Com Espanha x Suécia, Edina se torna árbitra brasileira com mais jogos apitados em Copas

Foto: Mark Metcalfe / FIFA

Não será da forma que esperávamos, mas o Brasil esteve presente nas semifinais da Copa do Mundo de Futebol Feminino e fazendo história: na partida que colocou a Espanha como primeira finalista desta edição ao vencer a Suécia por 2×1, nesta terça-feira (15), a arbitragem foi comandada por Edina Alves, e as assistentes Neuza Back e Leila Cruz.

Com um detalhe que torna tudo ainda mais especial: Edina entrou para a história nesta semifinal como a profissional de arbitragem do país com mais jogos apitados em Mundiais – entre homens e mulheres.

Espanha x Suécia foi o oitavo jogo de Edina em duas Copas do Mundo. Antes, ela se igualava a Carlos Eugênio Simon com sete duelos em três edições de Mundiais: 2002, 2006 e 2010. Na Copa da Austrália e da Nova Zelândia, Edina apitou Austrália x Irlanda e Coreia do Sul x Marrocos na fase de grupos, além de Japão x Noruega nas oitavas de final.

A árbitra brasileira também apitou quatro jogos na Copa da França em 2019, sendo um deles a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos. Naquele mesmo ano, ela integrou o primeiro trio feminino na arbitragem brasileira em Copas do Mundo, ao lado de Neuza Back e Tatiana Sacilotti.

Edina apitou Japão x Noruega (Foto: Hagen Hopkins/FIFA)

A conquista trouxe elogios de colegas e ex-colegas da arbitragem, como Sandro Meira Ricci, que usou as redes sociais para enaltecer o feito de Edina. “Tenho muito orgulho dessa mulher que conquistou o Mundo, apesar de todo o preconceito e machismo que enfrenta diariamente! Provavelmente tem gente que ainda assim diminuirá essa conquista na história da arbitragem brasileira. Mas enquanto os cães ladram, a Edina passa! Parabéns ‘garotinha gigante’! Vc é a maior de todos os tempos!”, publicou o ex-árbitro.

Curiosidades

Neuza Back e Edina Alves são amigas pessoais (Foto: Arquivo pessoal)

Nascida em Goioerê, no Paraná, Edina praticava basquete na adolescência e também chegou a jogar futebol, mas se encontrou mesmo na condução dos jogos. Formou-se na arbitragem em 2001 e, desde 2007, faz parte do quadro da CBF, tornando-se a árbitra com mais jogos na história do Brasileirão. Ela também pertence ao quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol e da Conmebol.

Aos 43 anos, é considerada a quarta melhor árbitra do mundo. Além dessas duas edições de Copa do Mundo, Edina foi responsável por conduzir partidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio realizados em 2021, no Mundial de Clubes de 2020 e é árbitra Fifa desde 2016.

Na semifinal entre Espanha e Suécia pela Copa Feminina, não faltou entrosamento à equipe brasileira. Edina e Neuza Back são amigas pessoais e, além de jogos e amor pela arbitragem, dividem um apartamento.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *