Ana Lorena Marche volta à Federação Paulista como diretora do feminino após saída da CBF

Foto: Thaís Magalhães/CBF

Após um ano e meio como coordenadora de seleções femininas da CBF, Ana Lorena Marche volta à Federação Paulista de Futebol (FPF) como diretora de futebol feminino. A informação foi confirmada pelo Dibradoras, mas a entidade só anunciará a novidade oficialmente nesta semana. 

A dirigente havia assumido o cargo na CBF em fevereiro de 2022 e foi responsável, por exemplo, por planejar a logística e a preparação da seleção feminina para a Copa do Mundo na Austrália. Apesar do desempenho frustrante, a seleção teve uma melhora substancial no planejamento, desde a estrutura inédita na viagem a uma preparação na cidade base com maior antecedência.

Diante da eliminação da seleção comandada pela técnica sueca Pia Sundhage na fase de grupos do Mundial, Ana Lorena foi demitida da CBF em 25 de agosto, junto a uma grande reformulação promovida pela entidade na gestão do futebol feminino. Pouco mais de um mês depois, Ana Lorena está prestes a retornar à Federação Paulista, onde trabalhou por pouco mais de dois anos.

Educadora física de formação, Ana Lorena chegou à Federação Paulista pela primeira vez em dezembro de 2019 como coordenadora de futebol feminino. Após oito meses, ela foi promovida a diretora da modalidade na entidade paulista para substituir Aline Pellegrino, que havia assumido a recém-criada coordenação de competições da modalidade na CBF. Agora, Ana Lorena volta à FPF como diretora de futebol feminino com ainda mais bagagem.

Ana Lorena Marche ao lado de Aline Pellegrino na CBF | Foto: CBF

Antes de chegar na Federação Pauslita, Ana Lorena trabalhou duas temporadas coordenando o futebol feminino da Ferroviária. Na gestão dela, as Guerreiras Grenás foram campeãs brasileiras e vice-campeãs da Libertadores em 2019. Essa experiência colaborou para que Ana Lorena olhasse com ainda mais atenção para o potencial do interior do estado e a importância do fomento em ações que atraíssem garotas mais jovens para o futebol feminino.

O interesse de Ana Lorena pela área de gestão no esporte começou ainda na faculdade, em 2016. “Eu percebi que não tinha nada de desenvolvimento de gestão no feminino, comecei a desenvolver esse projeto dentro da Universidade do Futebol e foi quando conheci a Aline Pellegrino”, contou ao Dibradoras, quando havia assumido a coordenação da Federação Paulista, em 2020.

Em janeiro de 2017, Ana Lorena pediu aviso prévio de 6 meses na Universidade do Futebol e em fevereiro ela conheceu profissionais da Ferroviária em um evento da CBF Social, em Araraquara. Pouco depois, veio a proposta para trabalhar no clube. Desde então, Ana Lorena vem plantando sementes e sendo peça valiosa para o futebol feminino colher frutos positivos no seu desenvolvimento, seja no âmbito de clube, federação ou confederação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *