Palmeiras goleia Grêmio e vira líder do Brasileiro; Botafogo vence a 1ª

Está nascendo um novo líder! Aliás, já nasceu. O Palmeiras entrou em campo nesta segunda-feira no Allianz Parque para enfrentar o Grêmio com as duas equipes empatadas na tabela (10 pontos para cada). E quem vencesse o jogo assumiria a liderança do Campeonato Brasileiro feminino. Missão dada foi missão cumprida para as comandadas de Ricardo Belli. Em mais uma partida de muita movimentação ofensiva do Palmeiras, o time alviverde goleou as gremistas e é o novo líder da competição.

Foram quatro gols marcados pelas palmeirenses, todos no primeiro tempo: Carol Baiana, Augustina duas vezes, e Bia Zaneratto. Laís Estêvam fez o único gol gremista já na reta final do jogo.

Na outra partida que fechou a quinta rodada, ótima notícia para o Botafogo, que conseguiu sua primeira vitória na competição. Jogando contra o Napoli no Nilton Santos, o time alvinegro venceu por 2 a 0 e saiu da lanterna.

Aqui, um resumo dos dois jogos:

Palmeiras 4 x 1 Grêmio

É um rolo compressor o time alviverde neste início de Campeonato Brasileiro. O melhor ataque da competição agora tem 17 gols em 5 jogos, é líder da competição e, às vésperas do clássico contra o Corinthians, dá mais um cartão de visitas mostrando que não veio para brincar em 2021.

Já é tradicional do Palmeiras impor um ritmo forte em campo nos primeiros 45 minutos de jogo. Com marcação forte, velocidade e movimentação no ataque, o time alviverde “envolve” as adversárias e não dá respiro.

O Palmeiras contou com mais um dos 12 reforços (agora 13, com a zagueira Rafaelle) em campo nesta segunda-feira. Júlia Bianchi assumiu a titularidade no meio-campo e, como já se esperava, ditou o ritmo da partida.

A “mulher dos escanteios” do time alviverde foi essencial nas cobranças que levaram o Palmeiras a fazer 3 a 0 nos primeiros 34 minutos de jogo.

LEIA MAIS: Santos vence e quebra invencibilidade de 21 jogos do Corinthians

O primeiro, foi “tradicional”, aos 14, quando Júlia bateu o escanteio pelo lado direito cruzando na área e Carol Baiana subiu mais que todo mundo para colocar o time alviverde na frente. O time da casa marcava bem a saída de bola das gremistas e se movimentava muito no setor ofensivo. Aos 31, de novo uma cobrança de escanteio pelo lado direito, só que desta vez rasteiro, para Bruna Calderan, que apareceu na linha de fundo, se livrou da marcação e encontrou Augustina no meio da área. A zagueira, posicionada como centroavante, só mandou para o fundo das redes chutando rasteiro.

Três minutos depois, a mesma Augustina teve outra chance e não desperdiçou. Júlia Bianchi cobrou escanteio curto, agora pelo lado esquerdo, recebeu de volta e cruzou para a área. A goleira Lorena tentou tirar mas a bola sobrou para Augustina que, mesmo sem muito ângulo, conseguiu um chute com a parte externa do pé que encobriu a gremista.

 

Para fechar o primeiro tempo, Bia Zaneratto percebeu a bola tocada pra trás entre as defensoras do Grêmio, apertou, roubou e deixou o dela. É o quarto gol da atacante palmeirense no Brasileiro feminino, uma das artilheiras da competição.

Como já é de praxe, depois que constrói o placar o Palmeiras diminui o ritmo e passa a controlar a partida sem sofrer. O Grêmio voltou do intervalo mais agressivo, mas pouco conseguia infiltrar na área palmeirense, que tinha a defesa muito bem postada para não permitir às adversárias espaços por ali.

O técnico Ricardo Belli fez alterações, poupou Bia Zaneratto (ela saiu no intervalo) e usou a qualidade do seu banco para manter a superioridade em campo. O time alviverde não conseguiu chegar tanto, mas levou perigo com chutes de Júlia Bianchi e Duda Santos.

Aos 38, porém, pouco tempo após uma alteração do Palmeiras, Katrine vacilou ao receber a bola perto da intermediária, e o Grêmio aproveitou para roubar. Rafa Levis recebeu pela direita e tocou para Laís Estevam diminuir para as gurias gremistas.

Com o resultado, o Palmeiras mantém sua invencibilidade – e derruba a do Grêmio. Só o Santos está ao lado do time alviverde sem derrotas por enquanto. Com 13 pontos, a equipe de Ricardo Belli é líder, seguida de Corinthians com 12 e das Sereias da Vila, com 11. O Grêmio fica na quarta colocação.

Foto: Jéssica Maldonado/Grêmio

Botafogo 2 x 0 Napoli

Na reedição da final da A2 de 2020, quando a equipe de Caçador conquistou o título, Botafogo e Napoli se enfrentaram nesta quinta rodada, e os dois tinham o mesmo objetivo: tentar a primeira vitória para se afastar das últimas posições da tabela.

Também com um esquema com três zagueiras, o time alvinegro manteve sua característica de ter uma defesa segura e buscar a velocidade nos contra-ataques.

O primeiro gol veio logo no início do jogo, aos 4 minutos. Em cobrança de falta, Vivian alçou a bola na área, ela resvalou em Amanda e sobrou para Carol Carioca colocar no fundo das redes.

Foto: Fabio de Paula/Botafogo

O Botafogo ampliou ainda no primeiro tempo após bola longa de Ju que encontrou a artilheira Brenda. Ela fez o segundo e garantiu a vitória para as Gloriosas.

O segundo tempo ficou morno, com o Napoli tendo mais posse de bola, mas sem conseguir incomodar muito a goleira Rubi. O Botafogo aproveitavas as oportunidades para sair no contra-ataque. Aos 40 minutos, Vivian teve uma boa chance, mas parou em boa defesa da goleira Nicole.

O jogo terminou assim e, com o resultado, o Botafogo saiu da lanterna e ficou na 13ª colocação. O Napoli, por sua vez, ainda sem vencer, é agora o último colocado.

Próximos jogos

A próxima rodada promete! Tem nada menos do que o dérbi paulista, o encontro entre São Paulo e Internacional e muito mais:

Sábado, 8 de maio

15h
Ferroviária x Kindermann

Domingo, 9 de maio

15h
Cruzeiro x Botafogo
Napoli x Minas Brasília
Flamengo x São José

18h
São Paulo x Internacional

20h
Corinthians x Palmeiras

Segunda, 10 de maio

15h
Real Brasília x Bahia

19h
Grêmio x Santos

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *