Dez meses após lesão, Marta volta à seleção em ano de Copa

Principal nome do futebol feminino do Brasil, Marta voltou a figurar na seleção brasileira na primeira convocação da técnica Pia Sundhage no ano da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia, que será disputada de 20 de julho a 20 de agosto.

A jogadora eleita seis vezes melhor do mundo ficou distante dos gramados por dez meses, após ter rompido o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, em março de 2022, durante jogo pelo Orlando Pride. Recuperada, Marta retorna à seleção para a She Believes Cup, torneio nos Estados Unidos em que o Brasil enfrentará as donas da casa, o Japão e o Canadá na Data FIFA de 16 a 22 de fevereiro. 

“A Marta não está jogando há um ano, mas será um sentimento muito bom vê-la de volta. Sempre que ela chega no time, é excelente. Se ela for tão boa quanto antes, ela dará o seu melhor. Senão, vamos encontrar uma maneira de fazer com que ela brilhe de uma forma ou de outra”, disse Pia, durante a convocação, realizada na tarde desta terça-feira (31/02), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. “Nós precisamos de jogos, de treinamentos, de prática. A Marta precisa começar a jogar no Orlando também. Mas fico muito animada sempre que puder ficar perto desse tipo de jogadora, porque ela faz muita diferença”, completou a treinadora.

 


A preocupação com a questão física de Marta é inquestionável. A primeira lesão dessa gravidade na carreira da atacante chegou aos 36 anos e ela ainda não retornou às competições no clube em que atua nos Estados Unidos. Mas a convocação para a seleção brasileira no primeiro e mais importante compromisso do Brasil nesta reta final de preparação para o Mundial é um indício de que, muito provavelmente, Marta disputará mais uma Copa do Mundo. Ao menos, essa é a vontade demonstrada pela sueca Pia Sundhage. 

Durante a recuperação, Marta mostrou muita força mental e física. Cinco meses após a cirurgia realizada em 14 de abril, a jogadora falou sobre a vontade de voltar à seleção o quanto antes para poder disputar seu último Mundial. “Eu tenho plena consciência de que é um trabalho (de recuperação) muito complicado, árduo, difícil, mas com muita dedicação, muita força de vontade – que são coisas que só dependem de mim -, poderei estar novamente na Seleção com as meninas. Espero ano que vem estar com elas também”, comentou a atacante, em setembro de 2022, durante a cerimônia de inauguração da própria estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF.

A camisa 10 do Brasil estava entre as convocadas de Pia para os amistosos contra Espanha e Hungria, em abril do ano passado, quando sofreu a lesão e precisou ser cortada. Gabi Portilho, do Corinthians, foi chamada para a vaga. Esses jogos foram preparatórios para a Copa América, competição mais importante de 2022 e que Marta também não pôde participar. Por sinal, o torneio continental – que a seleção brasileira saiu campeã e com a vaga assegurada para a Copa do Mundo – foi a primeira grande competição do Brasil sem Marta desde 2003.

Agora, a craque brasileira pode ganhar como presente de aniversário a volta aos gramados com a seleção. Ela completará 37 anos em 19 de fevereiro,  durante a She Believes Cup. Seu último aniversário também foi comemorado em campo com a equipe do Brasil. Foi quando a camisa 10 marcou o último gol dela defendendo a amarelinha, apesar de o Brasil ter terminado derrotado pela França, por 2 x 1, no Torneio da França Feminino de 2022. 

A exemplo de Marta, outras jogadoras voltaram a ser relacionadas na seleção brasileira após se recuperarem de lesão, casos da zagueira Rafaelle e da atacante Nycole Raysla. As outras novidades ficaram por conta das novas oportunidades dadas pela técnica Pia à lateral Yasmim e à meia Júlia Bianchi. 

O Brasil estreia na She Believes Cup 2023 contra o Japão, em 16 de fevereiro, às 18h (horário de Brasília), no Exploria Stadium, em Orlando. O segundo compromisso brasileiro é diante do Canadá, no dia 19, às 20h30 (horário de Brasília), no GEODIS Park, em Nashville. Na rodada final, a seleção brasileira enfrenta a equipe anfitriã, os Estados Unidos, no dia 22, às 20h (horário de Brasília), no Toyota Stadium, em Frisco.

 

Veja a convocação do Brasil para She Believes  2023

Goleiras

Leticia Izidoro – Corinthians

Lorena –  Grêmio

Luciana – Ferroviária

Defensoras

Bruninha – NJ/NY Gotham (Estados Unidos)

Tainara – FC Bayern (Alemanha)

 Rafaelle – Arsenal (Inglaterra)

Kathellen – Real Madrid (Espanha)

Lauren – Madrid CFF (Espanha)

Tarciane – Corinthians 

Yasmim – Corinthians

Tamires – Corinthians

Meio-campistas/Atacantes

Adriana – Orlando Pride (Estados Unidos)

Ary – Racing Louisville (Estados Unidos)

Ana Vitória – Benfica (Portugal)

Júlia Bianchi – Chicago Red Stars (Estados Unidos)

Kerolin – North Carolina Courage (Estados Unidos)

Bia Zaneratto – Palmeiras

Geyse – Barcelona (Espanha)

Gabi Nunes – Madrid CFF (Espanha)

Debinha – Kansas FC (Estados Unidos)

Nycole Raysla – Benfica (Portugal)

Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)

Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *