Na manhã deste domingo (13), aconteceu a Final da Supercopa, torneio estreante no calendário de futebol feminino, que contou com a participação de oito times: Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Real Brasília e ESMAC-PA e serviu como teste para o restante da temporada.
A grande decisão foi entre Corinthians e Grêmio na Neo Química Arena e, nos acréscimos e diante de 19.547 pagantes, as alvinegras venceram as gremistas por 1×0, com gol de Gabi Zanotti.
O jogo
Com quase 20 mil torcedores em Itaquera, Corinthians e Grêmio fizeram uma partida equilibrada, com boas chances para os dois lados. E para quem pensou que seria um jogo tranquilo, estava muito enganado. As donas da casa impuseram o ritmo de jogo. E aos 12 minutos, as brabas tiveram a sua primeira chance em uma bela jogada individual da Gabi Portilho que invadiu a grande área, passou para Tamires, mas a finalização foi para cima do gol.
Logo depois, a Rafa Levis fez uma falta na lateral direita, próximo a linha. Yasmin cobrou, Gabi Zanotti desviou, a bola subiu na cabeça da Gi Campiolo, mas finalização foi pra fora. corintiana.
Kati sentiu, Fiel! pic.twitter.com/kMddTkMGZU
— Meu Timão (@MeuTimao) February 13, 2022
Aos 20 minutos, em uma trombada, Kati sentiu e foi substituída por Paulinha. A camisa 2 saiu de campo desolada e chorando muito. O Corinthians ainda não divulgou o boletim médico informando qual a gravidade da lesão da lateral.
Na metade do primeiro tempo, em mais uma boa chegada da equipe alvinegra, a bola sobrou para Zanotti, mas a camisa 10 não conseguiu finalizar e a goleira Lorena, do Grêmio, acabou fazendo a defesa.
Nos minutos finais, aos 37, na grande área, Tamires passou para a Jheniffer que estava de frente para o gol. Ela finalizou de bico, mas Lorena estava bem posicionada e fez uma boa defesa.
Nos acréscimos, o Corinthians teve sua última chance na primeira etapa. Em escanteio cobrado por Yasmin, a bola sobrou no bate rebate dentro da pequena área, mas as donas da casa não conseguiram finalizar.
O primeiro tempo foi marcado pelo volume de jogo da equipe corintiana e pela boa marcação da equipe sulista. O Corinthians até conseguiu chegar com mais perigo, mas acabou pecando na hora de finalizar para o gol. E a ideia de jogo das gurias gremistas era apostar no contra-ataque.
Os destaques da primeira etapa foram: Gabi Zanotti, pelo lado corintiano e Rafa Levis, pelo lado do gremista.
#SupercopaFeminina2022 torço para todas as mulheres pic.twitter.com/0uavEbjzFA
— (@FranClavan) February 13, 2022
No segundo tempo, 0 Grêmio voltou melhor e logo nos primeiros minutos, Rafa Levis fez um cruzamento, mas Luany furou, perdendo grande chance de colocar as tricolores na frente.
O Corinthians deu a resposta logo em seguida, com a tentativa de Gabi Portilho que recebeu dentro da grande área, chutou forte, obrigando a camisa 23 do Grêmio fazer uma boa defesa. E aos 12 minutos, Gabi Zanotti tentou uma bicicleta, mas acabou furando, seria um golaço na Arena.
Após os 15 minutos iniciais, Arthur Elias e Patrícia Gusmão resolveram mexer no time. Pelo lado corintiano, saiu Jheniffer para a entrada da Jaqueline e pelo lado gremista, saiu Rafa Levis para a entrada da Cássia.
Após as substituições, o Grêmio chegou ao ataque com Luany, que tentou a finalização, mas mandou para fora. Essa foi uma finalização das gurias e a camisa 11 fez boa jogada individual, entrou na pequena área, mas o chute saiu fraco pela linha de fundo.
Na sequência, a equipe da casa respondeu com uma falta cobrada por Yasmin na linha de fundo e pelo lado direito. Ela cruzou na grande área, na cabeça de Diany, mas a defesa do Grêmio tirou o perigo em cima da linha.
Aos 25 minutos, Jaque viu a goleira Lorena adiantada, chutou forte em direção ao gol, mas a bola passou perto do travessão e foi pra fora.
Como o Grêmio optou pela forte marcação no primeiro tempo, na segunda etapa elas estavam mais inteiras do que a equipe corintiana que sentiu o cansaço ao longo da partida.
Na metade do segundo tempo, a técnica gremista resolveu mexer novamente: entrou Dani Barão e saiu Lais Estevam. Logo em seguida, foi a vez do Arthur Elias mexer na equipe, sacando Tamires e Adriana para as entradas de Ellen e Miriã. Depois, aos 38 minutos, entrou Dani Ortolan, na equipe gremista, e saiu Luany, que fez uma bela partida.
Apesar da maior posse de bola das donas da casa, a equipe sulista conseguiu construir boas oportunidades na etapa final. O Corinthians apostou muito na bola parada, mas ainda pecava nas finalizações – o mesmo erro da primeira etapa. Aos 44 minutos, o Grêmio teve uma ótima chance, com Cássia que recebeu dentro da área, fez o giro e bateu cruzado, mas a goleira Paty defendeu, salvando o que seria o primeiro gol da partida.
Com mais 5 minutos de acréscimo, a decisão estava se encaminhando para os pênaltis, mas aos 48 minutos, em uma cobrança perfeita de escanteio, Diany cruzou e colocou a bola na cabeça da Gabi Zanotti – sempre ela – que cabeceou forte, no canto direito do gol adversário, sacramentando a vitória – e mais um título para o time do Parque São Jorge.
DO JEITO QUE A FIEL GOSTA!
Nos acréscimos, aos 48’, @gabizanottid (ela né) garante o título para o Corinthians. pic.twitter.com/VCAbBYKC8k
— Dibradoras (@dibradoras) February 13, 2022
Ao final da partida, Zanotti concedeu uma entrevista para o Globoesporte.com. “É incrível, sempre é mais especial. Me sinto iluminada, terminamos o ano com essa casa cheia e começamos com ela cheia. Parabenizar o grupo e a gente demonstra a força do nosso grupo. Agradecer a Fiel que compareceu e fico muito feliz de fazer parte desse fortalecimento do futebol feminino”, disse a autora do gol do título do Corinthians.
Escalação
Corinthians: Paty; Kati; Giovanna Campiolo; Tarciane; Yasmim; Liana Salazar; Gabi Zanotti; Tamires; Adriana; Gabi Portilho; Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.
Grêmio: Lorena; Laís Giacomel; Pati Maldaner; Tuani; Jéssica Soares; Tchula; Pri Back; Cássia; Caty; Dani Barão; Dani Ortolan. Técnica: Patrícia Gusmão.
ARBITRAGEM
Árbitra: Edina Alves
Assistentes: Neuza Back e Fabrini Bevilaqua
Quarta árbitra: Marianna Nanni
A campanha das brabas
Primeira fase – 06/02 – Corinthians 3 x 0 Palmeiras – Neo Química Area
Segunda fase – 09/02 – Corinthians 2 x 0 Real Brasília – Arena Barueri
Terceira fase – 13/02 – Corinthians 1 x 0 Grêmio – Neo Química Arena
Gols
Gabi Portilho, Tamires, Jaqueline, Jheniffer, Lia, Gabi Zanotti – todas com um gol cada.
A campanha das gurias gremistas
Primeira fase – 04/02 – Grêmio 2 x 0 Cruzeiro
Segunda fase – 09/02 – Flamengo 1 (3) x (4) 1 Grêmio
Terceira fase – 13/02 – Corinthians 1 x 0 Grêmio – Neo Química Arena
Gols
Dani Ortolan; Jéssica Soares; Pati Maldaner – um gol cada uma.