Cerimônia de Abertura e muito mais: veja agenda das mulheres nos Jogos Olímpicos

Vai começar! Na verdade, já começou, mas agora não pára mais. O futebol feminino abriu os trabalhos nos Jogos Olímpicos de Tóquio e, nesta sexta-feira, teremos o início oficial desta Olimpíada com a tradicional Cerimônia de Abertura.

Tudo vai começar às 8h (horário de Brasília) desta sexta-feira. E teremos uma novidade na apresentação dos atletas desta vez. O Comitê Olímpico Internacional aprovou a participação de uma dupla para carregar as bandeiras dos países na cerimônia. A ideia é ter um homem e uma mulher representando a delegação para reforçar o compromisso do COI com a igualdade de gênero nos Jogos. A participação feminina deve chegar a 48,8% nesta edição, quase a metade idealizada tardiamente pelos dirigentes – essa meta deve ser alcançada em Paris-2024.

E para representar a delegação brasileira teremos uma mulher negra que já fez história e terá a chance de escrever mais um capítulo na sua trajetória vitoriosa em Olimpíadas. Ketleyn Quadros, a judoca que foi bronze nos Jogos de Pequim-2008, volta a competir nos Jogos e terá a missão de ser a porta-bandeira ao lado do jogador da seleção masculina de vôlei, Bruninho.

Ketleyn Quadros será a porta-bandeira brasileira em Tóquio-2020 (Foto: Divulgação COB)

Estaremos muito bem representadas por essa judoca que conquistou a primeira medalha olímpica em uma modalidade individual para as mulheres brasileiras nos Jogos.  Ela, aliás, será apenas a terceira mulher a conquistar o feito de carregar a bandeira do Brasil numa Cerimônia de Abertura de Jogos Olímpicos – as outras foram a jogadora de vôlei de praia, Sandra Pires (campeã olímpica em 1996, porta-bandeira em Sidney-200o) e a atleta do pentatlo moderno, Yane Marques (bronze em 2012 e porta-bandeira na Rio-2016).

Vale lembrar que, por conta das preocupações com a Covid-19, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu desfilar apenas com quatro pessoas na cerimônia: os dois porta-bandeiras, o Chefe de Missão Marco La Porta e mais um oficial administrativo.

“A decisão foi tomada levando-se em consideração a segurança dos atletas brasileiros em cenário de pandemia, minimizando riscos de contaminação e contato próximo, zelando assim pela saúde de todos os integrantes do Time Brasil”, diz o site do COB.

Mas além da Cerimônia de Abertura logo de manhã, teremos muito mais mulheres para acompanhar nesse primeiro dia olímpico.

A gente separou aqui os principais eventos que terão a participação de mulheres brasileiras nesta sexta-feira (23/7):

23 de julho – agenda das mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio

8h – Cerimônia de abertura

Esgrima
21h – Individual feminino (Nathalie Moellhausen)

Levantamento de peso feminino
21h50min – Até 49kg (Natasha Rosa)

Judô feminino
23h – Até 48kg (Gabriela Chibana)

Vôlei de praia feminino
23h – Agatha/Duda (Brasil) x Gallay/Pereyra (Argentina)

Boxe feminino
23h – Até 57kg (Jucielen Romeu)

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *