Cadê as estrelas? Jogadoras renomadas passam em branco na 1ª rodada da Copa

Primeira rodada termina nesta segunda-feira com mais quatro jogos: oportunidade para outras grandes atletas ganharem os holofotes.

Alex Morgan desperdiçou pênalti pelos EUA / Foto: Brad Smith/ Getty Images

Com exceção de Alex Popp, que marcou dois dos seis gols da goleada da Alemanha sobre a estreante seleção do Marrocos, as principais estrelas do Mundial não fizeram brilhar os olhos do público na primeira rodada da fase de Grupos da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia.

Por enquanto, as jogadoras de referência de suas seleções passaram em branco ou sequer entraram em campo, como é o caso de Sam Kerr, principal atleta da Austrália. A atacante desfalcou a equipe por causa de uma lesão na panturrilha sofrida na véspera da estreia australiana. Ainda em recuperação, Sam Kerr tem previsão de só voltar a jogar na última partida da equipe nacional na primeira fase, diante do Canadá, no dia 31.

Mas a lista é longa. De volta à seleção após cinco anos, Ada Hegerberg não brilhou na partida de estreia da Noruega, que perdeu o primeiro jogo para a Nova Zelândia, por 1 a 0, com gol de Hannah Wilkinson. Bola de Ouro em 2018, Hegerberg se recusou a defender a equipe nacional em 2017 e não disputou a Copa do Mundo de 2019 como forma de protesto por melhores condições salariais das jogadoras. Seu retorno, portanto, era aguardado com grande expectativa desde a partida de estreia.

Já na seleção dos Estados Unidos, atual bicampeã mundial e uma das favoritas ao título, sobrou até para a jogadora que coleciona mais patrocínios individuais nesta Copa: Alex Morgan. É verdade que a atacante deu uma assistência linda de letra para Sophia Smith abrir o placar diante do Vietnã. Depois dessa pintura, porém, Morgan desperdiçou um pênalti. A cobrança foi defendida pela goleira Kim Trahn. Apesar disso, os EUA venceram a partida sem maior dificuldade por 3×0.

Nnadozie defendeu pênalti de Sinclair (Foto: AP Photo/Victoria Adkins)

Christine Sinclair, veterana de 40 anos do Canadá e maior goleadora de seleções entre homens e mulheres, também desperdiçou pênalti. Autora de 190 gols pela equipe nacional, Sinclair perdeu a chance de se tornar a primeira jogadora a marcar em seis edições de Copa do Mundo. A responsável por defender a cobrança foi a jovem goleira nigeriana Chiamaka Nnadozie, que teve motivação extra para impedir o tento da adversária. Essa partida terminou sem gols, com Canadá e Nigéria somando um ponto pelo Grupo B.

Alexia Putellas, atual melhor do mundo, só jogou no segundo tempo pela Espanha, e mesmo assim foi pouco acionada. Menos mal para as espanholas, que venceram a Costa Rica por 3×0 com boa atuação de outras jogadoras de destaque, como Aitana Bonmatí e Esther Gonzalez, que marcaram, e Salma Paralluelo.

Renard disputa bola com Khadija Shaw (Foto: Rick Rycroft/AP Photo)

Zagueira de referência da seleção francesa, Wendie Renard não conseguiu marcar para a França, nem Le Sommer ou Diani, atletas que têm forte identificação com a torcida e costumam balnçar as redes pela seleção. A equipe francesa, que teve uma mudança no comando técnico recentemente com a substituição da treinadora Corinne Diacre por Hervé Renard, empatou em 0 a 0 com a Jamaica, do técnico Lorne Donaldson, numa partida extremamente equilibrada pelo Grupo F, que também tem Brasil e Panamá.

Para fechar, a Dinamarca venceu a seleção da China com gol de Amalie Vangsgaard – a expectativa era que Pernille Harder, meia do Bayern de Munique, eleita pela UEFA melhor jogadora em 2018 e 2020, fosse o principal destaque da partida.

Sem sua maior artilheira, Vivianne Miedema, cortada por lesão, a Holanda contava com Lieke Martens para performar contra a estreante seleção de Portugal, mas a meia ofensiva não conseguiu incomodar o gol de Inês Pereira. As neerlandesas venceram as portuguesas com gol polêmico da capitã Stefanie va der Gragt, validado após confirmação no VAR.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *