1ª rodada do Brasileiro teve surto de Covid e retorno da torcida aos jogos

Na última sexta-feira (4), começou pra valer o calendário de 2022 do futebol feminino com o início do Campeonato Brasileiro. Palmeiras, Corinthians, São José, Internacional e Real Brasília, começaram com o pé direito e conquistaram os três pontos. Cruzeiro x Grêmio e Flamengo x São Paulo ficaram no empate e a surpresa da rodada inicial foi a derrota das Sereias da Vila, por 3 a 1, fora de casa, para o Real Brasília. 

Confira abaixo os destaques de cada partida.

Palmeiras 2 x 1 Atlético-MG

No primeiro jogo da rodada e do campeonato, as palestrinas jogaram em casa, diante 1.232 pessoas presentes no Allianz Parque e venceram as Vingadoras por 2 a 1. Foi a primeira oportunidade da torcida palmeirense se encontrar com a equipe feminina no seu estádio, mas a presença do público ainda foi modesta. A atacante Bia Zaneratto abriu o placar logo no começo da partida com uma linda cabeçada para o fundo das redes. Quando o jogo já se encaminhava para o final, a autora do 1º gol do campeonato sofreu pênalti e Byanca Brasil foi para a cobrança. A goleira Nicole defendeu, mas no rebote, Byanca guardou e ampliou o placar para as donas da casa.

Aos 44 minutos finais, a zagueira palmeirense Agustina descontou para o Galo, mas não evitou a derrota para as anfitriãs. 

Corinthians 2 x 1 Red Bull Bragantino

Na tarde de sábado (5) e com um sol de 40º na capital paulista, as Brabas do timão conseguiram a virada pra cima do Bragantino e garantiram os três pontos na estreia. O primeiro gol da partida saiu após um belo cruzamento da camisa 17 do Red Bull, e Luana só teve o trabalho de empurrar para o gol: 1 a 0 para o time visitante.

O Corinthians não desistiu e empatou no finalzinho do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Miriã recebeu na entrada da área e no cruzamento a bola desviou na adversária e foi para o fundo das redes. Logo depois, nos acréscimos, a camisa 15 do timão – de novo – cruzou na área, a bola ficou no bate rebate e a Bianca não perdeu tempo e chutou forte para o gol, decretando a vitória para o time de Arthur Elias.

Vale destacar que o Corinthians estreou no campeonato com diversos desfalques: Erika, Katiuscia e Kemelli (recuperação de LCA), Tainá (transição para o campo após LCA), Adriana (torção no tornozelo), Jheniffer (tendinite no joelho), Natascha (lesão na mão), Gabi Portilho e Gabi Zanotti (canelite) Lia Salazar (foi liberada para resolver questões pessoais na Colômbia) e Tamires (inflamação no joelho).

Foto: Rodrigo Gazzanel

Esse jogo aconteceu no Parque São Jorge e não contou com a venda de ingressos ou abertura para o público geral. Por conta de fechamento temporário da maior parte dos setores do estádio da Fazendinha, o Departamento de Marketing do clube fechou uma parceria para a ocasião com o banco BMG, que levou portadores do cartão #RespeitaAsMinas como convidados para assistirem ao jogo.

Parte da torcida corinthiana foi crítica à decisão do clube de não ter torcida.

São José 2 x 0 Avaí Kindermann 

Em tarde inspirada, a zagueira Poliana marcou duas vezes e decretou a vitória para as Meninas da Águia. Logo aos dois minutos, a camisa 2 marcou de cabeça e não demorou muito para acertar as redes novamente. Aos 15 minutos de jogo, após um rebote da goleira, a bola sobrou para a defensora – que retornou ao clube neste ano – e foi a responsável por marcar o gol de número 1000 do São José em competições oficiais.

Internacional 2 x 1 Cresspom-DF

No último jogo do sábado (5), as Gurias Coloradas enfrentaram as recém-chegadas à elite do campeonato, e venceram por 2 a 1, com dois gols de cabeça. O primeiro foi marcado aos 36 minutos da primeira etapa, com a Lelê. 

No começo do segundo tempo, as coloradas vieram com tudo e logo aos dois minutos, Sorriso ampliou para das donas da casa, com um lindo gol de cabeça. Três minutos depois, as Tigresas diminuíram com a Isabela, mas não foi o suficiente para evitar a derrota. Mesmo com o revés no placar, a equipe de Brasília fez um bom jogo em sua estreia na Série A-1.

Real Brasília 3 x 1 Santos

O primeiro jogo do domingo (6), foi o único da rodada que teve as redes balançadas por quatro vezes. Em casa, o Real Brasília venceu as Sereias da Vila por 3 a 1. Aos 12 minutos, após o cruzamento de Nenê, a meia Gaby Soares cabeceou no cantinho e abriu o placar para as donas da casa. Cinco minutos depois, Sassá, de fora da área, acertou um chutaço, no ângulo, sem chances para a goleira adversária, ampliando o placar para o Real.

As donas da casa não pararam por aí, e aos sete minutos da etapa final, após bate e rebate dentro da área, Rafa Soares marcou o terceiro e decretou a vitória para a equipe de Adilson Galdino. As Sereias da Vila até diminuíram com Ketlen, na metade da segunda etapa, mas nada tirou o triunfo das meninas do Real.

Cruzeiro 0 x 0 Grêmio 

Na segunda partida do dia, as gurias gremistas conquistaram um empate heroico em Belo Horizonte. No sábado (5), um dia antes da estreia no Brasileirão Feminino, o Grêmio informou que 10 jogadoras testaram positivo para a Covid-19 e iriam desfalcar a equipe no primeiro compromisso do campeonato. Com isso, apenas 12 atletas viajaram para BH. O clube alegou ter pedido o adiamento da partida, já que não contava com o número mínimo de jogadoras disponíveis para a realização do confronto, mas a CBF decidiu manter a realização da partida.

O jogo foi cheio de emoções. Sob o forte calor da capital de mineira, a técnica Patrícia Gusmão não pôde realizar nenhuma substituição durante os 90 minutos. E assim, as gaúchas fizeram um esforço dobrado para conseguir voltar para Porto Alegre com pelo menos um ponto na mala. Aos 31 minutos, quando o Cruzeiro estava melhor na partida, a zagueira gremista Tuani cometeu falta dentro da área em Rafa Andrade e foi marcado pênalti para o Cruzeiro. A própria camisa 8 foi para a cobrança, mas parou na grande goleira da seleção, Lorena.

Ferroviária 2 x 0 ESMAC-PA

No último jogo do dia, as Guerreias Grenás venceram a equipe de Ananindeua por 2 a 0, na Fonte Luminosa. Os dois gols da partida foram marcados no final de cada etapa. Fany Gauto cobrou escanteio, Luana recebeu e bateu cruzado, sobrou para Camila dominar e empurrar para o fundo das redes, abrindo o placar para a equipe da casa.

A Ferroviária voltou melhor para a segunda etapa, com várias chances para ampliar o marcador, mas só aos 39 minutos finais, após a bola bater na mão da zagueira adversária e o juiz marcar pênalti, Laryh bateu com perfeição e ampliou para as afeanas.

Para acompanhar a partida, o ingresso era uma doação de alimento, roupa ou brinquedo. Com essa ação, a Ferroviária conseguiu arrecadar 400 donativos que serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Araraquara.

Flamengo 1 x 1 São Paulo

Flamengo e São Paulo encerraram a primeira rodada do Campeonato com um gol pra cada lado. Aos 9 minutos do primeiro tempo, a estreante Pardal, fez o único gol do São Paulo na partida. Após uma cobrança de escanteio de Dani, a zagueira subiu mais que todo mundo e abriu o placar no Luso Brasileiro.

A partida foi marcada por diversas chances perdidas para a equipe tricolor, que não aproveitou e acabou levando o empate aos 21 minutos da segunda etapa. Na entrada da grande área, Dani foi pressionada na saída de bola e Gica acertou um belo chute, deixando tudo igual para as Meninas da Gávea.

Na noite de domingo (6), um dia antes da estreia no Brasileirão, o São Paulo anunciou a criação do perfil feminino do clube (Twitter e Instagram). Agora, todas as informações estão reunidas em um só lugar. Esse era um pedido de grande parte da torcida para que pudessem acompanhar o futebol em uma página 100% delas.

 

Confira a classificação após a 1º rodada do Brasileirão

Confira os próximos jogos do Campeonato

12/03 – 14h – Grêmio x Palmeiras

12/03 – 15h – Red Bull Bragantino x Ferroviária

13/03 – 11h – Santos x São José

13/03 – 15h – Avaí Kindermann x Cruzeiro

13/03 – 15h – ESMAC-PA x Internacional 

13/03 – 15h – Cresspom-DF x Flamengo

14/03 – 17h30 – São Paulo x Real Brasília

14/03 – 20h – Atlético-MG x Corinthians

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *