Brasileiro feminino começa só na TV fechada; Globo deve exibir apenas mata-mata

O Campeonato Brasileiro Feminino A1 começa nesta sexta-feira (24/02) com os direitos de transmissão exclusivos do Grupo Globo, que tem se colocado como grande parceiro da modalidade.

A maior emissora do país travou uma briga para exibir o campeonato que era televisionado pela Band desde 2019. Após vencer de vez a queda de braço, porém, a Globo parece ter caminhado na contramão do que pregava. A emissora exibirá apenas a fase eliminatória do Brasileirão feminino em TV aberta, restringindo a primeira fase ao canal por assinatura SporTV, que passará dois jogos por rodada.

Questionado pelo Dibradoras, o Grupo Globo não confirma oficialmente que não exibirá jogos da primeira fase na TV aberta, mas a chamada que foi ao ar na TV Globo anuncia o Brasileiro para junho, data de início do mata-mata. Só que a competição começa três meses antes com as 15 rodadas em que todos os clubes se enfrentam para definir os classificados para as quartas de final e os rebaixados para a Série A2. 

Caso se confirme, serão transmitidos em TV aberta apenas seis jogos da principal liga de futebol com mulheres do país em pleno ano de Copa do Mundo feminina – que também será exibida pela Globo entre 20 de julho e 20 de agosto, período em que o Brasileiro ficará pausado. Seria uma diminuição de 73% no número de partidas em relação aos 22 jogos exibidos pela Band em TV aberta em 2022 – a maioria nas tardes de sábado e as finais em horário nobre. No ano passado, Band, SporTV e Eleven Sports compartilharam os direitos de transmissão.  

“A Globo acredita no futebol feminino e investe muito não apenas em direitos de transmissão, mas em coberturas de excelência, que fortalecem e valorizam a categoria; em equipes diversas e na construção de público, que gera engajamento”, comunicou o Grupo Globo ao Dibradoras, por meio de nota, sem responder se há planos também para transmissão de jogos não televisionados da primeira fase via streaming da própria empresa ou de outras plataformas.

A Band tentou a renovação dos direitos do Brasileirão feminino sem ter a exclusividade, mas a CBF optou por fechar com a líder de audiência até 2024 em um contrato que houve efetivamente o pagamento de valores pelos direitos de transmissão, diferentemente do acordo existente anteriormente com a Band, sem qualquer valor financeiro envolvido. 

A dois dias do início do Brasileiro, no entanto, há uma dúvida sobre a possibilidade de o campeonato ser transmitido pela internet. 

Como tudo no futebol feminino, as conquistas são frutos de muita luta. No ano passado, após pressão para que a competição nacional não retrocedesse ao período em que não contava com 100% dos jogos transmitidos, a CBF firmou contrato com a Eleven Sports até 2024 para exibir os confrontos que não tiverem transmissão da TV aberta e pay-TV (Band e Sportv) das séries A1, A2 e A3 do Brasileiro feminino de forma gratuita na plataforma digital. Falta saber se o contrato de exclusividade com a Globo é restrito à televisão ou se abre essa brecha para a exibição na internet. 

Globo aposta na audiência, mas poderia mais

O Grupo Globo acabou de transmitir pelo SporTV a She Believes Cup, torneio amistoso que contou com a seleção de Brasil, Estados Unidos, Japão e Canadá; e passou a Supercopa feminina no início de fevereiro, com jogos exibidos também em canal aberto. Ambas as competições tiveram sucesso de audiência. Além do Brasileiro e da Copa do Mundo, a emissora incluiu o Campeonato Paulista feminino na grade.Já temos asseguradas, pelo menos, 110 transmissões de partidas de futebol feminino em 2023, em todas as nossas plataformas, mas este número ainda pode aumentar”, informou o Grupo Globo. 

Procurada para confirmar quais jogos exibirá, a Globo não se manifestou. Por meio da assessoria de imprensa, a emissora se restringiu à lembrar que o recorde de audiência da Copa do Mundo de 2019, no jogo França x Brasil, pelas oitavas de final foi da TV Globo, quando atingiu 50.149.390 pessoas. “Na Band, o jogo mais assistido da mesma competição foi Suécia x EUA, pela fase de grupos, quando 9.599.096 pessoas. A TV Globo impactou 422% a mais”, comparou.

O torneio de futebol feminino com maior alcance acumulado na TV Globo foi a Copa do Mundo de 2019, com 95.893.869 pessoas impactadas em cinco jogos exibidos. “Na Band, o recorde de alcance acumulado dos torneios de futebol de feminino também foi a Copa do Mundo de 2019 com 44.857.265 pessoas em 14 jogos. A TV Globo, portanto, alcançou 114% a mais que a Band, mesmo exibindo, praticamente, três vezes menos jogos”, completou o Grupo Globo.

Números que mostram tanto um grande alcance da emissora quanto do futebol feminino. Até por isso a Globo poderia ser menos conservadora nesse primeiro ano de exibição do Brasileiro feminino após conseguir os direitos de transmissão com exclusividade. A própria emissora registra o crescimento do campeonato, que vem tornando-se um celeiro de talentos da América do Sul e traz a convicção de que entregará grandes jogos em mais um ano competitivo. Portanto, é de se lamentar que a Globo esconda as transmissões do campeonato apenas no canal fechado quando poderia ampliar o seu alcance na TV aberta e potencializar o negócio antes da Copa do Mundo feminina, que ela própria também transmitirá.

 

Histórico de luta por transmissão

O futebol feminino viveu dias dramáticos no Brasil um ano antes da última Copa do Mundo das mulheres, em 2019, quando a modalidade teve um boom. O Campeonato Brasileiro feminino de 2018 não contou com transmissão dos jogos na televisão (aberta nem fechada), porque perdeu a única patrocinadora que tinha desde 2013, a Caixa Econômica Federal. O aporte de R$ 10 milhões por ano que o banco estatal destinava à agência Sport Promotion, dona dos direitos sobre a competição e responsável por organizá-la, também financiava a produção e cessão de imagens, já que fazia parte do acordo com a Caixa a exibição de um número mínimo de jogos.

A Sport Promotion chegou a vender os direitos de transmissão, inclusive para a TV Brasil, do governo federal. Com a saída do patrocínio da Caixa, porém, a maior competição nacional do futebol feminino não foi transmitida naquele ano. Para compensar, alguns torcedores até filmaram os jogos das arquibancadas e os disponibilizaram nas próprias contas em redes sociais. Os dois jogos da final, ao menos, tiveram transmissão da CBF ao vivo por meio do site e das contas da entidade no Facebook, Youtube e Twitter. Era o streaming se mostrando como uma alternativa para exibir o produto até que as emissoras de televisão começassem a demonstrar interesse. 

Mas os desafios para acompanhar o Brasileiro em 2018 não se restringiam ao acesso à transmissão: 80% das partidas foram disputadas no meio da tarde de um dia de semana, entre 15h e 18h de segunda a sexta-feira, devido à disponibilidade dos estádios e ao custo com a iluminação, que dificultavam a realização dos jogos à noite. Só que o torneio já provava ter potencial para atrair o público. Na edição do Brasileiro de 2017, o Iranduba encheu a Arena Amazônia com 25.371 pessoas na semifinal contra o Santos. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

2 respostas

  1. Bom dia,

    Novamente pedindo desculpas antecipadas pela falta de cedilhas, acentos, tils e crases, uma vez que resido no Reino Unido e meu teclado britanico nao oferece estas opcoes.

    Achei excelente a materia e muito contundente a critica sobre a interrogacao que paira sobre a transmissao dos jogos do campeonato brasileiro feminino A1. Faz-se decepcionante a entidade maxima do futebol brasileiro nao bater o pe ao vender os direitos de transmissao para que haja a capacidade de possibilitar partidas de todas as equipes, nao apenas para seus torcedores como para os apaixonados por futebol que querem o crescimento do futebol feminino seja uma realidade palpavel.

    Esta sendo mais facil acompanhar o campeonato amapaense (de excelente transmissao pela Federacao Amapaense de Futebol pelo ElevenSports) do que o principal campeonato do pais.

    Mudando de assunto, aproveitei a data FIFA para acompanhar o maximo de partidas de selecoes no feminino, irei fazer o mesmo para a data FIFA de Abril, se quiserem trocar ideias antes de montar o material para a Copa do Mundo, basta perguntar.

    15-Feb Wednesday 12:00 Friendly Trening Kamp FK Buducnost Podgorica Montenegro Montenegro 6 x 1 Moldova
    15-Feb Wednesday 12:00 Friendly Miracle Sport Complex Alanya Turkey Zambia 1 x 0 North Macedonia
    15-Feb Wednesday 12:00 Türkiye Kadınlar Kupası Goldcity Sport Complex Alanya Turkey Bulgaria 2 x 0 Hong Kong
    15-Feb Wednesday 14:00 Friendly Jawaharlal Nehru Stadium Chennai India India 2 x 2 Nepal
    15-Feb Wednesday 14:00 Pinatar Cup Pinatar Arena San Pedro del Pinatar Spain Scotland 0 x 2 Iceland
    15-Feb Wednesday 15:30 Türkiye Kadınlar Kupası Goldcity Sport Complex Alanya Turkey Estonia 1 x 2 Kosovo
    15-Feb Wednesday 16:15 Türkiye Kadınlar Kupası Miracle Sport Complex Alanya Turkey Slovenia 2 x 1 Uzbekistan
    15-Feb Wednesday 17:00 Tournoi de France Stade Raymond Kopa Angers France Norway 1 x 0 Uruguay
    15-Feb Wednesday 19:00 Women’s Revelations Cup Estadio Nou Camp Leon de los Aldamas Mexico Costa Rica 1 x 1 Colombia
    15-Feb Wednesday 19:30 Pinatar Cup Pinatar Arena San Pedro del Pinatar Spain Wales 1 x 0 Philippines
    15-Feb Wednesday 20:10 Tournoi de France Stade Francis Le Basser Laval France France 1 x 0 Denmark
    15-Feb Wednesday 22:00 Women’s Revelations Cup Estadio Nou Camp Leon de los Aldamas Mexico Mexico 1 x 0 Nigeria
    16-Feb Thursday 05:10 FFA Cup of Nations Central Coast Stadium Gosford Australia Spain 3 x 0 Jamaica
    16-Feb Thursday 08:10 FFA Cup of Nations Central Coast Stadium Gosford Australia Australia 4 x 0 Czech Republic
    16-Feb Thursday 10:00 Cyprus Women’s Cup GSZ Stadium Larnaca Cyprus Romania 2 x 1 Hungary
    16-Feb Thursday 15:00 Cyprus Women’s Cup GSZ Stadium Larnaca Cyprus Croatia 1 x 4 Finland
    16-Feb Thursday 16:45 Arnold Clark Cup Stadium MK Milton Keynes England Italy 1 x 2 Belgium
    16-Feb Thursday 17:30 Friendly Marbella Football Center Marbella Spain Sweden 4 x 1 China
    16-Feb Thursday 19:45 Arnold Clark Cup Stadium MK Milton Keynes England England 4 x 0 South Korea
    16-Feb Thursday 21:00 SheBelieves Cup Exploria Stadium Orlando United States Japan 0 x 1 Brazil
    17-Feb Friday 00:00 SheBelieves Cup Exploria Stadium Orlando United States United States 2 x 0 Canada
    17-Feb Friday 06:00 Friendly Waikato Stadium Hamilton New Zealand New Zealand 0 x 5 Portugal
    17-Feb Friday 06:30 Friendly North Harbour Stadium Auckland New Zealand Argentina 4 x 0 Chile
    17-Feb Friday 09:00 Friendly FFA Technical Centre/Football Academy Yerevan Armenia Armenia 1 x 3 Lithuania
    17-Feb Friday 12:00 Friendly Gloria Sports Arena Belek Turkey Bosnia & Herzegovina 2 x 3 Serbia
    17-Feb Friday 14:00 Friendly Arslan Zeki Demirci Spor Kompleksi Side Turkey Morocco 3 x 0 Slovakia
    17-Feb Friday 14:30 Friendly Estadio Nuevo Mirador Algeciras Spain Poland 0 x 0 Switzerland
    17-Feb Friday 17:00 Friendly Centenary Stadium Ta’Qali Malta Malta 2 x 1 Luxembourg
    17-Feb Friday 17:00 Friendly Tony Bezzina Stadium Paola Malta Netherlands 1 x 2 Austria
    18-Feb Saturday 01:00 WC Intercontinental Qualifying North Harbour Stadium Auckland New Zealand Senegal 0 x 4 Haiti
    18-Feb Saturday 06:00 WC Intercontinental Qualifying Waikato Stadium Hamilton New Zealand Cameroon 2 x 0 Thailand
    18-Feb Saturday 08:00 Türkiye Kadınlar Kupası Goldcity Sport Complex Alanya Turkey Kosovo 7 x 0 Hong Kong
    18-Feb Saturday 12:00 Friendly Trening Kamp FK Buducnost Podgorica Montenegro Montenegro 2 x 0 Moldova
    18-Feb Saturday 12:00 Türkiye Kadınlar Kupası Goldcity Sport Complex Alanya Turkey Bulgaria 2 x 1 North Macedonia
    18-Feb Saturday 13:30 Friendly Jawaharlal Nehru Stadium Chennai India India 0 x 0 Nepal
    18-Feb Saturday 14:00 Pinatar Cup Pinatar Arena San Pedro del Pinatar Spain Philippines 1 x 2 Scotland
    18-Feb Saturday 16:00 Türkiye Kadınlar Kupası Goldcity Sport Complex Alanya Turkey South Africa 3 x 0 Uzbekistan
    18-Feb Saturday 16:00 Türkiye Kadınlar Kupası Miracle Sport Complex Alanya Turkey Zambia 0 x 1 Slovenia
    18-Feb Saturday 17:00 Tournoi de France Stade Francis Le Basser Laval France Denmark 2 x 0 Norway
    18-Feb Saturday 19:00 Women’s Revelations Cup Estadio Nou Camp Leon de los Aldamas Mexico Colombia 1 x 0 Nigeria
    18-Feb Saturday 19:30 Friendly Estadio Real Santa Cruz Santa Cruz de la Sierra Bolivia Bolivia 0 x 5 Ecuador
    18-Feb Saturday 19:30 Pinatar Cup Pinatar Arena San Pedro del Pinatar Spain Wales 0 x 0 Iceland
    18-Feb Saturday 20:10 Tournoi de France Stade Raymond Kopa Angers France France 5 x 1 Uruguay
    18-Feb Saturday 22:00 Women’s Revelations Cup Estadio Nou Camp Leon de los Aldamas Mexico Mexico 1 x 1 Costa Rica
    19-Feb Sunday 01:00 WC Intercontinental Qualifying Waikato Stadium Hamilton New Zealand Chinese Taipei 2 (2) x 2 (4) Paraguay
    19-Feb Sunday 03:50 FFA Cup of Nations Western Sydney Stadium Parramatta Australia Jamaica 2 x 3 Czech Republic
    19-Feb Sunday 06:00 WC Intercontinental Qualifying North Harbour Stadium Auckland New Zealand Papua New Guinea 0 x 2 Panama
    19-Feb Sunday 07:00 FFA Cup of Nations Western Sydney Stadium Parramatta Australia Australia 3 x 2 Spain
    19-Feb Sunday 09:00 Friendly Fouad Chehab Stadium Jounieh Lebanon Lebanon 1 x 2 Egypt
    19-Feb Sunday 11:00 Cyprus Women’s Cup AEK Arena Larnaca Cyprus Finland 8 x 0 Hungary
    19-Feb Sunday 15:00 Friendly Stade de l’Amitié Général Mathieu Kérékou Cotonou Benin Benin 0 x 3 Ghana
    19-Feb Sunday 15:15 Arnold Clark Cup Coventry Building Society Arena Coventry England England 2 x 1 Italy
    19-Feb Sunday 16:00 Cyprus Women’s Cup AEK Arena Larnaca Cyprus Romania 0 x 2 Croatia
    19-Feb Sunday 18:15 Arnold Clark Cup Coventry Building Society Arena Coventry England Belgium 2 x 1 South Korea
    19-Feb Sunday 20:30 SheBelieves Cup Geodis Park Nashville United States United States 1 x 0 Japan
    19-Feb Sunday 23:30 SheBelieves Cup Geodis Park Nashville United States Brazil 0 x 2 Canada
    20-Feb Monday 06:00 Friendly Waikato Stadium Hamilton New Zealand New Zealand 0 x 2 Argentina
    20-Feb Monday 09:00 Friendly FFA Technical Centre/Football Academy Yerevan Armenia Armenia 0 x 1 Lithuania
    20-Feb Monday 10:00 Friendly Centenary Stadium Ta’Qali Malta Malta 3 x 1 Luxembourg
    20-Feb Monday 20:00 Friendly Estadio Ramon Tahuichi Aguilera Santa Cruz de la Sierra Bolivia Bolivia 1 x 5 Ecuador
    21-Feb Tuesday 06:00 Friendly Waikato Stadium Hamilton New Zealand Senegal 1 x 1 Thailand
    21-Feb Tuesday 08:00 Türkiye Kadınlar Kupası Goldcity Sport Complex Alanya Turkey Bulgaria 1 x 2 Kosovo
    21-Feb Tuesday 08:00 Türkiye Kadınlar Kupası Miracle Sport Complex Alanya Turkey Uzbekistan 0 x 4 Zambia
    21-Feb Tuesday 11:30 Türkiye Kadınlar Kupası Miracle Sport Complex Alanya Turkey Slovenia 1 x 1 South Africa
    21-Feb Tuesday 12:00 Friendly IC Santai Training Center Belek Turkey Serbia 0 x 0 Slovakia
    21-Feb Tuesday 12:00 Türkiye Kadınlar Kupası Goldcity Sport Complex Alanya Turkey Estonia 1 x 1 North Macedonia
    21-Feb Tuesday 14:00 Friendly Arslan Zeki Demirci Spor Kompleksi Side Turkey Bosnia & Herzegovina 0 x 2 Morocco
    21-Feb Tuesday 14:00 Pinatar Cup Pinatar Arena San Pedro del Pinatar Spain Scotland 1 x 1 Wales
    21-Feb Tuesday 16:00 Friendly Marbella Football Center Marbella Spain Switzerland 1 x 1 Poland
    21-Feb Tuesday 17:00 Friendly Ta’Qali National Stadium Ta’Qali Malta Austria 0 x 4 Netherlands
    21-Feb Tuesday 17:00 Tournoi de France Stade Francis Le Basser Laval France Denmark 3 x 2 Uruguay
    21-Feb Tuesday 17:15 Friendly MSV-Arena Duisburg Germany Germany 0 x 0 Sweden
    21-Feb Tuesday 18:30 Pinatar Cup Pinatar Arena San Pedro del Pinatar Spain Iceland 5 x 0 Philippines
    21-Feb Tuesday 20:10 Tournoi de France Stade Raymond Kopa Angers France France 0 x 0 Norway
    21-Feb Tuesday 23:00 Women’s Revelations Cup Estadio Nou Camp Leon de los Aldamas Mexico Nigeria 1 x 0 Costa Rica
    22-Feb Wednesday 01:00 WC Intercontinental Qualifying North Harbour Stadium Auckland New Zealand Chile 1 x 2 Haiti
    22-Feb Wednesday 02:00 Women’s Revelations Cup Estadio Nou Camp Leon de los Aldamas Mexico Mexico 1 x 1 Colombia
    22-Feb Wednesday 04:00 FFA Cup of Nations McDonald Jones Stadium Newcastle Australia Czech Republic 0 x 3 Spain
    22-Feb Wednesday 06:30 WC Intercontinental Qualifying Waikato Stadium Hamilton New Zealand Portugal 2 x 1 Cameroon
    22-Feb Wednesday 08:10 FFA Cup of Nations McDonald Jones Stadium Newcastle Australia Australia 3 x 0 Jamaica
    22-Feb Wednesday 11:00 Cyprus Women’s Cup AEK Arena Larnaca Cyprus Finland 4 x 0 Romania
    22-Feb Wednesday 12:00 Friendly Fouad Chehab Stadium Jounieh Lebanon Lebanon 1 x 2 Egypt
    22-Feb Wednesday 13:00 Friendly Estadio Nuevo Mirador Algeciras Spain China 0 x 0 Ireland
    22-Feb Wednesday 15:00 Friendly Stade de l’Amitié Général Mathieu Kérékou Cotonou Benin Benin 1 x 3 Togo
    22-Feb Wednesday 15:00 Friendly Prince Mohamed bin Fahd Stadium Ad Dammam Saudi Arabia Saudi Arabia 1 x 1 Indonesia
    22-Feb Wednesday 16:00 Cyprus Women’s Cup AEK Arena Larnaca Cyprus Hungary 0 x 1 Croatia
    22-Feb Wednesday 16:45 Arnold Clark Cup Ashton Gate Bristol England South Korea 1 x 2 Italy
    22-Feb Wednesday 19:45 Arnold Clark Cup Ashton Gate Bristol England England 6 x 1 Belgium
    22-Feb Wednesday 21:00 SheBelieves Cup Toyota Stadium Frisco TX United States Canada 0 x 3 Japan
    23-Feb Thursday 00:00 Friendly North Harbour Stadium Auckland New Zealand Chinese Taipei 5 x 0 Papua New Guinea
    23-Feb Thursday 00:00 SheBelieves Cup Toyota Stadium Frisco TX United States United States 2 x 1 Brazil
    23-Feb Thursday 01:00 WC Intercontinental Qualifying Waikato Stadium Hamilton New Zealand Paraguay 0 x 1 Panama
    23-Feb Thursday 06:00 Friendly North Harbour Stadium Auckland New Zealand New Zealand 0 x 1 Argentina

    Acompanhei todas as partidas in loco ou em VT ou em melhores momentos ou ainda pelos comentarios nos diversos sites oficiais e de noticias de diversos paises. Os horarios da tabela estao em GMT (ja que resido na Inglaterra atualmente).

    Continuem com o excelente trabalho. Continuem instigando as entidades e empresas a entregarem um produto que valorize e incentive o crescimento da modalidade.

    P.S.: Uma critica que me deixou incomodado, sou torcedor das Gurias Coloradas, nao pude assistir a partida pois estava no onibus voltando do escritorio onde trabalho em Londres para a cidade onde resido (Bournemouth), acompanhei a partida pelo Twitter de voces e me pareceu em diversas vezes uma falta de imparcialidade, tuitando apenas como se estivessem de fato torcendo pelas brabas do timao ao inves de informar os fatos da partida como se os torcedores das Gurias Coloradas nao fizessem parte do publico-alvo de voces.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *