Austrália x Irlanda é o maior público em jogo único na história da Copa Feminina

Recorde de público de futebol feminino na Austrália com 75.784 espectadores no estádio Olímpico de Sydney, o jogo em que as donas da casa venceram a Irlanda por 1×0 na abertura do Mundial tem também outra marca: a de maior número de pessoas num jogo único de Copa do Mundo Feminina.

De acordo com dados da Fifa, o recorde absoluto de público é da Copa de 1999, realizada nos Estados Unidos: 90.185 pessoas no encerramento do Mundial. O segundo também é da mesma edição, com 78.972 espectadores na abertura. A diferença é que, nas duas ocasiões, houve rodada dupla: com um ingresso era possível assistir duas partidas no mesmo dia e local.

Kristine Lilly e Mia Hamm (Foto: John Mena)

Na final, realizada em 10 de julho no estádio Rose Bowl, em Pasadena, primeiro houve disputa do terceiro lugar, em que o Brasil venceu a Noruega nos pênaltis. Em seguida, aconteceu a disputa pelo título, com os EUA superando a China também nas penalidades.

Na abertura daquela edição, quem se dirigiu ao Giants Stadium, em New Jersey, no dia 19 de junho, pôde assistir a EUA 3×0 Dinamarca e, na sequência, a goleada de 7×1 que o Brasil aplicou no México.

Outra curiosidade é que esse é o primeiro jogo sem Estados Unidos ou Brasil na disputa que “chamou” mais de 73 mil pessoas ao estádio numa Copa do Mundo de Futebol Feminino. Nas duas ocasiões do Mundial de 1999 com rodada dupla, ambos países estiveram em campo – embora não tenham se enfrentado nessas partidas.

Ainda em 1999, no jogo em que os EUA venceu o Brasil por 2×0 pelas semifinais, o público registrado foi de 73.123 espectadores. Essa marca foi superada apenas 12 anos depois por Alemanha x Canadá, na abertura da Copa do Mundo de 2011, que contabilizou 73.680 pessoas.

Louise Quinn e Clare Hunt disputam bola (Foto: INPHO/ Ryan Byrne)

Ou seja, além de Alemanha e Canadá, Austrália e Irlanda agora fazem parte do seleto grupo de equipes que colocaram mais de 73 mil pessoas em um estádio para uma partida de Copa do Mundo sem Brasil ou Estados Unidos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *