Dois amistosos com Canadá marcam o início da jornada de Arthur Elias na seleção

Foto: Joilson Marconne/CBF

Na segunda convocação à frente da seleção brasileira feminina, Arthur Elias voltou a chamar Cristiane e Marta no anúncio feito nesta segunda-feira (2), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca (RJ). Ao invés de 30 nomes para um período de treinos como na primeira convocação em 1º de setembro, desta vez o treinador chamou 24 atletas para dois amistosos contra o Canadá, que serão disputados na Data FIFA de 23 a 31 de outubro.

“O Canadá é uma equipe forte, campeã olímpica e com certeza vai fazer com que a nossa seleção seja testada em todos os momentos e fases do jogo. A ideia é dar uma minutagem, se não pra todas, pra boa parte das jogadoras para elas poderem estar com a seleção e poderem colocar em jogo, ainda que amistoso, tudo aquilo que a gente trabalhou na última convocação em treinamentos”, comentou o treinador. Assim como a seleção brasileira, a equipe canadense teve uma campanha frustrante na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia sem avançar da fase de grupos.

Ainda assim, Arthur destacou que, ao poucos, conseguiu implementar uma nova mentalidade nas jogadoras, além de ter criado um ambiente favorável pra seleção e feito com que as atletas entendessem o novo modelo de jogo. “Fiquei muito satisfeito com o desempenho das 30 atletas que levei e, agora, vejo que a seleção está preparada para ser testada em nível internacional”, declarou. “Espero um Brasil com mais posse de bola, mas uma posse efetiva e criando chances, fazendo gols. Agora é testá-las em jogo internacional”, completou o treinador.

Entre as novidades da segunda convocação de Arthur Elias pra seleção estão a zagueira Lauren e a atacante Gabi Nunes, que estiveram na Copa do Mundo e não foram relacionadas para o primeiro treinamento comandado pelo novo treinador da equipe brasileira.

Lauren passou pela seleção sub-20 e foi para a Copa do Mundo com a seleção principal (Foto: CBF)

“São duas jogadoras excepcionais, talentosas e jovens ainda. A Lauren trocou de clube recentemente (foi do espanhol Madrid para o estadunidense Kansas City), é uma jogadora que conheço há bastante tempo, com certeza vai nos ajudar, vai ser importante ela estar conosco nesta convocação e o sistema de jogo escolhido para, pelo menos, uma das duas partidas favorece a escolha de mais uma zagueira”, explicou o treinador, que convocou novamente as outras quatro jogadoras da zaga chamadas anteriormente.

Já entre as atacantes, Arthur disse que as jogadoras que podem fazer a posição de camisa 9 testadas no período de treinamento realizado na Granja Comary de 18 a 26 de setembro foram bem, mas Nycole, Amanda Gutierres e Jheniffer ficaram fora desta nova lista para os amistosos de outubro. Na posição, apenas Cristiane voltou a ser chamada.

Gabi Nunes esteve com o Brasil na Copa do Mundo da Austrália | Foto: Iconsports

“A Cris ficou nessa função e, agora, é a oportunidade da Gabi Nunes também mostrar toda a qualidade dela pra gente com o grupo da seleção”, disse o técnico. “E a Gabi Nunes também é uma jogadora que eu conheço desde a sua formação dos 14, 15 anos. Estivemos juntos muito tempo. É uma jogadora que tem feito muitos gols, ela é goleadora, uma jogadora de área”, completou.

Já Aline Gomes foi uma das ausências sentidas na primeira convocação de Arthur Elias na seleção feminina que também não foi acionada nesta segunda Data Fifa. “A Aline Gomes é uma jogadora superjovem e as coisas aconteceram muito rápido pra ela recentemente, algo que a gente precisa ter um certo cuidado. Mas eu já falei com ela na final do Brasileiro, que ela estava nos planos e vai estar sempre”, comentou o treinador, após ser questionado sobre a atacante de 18 anos tida como joia do futebol brasileiro até agora não ter sido chamada por ele para a seleção principal.

Mas Arthur Elias acrescentou à explicação que o momento da Aline Gomes talvez não seja o ideal para estar entre as suas comandas. “Ela ficou fora da titularidade da Ferroviária nas duas finais do Brasileiro, também de um clássico contra o Palmeiras e foi recentemente convocada pela Simone (Jatobá na seleção sub-20). Ela foi muito bem lá, a gente acompanhou e ela vai fazer esse processo nas categorias de base também, assim como na categoria principal”, ponderou Arthur.

Agora, a opção do treinador foi por dar oportunidade a outras jogadoras. “Até porque a gente tem um grupo de pelo menos 45 jogadoras sendo observadas mais de perto, neste primeiro momento, para escolher as 18 ou 22 atletas que vão pros Jogos Olímpicos”, esclareceu Arthur.

Simone Jatobá também convoca seleção sub-17

Simone Jatobá convocou a seleção feminina sub-17 para três amistosos na Costa Rica | Foto: Joilson Marconne/CBF

No mesmo palco em que Arthur Elias fez a convocação da seleção principal, depois a técnica Simone Jatobá anunciou a lista das 23 jogadoras que representarão a seleção feminina sub-17 em três amistosos entre 31 de outubro a 6 de novembro, em San José, na Costa Rica. Os jogos fazem parte da preparação da equipe para o Sul-Americano da categoria, que será disputado no primeiro semestre de 2024.

O primeiro amistoso será contra a Costa Rica, em 31 de outubro, depois contra a Colômbia, em 3 de novembro e, por fim, enfrenta o México em 6 de novembro. Antes da viagem, a equipe brasileira comandada por Simone Jatobá terá uma preparação de 9 a 29 de outubro, em Pinheiral, no interior do Rio de Janeiro. 

As convocadas para a seleção principal

Goleiras
Leticia Izidoro – Corinthians
Luciana – Ferroviária
Camila – Santos

Zagueiras
Rafaelle – Orlando Pride (EUA)
Tainara – Bayern de Munique (ALE)
Kathellen – Real Madrid (ESP)
Antonia – Levante (ESP)
Lauren – Kansas City (EUA)

Laterais
Tamires – Corinthians
Yasmim – Corinthians
Bruninha – Gotham (EUA)

Meio-campistas
Ary Borges – Racing Louisville (EUA)
Luana – Corinthians
Duda Sampaio – Corinthians
Angelina – O.L Reign (EUA)

Atacantes
Kerolin – North Carolina (EUA)
Debinha – Kansas City (EUA)
Bia Zaneratto – Palmeiras
Geyse – Manchester United (ING)
Gabi Portilho – Corinthians
Adriana – Orlando Pride (EUA)
Marta – Orlando Pride (EUA)
Cristiane – Santos
Gabi Nunes – Levante (ESP)

As convocadas para a seleção sub-17

Goleiras 
Isadora Faichel – Ferroviária
Ana Morganti – Corinthians

Defensoras
Ana Elisa – Ferroviária
Marina Camacho – Ferroviária
Gio Mazzotti – São Paulo
Taiany Latife – Atlético Mineiro
Vitória Mirela – Fortaleza
Gabi Gadotti – Santos
Carol Vidal – Grêmio
Rafaela Rocha – Corinthians
Heloisa Baccan – São Paulo

Meio-campistas
Fran Moreira – São Paulo
Thais Bichoff – Ferroviária
Giovanna Waksman – F.C Florida Academy (EUA)
Julia Vaini – São Paulo
Lorenza Cavalcante – São Paulo

Atacantes
Duda Lima – Grêmio
Abigail Batts – United Futbol Academy (EUA)
Vitória Barreto – Imperial
Ana Clara – Internacional
Duda Pontes – São Paulo
JuJu Harris – Florida United (EUA)
Camile Abreu – Santos

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *