Qual estrutura seu clube oferece para o time de futebol feminino?

Após 5 anos da 'obrigação', maioria dos times femininos ainda não têm acesso à estrutura principal dos clubes e jogam em estádios alternativos

Neo-Química Arena recebe o futebol feminino em 2022 (Foto: Dibradoras)

Há cinco anos, 13 dos 20 clubes da elite do futebol masculino precisaram criar ou reativar do zero suas equipes de futebol feminino para poderem disputar a Série A do Brasileirão. A obrigatoriedade imposta pela Conmebol escancarou a falta de incentivo dos principais clubes do país com a modalidade. Apenas Ceará, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Santos e Vasco tinham um departamento de futebol feminino antes de 2019.

Hoje, todos os clubes que figuram tanto na elite masculina quanto na feminina têm um departamento específico para o futebol de mulheres e regime de CLT (carteira assinada) para todas as suas jogadoras. Mas já está na hora de dar passos maiores na direção de uma maior equidade e integração da equipe feminina com as principais estruturas do clube. 

Levantamento feito pelo Dibradoras traz um panorama das estruturas que os principais clubes da elite do futebol brasileiro masculino oferecem às suas equipes femininas. O critério usado foi: time que está na Série A do futebol masculino e tem uma equipe na Série A1 do futebol feminino.

Nesse caso, o Vasco não entrou no levantamento porque seu time feminino está na A3; o Bahia tem um time feminino disputando a A2, assim como o Athletico-PR e o Fortaleza; a Ferroviária também não entrou por não ser um clube da elite do futebol masculino (disputa a Série C) – por isso esses clubes não cumprem o critério utilizado para o levantamento.

Flamengo, Santos e Fluminense não responderam à reportagem.

Time feminino do Palmeiras treina em Vinhedo — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estrutura

Após 5 anos da ‘obrigação’, a maioria dos times femininos ainda não tem acesso à estrutura que os clubes propiciam ao futebol masculino.

O ponto que mais chama atenção é relacionado aos locais de treinamento. Em casos como Palmeiras e Flamengo, as jogadoras treinam em centros de treinamento distantes e completamente isolados dos respectivos clubes.

Criada em 2011, a equipe rubro-negra feminina de futebol funciona em parceria com a Marinha do Brasil desde 2015 e treina no Centro de treinamento da Marinha (CEFAN), na Penha (zona Norte), enquanto o restante do departamento de futebol do clube faz as atividades no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A gente tem uma expectativa muito grande de estar integrada no CT onde está o masculino, a equipe principal, a categoria de base. Não é que a gente não se sente Flamengo, mas é importante estar inserida nesse contexto”, comentou Cristiane, atacante contratada pelo Flamengo para a temporada 2024, em entrevista ao Charla Podcast. “Foi passado pra gente que, a partir do ano que vem, seria montada essa estrutura do feminino no Ninho do Urubu. Eu torço muito para que aconteça, porque dar essa estrutura 100% pra gente exercer nossa profissão é muito importante, faz uma diferença bem grande”.

zsd

Outro clube de futebol que desponta há alguns anos entre os principais e com maior poder aquisitivo do país é o Palmeiras. Com a modalidade reativada desde 2019, o futebol feminino do Alviverde se sustenta com receitas próprias, sem depender de recursos de outras áreas do clube. Mas o CT das Palestrinas fica em Vinhedo, cidade localizada a 80 km de São Paulo, e as jogadoras usam uma academia terceirizada, com equipamentos fornecidos pela mesma empresa parceira do futebol masculino, em horários reservados às jogadoras.

O clube informou que “está trabalhando na montagem de uma academia própria para suas atletas e que as Palestrinas trabalham regularmente na Academia de Futebol, embora a sede da modalidade seja em Vinhedo (SP)” – o clube não especificou o que considera “regularmente”, mas a rotina dos treinos semanais acontece sempre no interior de São Paulo.

No final de 2022, a atacante Bia Zaneratto (que jogou no clube até 2023) já havia encorpado as críticas por um olhar mais cuidadoso do Palmeiras com a equipe feminino. “Sabemos que o Palmeiras é um só, mas queremos que seja um só na questão estrutural também. Se o Palmeiras é um só, se o que vem para o Palmeiras é direcionado para o todo, que nós tenhamos uma estrutura digna de um campeão, como somos hoje, como colocamos o nosso nome na história”, disse a atacante à Gazeta Esportiva, na ocasião.

Há também bons exemplos. Dos 11 clubes questionados, três proporcionam a estrutura que têm para o masculino também para o time feminino. São eles: Santos, Cruzeiro e Corinthians. As Sereias da Vila treinam no CT Rei Pelé, onde treina o time masculino. O mesmo ocorre com a equipe feminina cruzeirense, que faz suas atividades de preparação nas Tocas da Raposa I e II. Já o elenco feminino corintiano faz sua preparação no centro de treinamento do clube, localizado ao lado do CT Joaquim Grava, onde treina o masculino. A academia é do CT, utilizado pelas categorias em horários exclusivos para cada uma.

Errata: o Botafogo masculino treina no CT Lonier, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (atualizado em 21/03).

Elas também merecem jogar em bons estádios

O Santos estende a política de oferecer estruturas compartilhadas para os dois elencos profissionais de futebol também para os mandos de campo dos jogos. As Sereias da Vila jogam na Vila Belmiro, principal estádio do clube, onde também atua o masculino.

Nessa linha, o Botafogo estreará na Série A1 do Brasileiro Feminino atuando no Estádio Nilton Santos desde a primeira fase da competição. “Essa abordagem de compartilhamento visa otimizar o uso dos espaços e recursos disponíveis, promovendo uma gestão eficiente e integrada das infraestruturas do clube”, disse o alvinegro carioca.

Já times como Corinthians, Internacional e Palmeiras pretendem repetir a estratégia de levar jogos mais importantes ou decisivos para os seus principais estádios.

A maioria dos demais times de camisa, porém, ainda não têm hábito de colocar jogos dos times femininos nos seus principais estádios. E também não se vê um planejamento deles para que isso venha a acontecer num futuro próximo – como parte de um trabalho estratégico para engajamento da torcida. O Flamengo e o Fluminense, por exemplo, queriam que a CBF reduzisse a capacidade mínima dos estádios para jogos da Série A1 do Brasileiro feminino para que pudessem colocar suas partidas em locais ainda menores (atualmente ambos atuam no Luso Brasileiro).

Categorias de base

A maioria dos grandes clubes aumentou o orçamento do futebol feminino de 2023 para 2024. Apenas o Atlético-MG (que virou SAF) e o Santos (rebaixado no masculino) diminuíram o investimento.

O Galo, inclusive, encerrou as atividades das categorias de base do time feminino no início deste ano. As Vingadoras tinham equipe sub-17 e sub-20, inclusive, com algumas jogadoras convocadas para a base da seleção brasileira, como a atacante Alícia, que atuou na categoria Sub-15, e a zagueira Tay, na Sub-17.

“Desde 2020 que o Atlético tem categorias de base do futebol feminino, até por força da legislação. Para 2024 o clube firmou parceria com uma equipe de um projeto social da capital, que está sendo finalizada e em breve os detalhes serão divulgados”, comunicou o clube à reportagem. Assim, as mineiras que desejam ingressar em clubes de futebol de Minas Gerais começaram 2024 tendo apenas o América-MG como opção, já que o time conta com a categoria Sub-20 e marcou presença na Copinha feminina.

O Cruzeiro informou que pretende implementar a categoria de base feminina neste ano, assim como o Palmeiras, com objetivo de disputar a segunda edição da Copa São Paulo. Por sinal, a primeira edição da Copinha feminina, disputada no fim de 2023, foi um impulsionador importante nesse movimento. Outras equipes, porém, já colhem frutos do investimento feito na formação de jovens jogadoras nos últimos nos anos.

O Internacional é um deles, que despontou como uma referência na modalidade pelos títulos conquistados nos campeonatos de base. Em 2023, as Gurias Coloradas foram bicampeãs brasileiras do Sub-20 (após vencerem o São Paulo na final pelo segundo ano seguido). Em 2022, elas também foram campeãs brasileiras sub-17 (sobre o Santos). Antes, o Inter já tinha conquistado o Brasileiro da categoria sub-14 em 2021, e a Liga de Desenvolvimento sub-16 e sub-18 até 2020.

Inter na final contra o Corinthians pelo Brasileirão 2022 (Cris Mattos / Staff Images Woman / CBF)

Os principais clubes da elite que contam com as três categorias de base:

  • Corinthians: Sub-20, Sub-17 e Sub-15 (começou trabalho com base feminina em 2019)
  • Grêmio: Sub-20, Sub-17 e Sub-15 e recreação na Escola de Futebol (foram centralizadas no Complexo Esportivo da Ulbra a partir de 2024; apenas a iniciação continua ) 
  • Internacional: Sub-20, Sub-17 e Sub-15 e iniciação a partir dos 6 anos pela Escola Rubra (escola oficial do Clube), desde 2017.
  • São Paulo: Sub-20, Sub-17 e Sub-15 (a primeira categoria, a sub-17, foi criada em 2017).

Veja as respostas dos clubes na íntegra:

ATLÉTICO-MG

O Atlético-MG tem um departamento específico para o futebol feminino?
Sim, o Futebol Feminino é um departamento independente do futebol masculino, com estrutura administrativa e operacional próprias, comandado por um diretor geral, um diretor financeiro e uma coordenadora.

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? Quantos são mulheres?
Além da diretoria executiva, o departamento de futebol conta com profissionais em todas as áreas necessárias para o funcionamento e uma comissão técnica formada em sua maioria por mulheres. Destaque para as seguintes funções: Coordenadora geral, coordenadora técnica, analista de desempenho, médica, fisioterapeuta, nutricionista e roupeira.

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação a 2023?
Por questões de adequação em virtude da transformação do clube em SAF, o futebol feminino, a exemplo de todos os demais departamentos do Galo, sofreu redução no orçamento, obrigando a uma reformulação total e reestruturação dentro da nova realidade. Ainda assim, estamos buscando parceiros e investidores que possam minimizar essas mudanças e pavimentar o futebol feminino para um crescimento gradativo.

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral? 
O Futebol Feminino tem como base a Vila Olímpica, clube social do Atlético, que conta com campo oficial, vestiários e estrutura adequada para a prática do dia a dia. Em 2023 a Vila Olímpica esteve fechada para a reforma das estruturas e troca do gramado natural para o sintético. Nesse período, o futebol feminino intercalou treinamentos na Cidade do Galo e em um campo amador alugado pelo clube. Também firmamos parceria com uma academia da cidade para o uso das atletas. A reinauguração da Vila Olímpica está prevista para dentro de algumas semanas.

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida à ela para a recuperação?
As atletas lesionadas dispõem da mesma estrutura de tratamento e recuperação dos demais atletas do Atlético. Há uma equipe médica e de fisioterapia somente para o feminino, com profissionais gabaritadas e que conta com todo o suporte da equipe do Dr. Rodrigo Lasmar, diretor médico do Atlético e da Seleção Brasileira. Um dos itens da reforma da Vila Olímpica é justamente oferecer uma área de tratamento e fisioterapia exclusiva para elas, evitando assim que as jogadoras disputem espaço com atletas da base e do profissional em outros locais.

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano?
A estrutura disponibilizada para a equipe feminina é mais enxuta e menos complexa do que a usada pelo futebol masculino. Mas sempre que possível elas utilizam as instalações da Cidade do Galo, que são maiores e com equipamentos de última geração. Por questão de espaço e disponibilidade de campo, nem sempre é possível que elas usem a Cidade do Galo, por isso o clube está investindo na estruturação da Vila Olímpica. Os testes físicos seguem a mesma dinâmica e cronograma do futebol masculino, com o compartilhamento de dados entre as equipes de fisiologia e preparação física, sob a supervisão do departamento médico.

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024?
O estádio principal utilizado pelo futebol feminino é o SESC, que dispõe de um campo em excelente estado, vestiários e espaços para a torcida e imprensa. É o mesmo local utilizado também pelas equipes femininas de Cruzeiro e América e as equipes de base masculinas dos três clubes da capital. Em eventuais conflitos de datas ou impossibilidade de uso do SESC, o Atlético pode mandar alguns jogos no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (região metropolitana de BH). Paralelamente a isso, existe a possibilidade e a intenção de utilizar a Arena MRV, o recém-inaugurado estádio do Atlético, em jogos específicos e que não coincidam com o time masculino.

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)? 
Sim, todas as atletas contratadas possuem carteira assinada.

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando?
Desde 2020 que o Atlético tem categorias de base do futebol feminino, até por força da legislação. Para 2024 o clube firmou parceria com uma equipe de um projeto social da capital, que está sendo finalizada e em breve os detalhes serão divulgados.

BOTAFOGO

O Botafogo tem um departamento específico para o futebol feminino?
Sim.

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? E quantos desses profissionais são mulheres? (Se possível, especificar qual é a função de cada um) 
O departamento de futebol feminino é composto por cerca de 40 profissionais dedicados exclusivamente a essa área. Aproximadamente 50% desses profissionais são mulheres. A equipe é estruturada de maneira abrangente, abordando diversas funções especializadas, incluindo, mas não se limitando a, treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos, analistas táticos e outros especialistas.

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação ao de 2023?
Em 2024, o Botafogo destinou um aumento no investimento para o time feminino em comparação aos anos anteriores, como parte de uma estratégia focada no contínuo fortalecimento e desenvolvimento da equipe. No entanto, por decisão estratégica, o clube opta por não divulgar valores específicos do orçamento. 

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral?
Desde 2023, a equipe feminina principal realiza seus treinamentos nas instalações do Estádio Nilton Santos. O campo de treinamento é composto por gramado sintético. A academia, por sua vez, é parte integrante das instalações do clube e é utilizada de forma compartilhada entre os diferentes departamentos de futebol. Essa abordagem de compartilhamento visa otimizar o uso dos espaços e recursos disponíveis, promovendo uma gestão eficiente e integrada das infraestruturas do clube.

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida à ela para a recuperação?
Em casos de lesões de atletas, o clube dispõe de uma estrutura dedicada no departamento médico para proporcionar a devida recuperação. Contamos com instalações e profissionais especializados, visando não apenas a reabilitação eficaz, mas também a prevenção de lesões.

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano?
Todas as estruturas do clube são utilizadas de forma compartilhada entre os departamentos de futebol visando otimização dos espaços.

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024?
Estádio Nilton Santos e Estádio Ronaldo Nazário.

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)?
Sim.

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando?
Sim, desde 2022, o Botafogo estabeleceu com êxito a categoria de base feminina, focada na formação de talentos sub-20. Nesse período, destacamos a recorrência de atletas dessa categoria sendo convocadas para a seleção brasileira, juntamente com conquistas expressivas, incluindo o bicampeonato estadual, o 4º lugar no campeonato brasileiro da categoria e o vice-campeonato na Copa São Paulo Feminina, demonstrando o impacto positivo e a qualidade do programa de desenvolvimento do clube.

CORINTHIANS

Tem um departamento específico para o futebol feminino? 
Sim

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? E quantos desses profissionais são mulheres?
Cerca de 35 pessoas, sendo cerca de 50% mulheres (Direção, coordenação metodológica de base, adjunta administrativa de base, coordenação administrativa, auxiliar administrativa, executiva de futebol, preparadora física, fisioterapeuta, médica, psicólogas, enfermeira, auxiliares técnicas, nutricionista, comunicação, segurança)

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação ao de 2023?
O clube não expões questões financeiras.

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral? 
Os treinos são realizados no centro de treinamento do clube, localizado ao lado do CT Joaquim Grava. São campos de grama natural e a academia é do centro de treinamento, utilizado pelas categorias em horários exclusivos para cada.

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida à ela para a recuperação?
Toda a estrutura médica disponível no clube, de acordo com a necessidade de cada lesão.

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano?
Todos os atletas do clube podem usar as dependências em caso de necessidade, especialmente médica (recuperação ou realização de exames específicos).

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024?
Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha) e, em momentos estratégicos, a Neo Química Arena.

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)? 
Sim.

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando?
Sim. Do sub-15 ao sub-20 (e suas ramificações). As atividades de base iniciaram em 2019.

Cruzeiro

O Cruzeiro tem um departamento específico para o futebol feminino? 
Sim. No organograma do Cruzeiro SAF, a diretoria executiva de futebol é responsável por todas as categorias do clube, com uma liderança designada para base masculina (Fabrício Vasconcellos) e outra para o futebol feminino (Kin Saito). 

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? E quantos desses profissionais são mulheres?
20 profissionais: diretora de futebol feminino, coordenadora técnica, supervisora, treinador, auxiliar técnica (processo seletivo), preparador de goleiras, 2 analistas de desempenho, preparador físico, fisioterapeuta, médico, fisiologista, nutricionista (processo seletivo), roupeiro, auxiliar de campo, psicóloga (processo seletivo), 2 estagiárias (processo seletivo), assessora de imprensa, fotógrafo.

7 mulheres*: diretora (Kin Saito), coordenadora técnica (Bárbara Fonseca), supervisora (Hellen), auxiliar técnica (processo seletivo), analista de desempenho (Ciellen Silva), fisioterapeuta (Bruna Rabelo), assessora de imprensa (Maria Clara Valle)

*os processos seletivos para psicóloga, nutricionista e estagiárias da comissão estão em andamento e sem recorte de gênero pré definido;

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação ao de 2023?
Sim. O futebol feminino do Cruzeiro ampliou o orçamento em 2024. 

*destaque: o primeiro patrocínio anunciado pelo Cruzeiro foi exclusivo ao futebol feminino (master), da produtora de aço Gerdau. Apoiam as Cabulosas: Gerdau, Cimed, Betfair e Supermercados BH.

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral? 
Nas estruturas de CT do Cruzeiro: Toca da Raposa 1 e Toca da Raposa 2. Há os dois tipos de grama. Uso de academia no horário do futebol feminino é exclusivo para elas.

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida à ela para a recuperação?
Quando há uma atleta lesionada, a estrutura e a metodologia da área de Saúde & Performance seguem a mesma linha de atuação entre as categorias do Cruzeiro. Além disso, o clube reconhece a importância dos protocolos preventivos e de monitoramento. Para cada caso, há reuniões periódicas internas entre medicina, fisioterapia, fisiologia, preparação física e nutrição para alinhar os processos de recuperação e de manutenção do condicionamento.

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano?
Sim. O Cruzeiro promove a integração do futebol feminino e atua pelo sentimento de pertencimento, justamente no sentido de estrutura, equipamentos, protocolos, condições de trabalho, campos, materiais, profissionais e etc. Esse é um compromisso desde o início da gestão Cruzeiro SAF e a cada dia trabalhando para transformar em passos sólidos.

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024?
O futebol feminino tem algumas opções na cidade de Belo Horizonte e interior, e irá conduzir a seleção de estádios baseados em diferentes estratégias, contextos e objetivos do jogo, além de respeitar os critérios de cada competição.

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)? 
Sim. Contratos profissionais em formato CLT + direito de imagem.

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando?
Implementação em 2024. Em breve divulgaremos detalhes da base das Cabulosas.

GRÊMIO

O Grêmio tem um departamento específico para o futebol feminino? 
Sim. Em 2017 reativamos o departamento e segue em constante crescimento. 

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? E quantos desses profissionais são mulheres?
14 mulheres e 10 homens.

Marianita Nascimento (diretora), Karina Balestra (diretora adjunta), Sandra Dalmas (diretora da base).

Álvaro Prange (coordenador), Patrícia Gusmão e Osmar Lima (supervisores), Marina Schonardie (auxiliar de administração), Thaissan Passos (treinadora), Gisele (auxiliar técnica), Thales Medeiros (preparador físico), Solani Farias (treinadora de goleira), Fernanda Pilatti (auxiliar técnica de goleiras do elenco principal e preparadora de goleiras do sub-15), Juliana Pedroso (médica), Rubia Godinho, Vanda Rigotti e Luiza Grazziontin (fisioterapeutas), Carin Soares (massoterapeuta), Gilberto de Almeida (roupeiro), Gabriel de Oliveira (analista de desempenho), Fernanda Rosetti Quadros (nutricionista), Rubens Franco (treinador sub-17 e sub-20), Matheus Soares (preparador físico), Ryan Kuno (treinador e preparador físico de goleiras da base), Carla Tatiane Antônio (roupeira), Vitor dos Santos (treinador sub-15) e Thales Oliveira (preparador físico).

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação ao de 2023? 
O Grêmio segue investindo cada vez mais na modalidade. Uma das novidades deste ano é o uso em sua totalidade, da nova estrutura prevista, o Complexo Esportivo da Ulbra, localizado em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Com isso, a sede do elenco deixa de ser o Estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí. Sobre orçamento, o Clube não abre números. 

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral? 
A partir de 2024, nova sede do Departamento é o Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas-RS. São dois campos suplementares de grama natural. Dois campos de futebol sete, academia e três ginásios multiuso, um alojamento que dispõe de 17 apartamentos, auditório, vestiários e refeitório. 

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida a ela para a recuperação? 
Temos estrutura para a recuperação das atletas; desde equipamentos, profissionais capacitados, hospitais e clínicas parceiras. A equipe profissional feminina hoje, por meio da parceria com o Hospital Moinhos de Vento, conta com exatamente a mesma estrutura de exames, diagnósticos e avaliações do futebol masculino profissional. Também na nova parceria com a Ulbra, temos uma academia de excelente qualidade, campos de treinamento em ótimas condições, o que ajuda em um processo de prevenção de lesões. Além disso, o Departamento de Ciência, Saúde e Performance está buscando qualificar cada vez mais o corpo clínico do Futebol Feminino. E cabe destacar que existe uma integração de profissionais das modalidades feminina e masculina, em especial da preparação física e nutrição.

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano? 
O Futebol Feminino tem sua estrutura própria, mas também usufrui de forma igualitária de equipamentos da estrutura do futebol masculino. Por exemplo, atletas que retornam de lesão ou necessitam de avaliçõesrecorrentes como a isocinética, usufruem dos mesmos equipamentos, estes disponíveis no CT da equipe masculina principal. A partir de fevereiro, o Departamento de Ciência, Saúde e Performance receberá novos aparelhos para avaliações de controle, que serão destinados tanto para o masculino como feminino. -Jogos das Gurias Gremistas são sediados no CT Presidente Hélio Dourado (CT base masculina) e também na Arena. 

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024? 
CT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (região metropolitana de POA) e na Arena. 

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)? 
Sim. Todo elenco feminino profissional possui contrato profissional na carteira de trabalho. 

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando? 
Sim. A partir deste ano, todas as categorias(Sub-15, Sub-17 e Sub-20) tiveram a sede centralizada no Complexo Esportivo da Ulbra. Permanece apenas na Escola de Futebol a parte de recreação. Antes disso, a Escola de Futebol do Grêmio comportava duas categorias: (Sub-15, Sub-17). O Departamento de Futebol Feminino ativou em 2018 a categoria Sub-18. No último ano, a Sub-18 passou a ser Sub-20.

INTERNACIONAL

Tem um departamento específico para o futebol feminino? 
Sim, vinculado à Vice-Presidência de Futebol.

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? E quantos desses profissionais são mulheres?
21 profissionais; 7 mulheres.

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação ao de 2023?
R$ 9,5 milhões; aumento de 23%

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral? 
Sesc Protásio Alves; desde 2020; gramado natural; academia com uso exclusivo

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida à ela para a recuperação?
Médicos, fisioterapeutas, rede de profissionais da Unimed (nacional) e Uniodonto (nacional)

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano?
CT Morada dos Quero-Queros, da Base masculina, de forma pontual, para mando de jogos

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024?
Sesc Protásio Alves e Beira-Rio

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)? 
Sim.

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando?
Sim. Sub 20, Sub 17, Sub 15 e iniciação – a partir dos 6 anos – através da Escola Rubra (escola oficial do Clube); desde 2017.

PALMEIRAS

Tem um departamento específico para o futebol feminino? 
Sim.

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? E quantos desses profissionais são mulheres?
O Departamento de Futebol Feminino conta atualmente com 47 profissionais, sendo 29 jogadoras. O staff tem seis mulheres, que exercem as seguintes funções: treinadora, videomaker, social midia, assessora de imprensa, nutricionista e psicóloga. 

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação ao de 2023?
A cada temporada, o projeto recebe mais investimentos, a fim de oferecer condições de trabalho cada vez melhores às atletas. Cabe salientar que, desde 2021, o futebol feminino do Palmeiras se sustenta com receitas próprias, sem depender de recursos de outras áreas do clube.

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral? 
Desde 2019, as Palestrinas treinam em um campo de grama natural, mantido pela empresa World Sports e de uso exclusivo das atletas do clube, na cidade de Vinhedo (SP). Atualmente, a equipe utiliza uma academia terceirizada, com equipamentos fornecidos pela mesma empresa parceira do futebol masculino, em horários reservados às jogadoras – o Palmeiras está trabalhando na montagem de uma academia própria para suas atletas.

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida à ela para a recuperação?
O Palmeiras conta com a melhor estrutura de fisioterapia do futebol feminino brasileiro, com equipamentos modernos e profissionais qualificados, proporcionando plena recuperação às suas atletas. Quando há necessidade, a estrutura da Academia de Futebol também está à disposição das jogadoras – em 2023, a atacante Bia Zaneratto e as goleiras Tapia e Natascha se trataram de lesões no centro de excelência.

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano?
As Palestrinas trabalham regularmente na Academia de Futebol, embora a sede da modalidade seja em Vinhedo (SP). Em 2023, por exemplo, a equipe feminina realizou toda a pré-temporada no centro de excelência.

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024?
As Palestrinas mandam os seus jogos no Allianz Parque e no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí (SP) – nos últimos três anos, aliás, o Palmeiras foi o grande clube da capital que mais jogos de futebol feminino realizou em seu principal estádio. A partir deste ano, a equipe poderá atuar também na Arena Barueri.

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)? 
Sim. 

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando?
Visando a captação de jovens talentos para o time principal, o Palmeiras está montando uma equipe feminina sub-20, que disputará a Copa São Paulo nesta temporada.

SÃO PAULO

Tem um departamento específico para o futebol feminino?
Sim. Existe um departamento de futebol feminino profissional e um departamento de futebol de base.

O departamento de futebol feminino é formado por quantos profissionais? E quantos desses profissionais são mulheres?
Atualmente temos 20 profissionais atuando no futebol feminino profissional, sendo 10 mulheres. Diretora, preparadora física, roupeira, médica, duas fisioterapeutas, nutricionista, auxiliar administrativa, jovem aprendiz e coordenadora de comunicação.  

Qual o orçamento previsto para o time feminino em 2024? Teve aumento em relação ao de 2023?
O clube não divulga o orçamento. Sim, teve aumento.

Onde a equipe feminina principal treina e desde qual ano? O campo é sintético ou de grama natural? A academia é de uso exclusivo delas ou divide com outra equipe/público em geral?
No Complexo Social do Morumbi (sintético) e no CFA Laudo Natel (grama natural), desde 2019. A academia é de uso em conjunto com a equipe de basquete. Cada equipe em um horário, conforme a programação semanal. 

Quando há atleta lesionada, qual é a estrutura oferecida à ela para a recuperação?
Atualmente contamos com uma fisioterapia dentro do Estádio do Morumbi, com todos os equipamentos necessários para a recuperação das atletas, além de uma médica, duas fisioterapeutas e dois estagiários de fisioterapia como auxiliares, exclusivos do futebol feminino profissional. Os profissionais se dividem em turnos da manhã e tarde, para realizar todos os atendimentos necessários em campo e fora dele.

Alguma estrutura (local de treinamento, equipamento de academia ou de testes físicos, etc) que o clube disponibiliza para o time masculino é também disponibilizada ao time feminino? Se sim, qual? É algo pontual ou é disponível de forma perene, em qualquer momento do ano?
As atletas têm acesso aos campos e equipamentos de Cotia, além da estrutura oferecida no Complexo Social do Morumbi. E pontualmente acesso a equipamentos na Barra Funda para testes físicos. 

Quais os locais/estádios que o clube mandará seus jogos do feminino em 2024?
Estádio do Morumbi e CFA Laudo Natel (Cotia).

Todo o elenco feminino é remunerado com regime de CLT (carteira assinada)?
Todas as atletas são remuneradas com regime CLT desde a retomada do futebol feminino profissional no clube, em 2019.  

O clube tem categorias de base feminina? Se sim, quais e desde quando?
Sim. Temos as categorias sub-15, sub-17 e sub-20. A primeira categoria, a sub-17, foi criada em 2017.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *