Torneio da França: Pia convoca seleção com três novidades e volta de Luana

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Nesta terça-feira (01), a técnica Pia Sundhage selecionou 23 jogadoras para representar o Brasil no Torneio Internacional da França, que acontecerá na Data FIFA de fevereiro, entre os dias 14 a 23. Na competição, o Brasil enfrentará as seleções da França, Holanda e Finlândia.

As novidades na equipe brasileira foram o retorno de Luana, após quase um ano por conta de lesão no joelho (rompimento de LCA) e a primeira oportunidade dada à Jully (goleira do Palmeiras), Thais Regina (zagueira do São Paulo) e Fê Palermo (lateral-direita recém contratada pelo São Paulo).

“Falando da Luana, ela é uma folha em branco agora, não tem jogado muitos minutos, mas pelo que vimos antes da lesão, ela se saiu muito bem, mesmo quando jogou fora de posição. Espero que ela jogue alguns minutos, é uma aposta que estamos fazendo”, declarou Pia sobre o retorno da meio-campista.

A treinadora foi questionada sobre a convocação da zagueira são-paulina e revelou que está empolgada para analisar a postura da defensora atuando contra as melhores jogadoras do mundo.

“Não conheço a Thaís Regina tão bem assim, mas é claro que estamos a observando. Ela (dentro de campo) tenta ser mais durona, ganhar a posse de bola e é uma das jogadoras que vamos observar para ver se ela está jogando bem contra os melhores times e diante das melhores jogadoras do mundo. Se ela estiver na posição e, de repente, vem uma bola área, será que ela avança e ganha a posse de bola ou dá alguns passos pra trás e recua? Essas decisões precisam ser tomadas mais rapidamente quando jogamos com uma seleção como a Holanda, por exemplo. E a única forma de descobrir isso, é trazendo ela pro jogo e ver como ela se sai na seleção.”

Antes de Pia revelar as convocadas, a CBF anunciou que Ana Lorena Marche (que era Coordenadora de Futebol Feminino na Federação Paulista de Futebol) e Amauri Nascimento (que coordenava a modalidade no Santos) chegam para assumir os cargos de Supervisora de Seleções Femininas e Supervisor de Competições femininas. Já Aline Pellegrino segue como Coordenadora de Seleções Femininas.

Por conta da pandemia de Covid-19, a convocação foi realizada de modo virtual e foram convocadas:

Goleiras: Letícia (Benfica), Lorena (Grêmio) e Jully (Palmeiras)

Defensoras: Rafaelle (Arsenal), Daiane (Madri FC), Tainara (Bordeaux), Tamires (Corinthians), Antonia (Madrid FC), Thais Regina (São Paulo), Letícia Santos (Frankfurt) e Fernanda Palermo (São Paulo)

Meio-campistas: Ary (Palmeiras), Adriana (Corinthians), Kerollin (Madrid CFF), Angelina (OL Reign), Duda (Flamengo), Luana (PSG) e Julia (Palmeiras)

Atacantes: Debinha (North Carolina), Marta (Orlando Pride), Geyse, Bia Zaneratti (Palmeiras) e Gio Queiroz (Levante)

A estreia da Seleção Feminina será diante da Holanda, às 14h (horário de Brasília), no dia 16. Na segunda rodada, terá a França pela frente, no dia 19, às 17h10 (horário de Brasília). Fechando a participação na competição no dia 22, o Brasil enfrenta a Finlândia, às 14h (horário de Brasília). Todas as partidas vão acontecer no estádio Michel D’Ornano, em Caen, na França.

Em coletiva de imprensa, Pia falou sobre o que espera da equipe brasileira nos próximos confrontos. “Tem um ponto faltando do nosso jogo, sermos mais duras, ganhar a posse de bola. Adoraria ter algumas jovens jogadoras entrando pra competir, pra ter esse duelo no alto, no chão, mostrando que a gente tá jogando com o coração brasileiro.”

Relembrando 2021

Ainda sofrendo os efeitos da pandemia, a seleção feminina de futebol disputou 16 jogos em 2021. Foram duas derrotas, quatro empates e 10 vitórias. Com dificuldades para marcar amistosos em outros países, a equipe de Pia não fez a preparação adequada – e esperada – para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio e amargou uma eliminação considerada precoce do torneio olímpico.

Após eliminação em Tóquio, seleção brasileira se despediu da competição (Créditos: Sam Robles/CBF)

Confira abaixo os jogos feitos pela seleção feminina no ano passado:

Brasil 4×1 Argentina (She Believes Cup)
Brasil 0x2 Estados Unidos (She Believes Cup)
Brasil 2×0 Canadá (She Believes Cup)
Brasil 3×0 Rússia (amistoso)
Brasil 0x0 Canadá (amistoso)
Brasil 5×0 China (Jogos Olímpicos de Tóquio)
Brasil 3×3 Holanda (Jogos Olímpicos de Tóquio)
Brasil 1×0 Zâmbia (Jogos Olímpicos de Tóquio)
Brasil 0x0 Canadá (Jogos Olímpicos de Tóquio)
Brasil 3×1 Argentina (amistoso)
Brasil 4×1 Argentina (amistoso)
Brasil 1×3 Austrália (amistoso)
Brasil 2×2 Austrália (amistoso)
Brasil 6×1 Índia (amistoso)
Brasil 4×1 Venezuela (amistoso)
Brasil 2×0 Chile (amistoso)

Os primeiros duelos de 2022

O Torneio da França é a competição preparatória para a Copa América, que está programada para acontecer na Colômbia entre os dias 08 e 30 de julho. O torneio servirá de eliminatória para a Copa do Mundo feminina de 2023, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia.

Na primeira competição da temporada de 2022, o Brasil terá pela frente duas fortes seleções: a França (4ª colocada no Ranking da Fifa) e a Holanda, atual vice-campeã mundial e 5ª colocada do Ranking.

Sob o comando de Pia, a seleção brasileira – 7ª colocada no Ranking da Fifa – enfrentou as francesas em março de 2020 e perdeu por 1×0. Foram também as francesas que eliminaram o Brasil no último Mundial, na prorrogação das oitavas de final, por 2×1. Na ocasião, a equipe era comandada pelo técnico Vadão.

Brasil empata com a Holanda nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Sam Robles/CBF)

Também em março de 2020, o Brasil empatou com a Holanda em 0x0 e, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, um novo empate aconteceu: 3×3 na fase de grupos. Em ambas partidas, a equipe foi comandada por Pia.

O terceiro adversário do time brasileiro será a Finlândia, que ocupa o 28º lugar no Ranking da Fifa e apesar de ser considerado o adversário mais frágil da competição, a técnica do Brasil fez questão de reforçar que o embate é importante para analisar a postura da equipe diante do adversário. “Quando jogarmos com os adversários, especialmente a Finlândia, não achem que está garantido. Aproveitem, tentem fazer o melhor e compitam até o final”, declarou Pia.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

2 respostas

  1. Dibradoras, por favor, me expliquem, como o Corinthians Feminino que foi campeão de tudo em 21, tem apenas duas Brabas convocadas, enquanto outros times que não ganharam nada ou apenas campeonato de segunda, têm 2 e até 4 jogadoras convocadas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *