Rayssa Leal vence X Games aos 14 anos e entra para o seleto grupo de brasileiras campeãs da competição

(Foto: Yoshio Yoshida / Hikaru Funyu / ESPN Images)

Diz a lenda que o Japão dá sorte para o skate street brasileiro, principalmente quando se trata de Rayssa Leal. E, no último domingo (24), mais uma vez a terra do sol nascente foi a responsável por sediar mais uma exibição de ouro da nossa Fadinha, resultando em uma conquista inédita para a atleta brasileira.

Em Chiba, no Japão, a skatista maranhense se tornou a atleta mais jovem a conquistar uma medalha de ouro na modalidade street no X Games, com apenas 14 anos de idade. Ela superou a marca que pertencia à supercampeã, Pâmela Rosa, que conquistou sua primeira medalha nesta competição aos 16 anos, em 2016.

Rayssa, sempre com o sorriso no rosto, fez uma primeira volta perfeita, teve duas quedas na segunda volta e mais uma na terceira e, mesmo assim, manteve o ritmo para completar a prova e subir no lugar mais alto do pódio.

O ouro olímpico abriu os caminhos

O skate street entrou como modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. E já no primeiro ano, o Brasil conquistou a medalha de prata com Rayssa desbancando as japonesas, anfitriãs do torneio. Quem não torceu para a queda de uma delas – com todo respeito, é claro – para que levássemos a medalha olímpica?

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Dibradoras (@dibradoras)

 

“Minha primeira medalha no X Games é douradinha. Mais uma medalha do Japão pro Brasil. Obrigada pela torcida galerinha”, escreveu Rayssa no Twitter ao fim da prova. Atualmente, Rayssa Leal ocupa a 2º colocação no ranking mundial de skate street.

O X Games existe desde 1995 e se tornou o principal evento de esportes de ação no mundo. Essa foi a primeira vez que a sede do torneio foi no Japão, as edições anteriores foram realizadas nos Estados Unidos e, na última, em 2019, Rayssa fez a sua estreia na competição, conquistando o quarto lugar.

Mas, além de Rayssa, outras brasileiras também se tornaram campeãs do X Games. Saiba quem são elas:

Pâmela Rosa

Com apenas 22 anos, Pâmela Rosa é uma das mais talentosas atletas do Brasil que já alcançou o topo diversas vezes. No X Games, já foi premiada seis vezes, com duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Foi a primeira atleta mais jovem a conquistar uma medalha de ouro, com apenas 16 anos, na edição de Oslo, em 2016.

Além disso, Pâmela é bicampeã mundial (2019 e 2021), tetracampeã brasileira, bicampeã sul-americana, tricampeã carioca e número 1 no ranking mundial de skate street.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Pâmela Rosa (@pamelarosaskt)

Karen Jonz

Karen é uma das pioneiras do skate feminino e possui quatro medalhas no X Games: duas de bronze, uma de prata e uma de ouro. Ela entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a conquistar o ouro brasileiro feminino nos X Games em 2008. Foi também a primeira brasileira a trazer o título de campeã Mundial no mesmo ano e campeã brasileira (vertical e street) em 2012. “Não havia mulheres andando de skate quando eu comecei, mas hoje a realidade é outra”, revelou Karen às disbradoras.

A skatista é pioneira quando se trata de skate feminino no Brasil. Foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Skate Feminino (ABSFE) e é grande responsável por dar início a um processo de evolução e popularização do esporte entre as mulheres.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Karen Jonz (@karenjonz)

Letícia Bufoni

Letícia se tornou a maior medalhista e vencedora da história do skate street no X Games do ano passado, quando conquistou a sua sexta medalha de ouro no torneio. Agora, a skatista acumula três medalhas de prata, três de bronze e seis de ouro, totalizando 12 medalhas no geral. Estes números a tornaram a terceira mulher com maior número de medalhas na competição.

Bufoni também conquistou quatro medalhas em campeonatos mundiais, sendo três de prata e uma de ouro. Atualmente, ela é a número 4 no ranking mundial de skate street.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *