Rebeca Andrade conquista 1º ouro olímpico das mulheres brasileiras em Tóquio

Foto: Marian Jeske/COB

Não tem pra ninguém: a  ginasta Rebeca Andrade conquistou o ouro na manhã de hoje, no salto sobre a mesa. Ela, que era esperança de medalha, viu as chances aumentarem após a desistência de Simone Biles, número 1 do mundo na ginástica artística.

Ela foi a terceira atleta a se apresentar e cometeu um leve erro no primeiro salto, que teve nota 15.166. Ainda assim, resolveu arriscar e tentou um salto difícil, tido por ela como um desafio pessoal. A estratégia deu certo, ela tirou 15.000 e passou a ocupar o topo, de onde não mais saiu.

Com a conquista, ela soma um ouro e uma prata e é a primeira ginasta e a quarta mulher a conseguir um ouro olímpico individual. Além dela, apenas Maurren Maggi (2008), Sarah Menezes (2012) e Rafaela Silva (2016) conseguiram o feito.

Foto: Miriam Jeske/COB

Rebeca também foi a primeira mulher brasileira a conquistar um ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Um feito que fica marcado, ainda mais com a história de superação que ela construiu para chegar até lá. A ginasta passou por três cirurgias no joelho nos últimos seis anos (uma em 2015, outra em 2017 e outra em 2019). Por conta disso, ela ficou fora de Campeonatos Mundiais, do Pan Americano de Lima e de outras competições importantes. Mas não desistiu. Seguiu treinando com a esperança de poder viver seu melhor momento na Olimpíada de Tóquio.

Miriam Jeske/COB

A pandemia adiou o sonho, mas também permitiu que Rebeca tivesse mais tempo para se preparar, tanto física, quanto psicologicamente. E em uma Olimpíada em que a maior ginasta da atualidade levantou um debate sobre a saúde mental (Simone Biles se afastou das competições por causa disso), Rebeca agradeceu muito sua psicóloga após a primeira medalha por tê-la ajudado a “controlar a mente” nos dias de competição e não ficar tão nervosa.

O que vimos hoje em Tóquio foi uma ginasta que, acima de tudo, se divertiu. E, com sorriso no rosto, ela se tornou campeã olímpica.

Agora, ela ainda disputa a final do solo amanhã e pode ampliar o número de conquistas, que já é histórico. E sobre isso, ela já garantiu: vai ter baile de favela!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *