouro, Bia Menezes soube aproveitar bem a oportunidade que recebeu com a amarelinha nos 65 minutos que esteve em campo. Foi pelo lado dela, na esquerda, que o time mais criou, inclusive, abusando dos cruzamentos na área.

Melhor do que nos amistosos anteriores sob comando de Arthur Elias, o meio campo brasileiro se apresentou mais dinâmico no início do jogo, com bom poder de recuperação da bola com Ary Borges e Duda Santos. Ainda assim, a equipe deixou muito a desejar na hora de completar as jogadas com maior eficiência. Aos 21 minutos, Ary Borges infiltrou na área como uma jogadora surpresa e marcou de cabeça após um cruzamento da Bia Menezes pouco mais recuada. Mas a meio-campista estava impedida e o gol foi anulado.

O Brasil chegava ao ataque com muitas jogadoras e rondava a área adversária com a movimentação de Adriana, Bia Zaneratto e Debinha. Mas pecava no penúltimo passe e nas finalizações, sem conseguir abrir o placar ainda na primeira metade do jogo. É verdade que a melhor chance brasileira bateu na trave no último lance do primeiro tempo, em um chute da Debinha após cruzamento rasteiro de Bia Menezes pela esquerda.

Além de não conseguir converter as oportunidades criadas em gol no primeiro tempo (foram 16 finalizações), a seleção brasileira sofreu seis chutes de Porto Rico contra a meta defendida pela goleira Luciana. Um deles foi fruto de uma bobeada da defesa brasileira e só não resultou em um lance perigoso porque a atacante Juelle Love furou o chute quando estava livre dentro da área, aos 43 minutos. 

Segundo tempo e gol suado

Na volta do intervalo, foi a vez de Duda Santos acertar uma bola na trave numa cabeçada após cruzamento na medida da Bia Zaneratto vindo da esquerda, aos 8 minutos. Mas o restante do jogo deixou evidente a dificuldade de criação do Brasil. O tempo corria e, mais uma vez, a equipe não era objetiva na conclusão das bolas giradas em torno da área. E, quando conseguia infiltrar na defesa porto-riquenha, o erro na tomada de decisão e a falta de precisão nas finalizações eram a tônica da atuação brasileira.

Aos 18 do segundo tempo, Arthur Elias colocou Antônia e Yasmim nos lugares de Lauren e Bia Menezes. Aos 25, foi a vez de apostar em Geyse e Gabi Nunes nas vagas de Ary Borges e Bia Zaneratto. As substituições funcionaram restando apenas 10 minutos para o fim do jogo. Adriana chegou em velocidade na linha de fundo e cruzou rasteiro para a área. A bola passou por baixo da goleira e encontrou Gabi Nunes bem posicionada na pequena área para empurrar pro fundo das redes.

Já no fim do jogo, Adriana foi substituída pela jovem Aline Gomes. Mas a história da partida de estreia do Brasil seguiu o mesmo enredo, muito diferente de quem imaginou uma goleada para abrir bem o ano. A vitória veio, é verdade, mas não convenceu. O próximo compromisso do Brasil é contra a Colômbia, que goleou o Panamá por 6 a 0. O jogo será na madrugada de sábado para domingo, novamente às 00h15, com transmissão da ESPN.

“A gente estava um pouquinho ansioso ali no último terço, sabemos que precisamos melhorar naquela parte, mas vamos trabalhar. Estamos aqui para evoluir. É um novo ano, todo mundo está voltando a jogar, ter ritmo de jogo é importante”, comentou Gabi Nunes, autora do gol da vitória brasileira sobre Porto Rico, na estreia da Copa Ouro.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *