A ‘dama de ferro’ do Chelsea, responsável por montar time campeão da Champions

Neste sábado (29), o Chelsea conquistou seu segundo título da Champions League ao derrotar o Manchester City (de Guardiola) por 1×0. Mas a gente faz a seguinte pergunta: vocês conhecem Marina Granovskaia?

Eleita pela Forbes em 2018 como a quinta mulher mais poderosas do mundo, Granovskaia é diretora executiva do time inglês desde 2013 e é a responsável por tomar as decisões mais importantes do clube.

Muitos costumam dizer que ela funciona como os olhos e os ouvidos de Roman Abramovich dentro de Stamford Bridge.

Marina tem 46 anos e cresceu em Moscou nas décadas de 80 e 90, durante o comunismo e estudou dança e música na prestigiada Academia 1113.

Em 1997, formou-se em línguas estrangeiras na Universidade do Estado de Moscou e começou a trabalhar nesse mesmo ano na Sibneft, empresa de petróleo de Abramovich. Esse foi o início de uma relação que já dura anos.

Em 2003, o empresario comprou o Chelsea e Granovskaia passou a representar o russo na direção do time em 2010. Três anos depois foi oficializada como uma das diretoras e o Chelsea começa a mudar.

Marina foi a responsável pela contratação do treinador Thomas Tuchel (Foto: Imprensa Chelsea FC)

Implacável na negociação de atletas e brilhante em sua função, a diretora executiva foi a responsável por grandes viradas dentro do clube desde sua nomeação.

Granovskaia livrou o clube das loucuras financeiras, onde se gastava muito e faturava pouco, bancou o retorno de José Mourinho ao clube em 2013 e tirou jogadores valiosos dos rivais (como William e Pedro) e na conquista de hoje, a “dama de ferro” foi a grande responsável pela reconstrução do elenco campeão.

Marina investiu 223 milhões de euros em quatro jogadores: o holandês Hakim Ziyech, o ingles Ben Chilwell, os alemães Timo Werner, e Kai Havertz, este último, o autor do gol da vitória diante do City. Ela também negociou a chegada do zagueiro Tiago Silva e do goleiro Mendy.

Fora dos gramados, foi a responsável por negociar um acordo de patrocínio com a Nike, que renderá 60 milhões de libras por ano ao clube até 2032.

Granovskaia é uma mulher discreta, que pouco aparece na mídia, mas é muito competente e a grande responsável pelo grito de “é campeão” que os blues soltaram hoje

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *