Começou a Libertadores Feminina 2021! A fase de grupos, disputada no Paraguai, teve os seus primeiros quatro jogos nesta quarta-feira (3), e os times brasileiros estrearam bem no torneio.
A Ferroviária, atual campeã do torneio, foi a primeira equipe brasileira a pisar nos gramados paraguaios. A Ferrinha estreou com vitória sobre o Sol de América por 3 a 0, com gols de Suzane, Carol Tavares e Raquel.
DIA DE LIBERTA, DIBRAMORES!
E temos a atual campeã, @guerreirasgrena em campo! A Ferrinha estreia agora, às 17h30 contra o @SoldeAmericapy, do Paraguai. As equipes já estão escaladas!Transmissão na Conmebol TV e @FoxSportsBrasil. pic.twitter.com/pxoyvoZM4K
— Dibradoras (@dibradoras) November 3, 2021
Já o Avaí/Kindermann, vice-campeão brasileiro na temporada passada, goleou as estreantes venezuelanas do Yaracuyanos por 4 a 0, com gols de Caty, Patrícia, Lelê e Cássia.
A última estreia brasileira na Libertadores será do Corinthians, que enfrenta o San Lorenzo pelo Grupo D. As tricampeãs brasileiras entram em campo em busca do terceiro título continental.
Ferroviária 3 x 0 Sol de América
⚽ Estreia da atual campeã! Os melhores lances da vitória da @guerreirasgrena por 3-0 sobre o @SoldeAmericapy pelo Grupo A da CONMEBOL #LibertadoresFEM.@FutbolSantander #AGlóriaÉDelas pic.twitter.com/8h32eqHl6S
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) November 3, 2021
A equipe da Ferroviária entrou em campo ainda nervosa com a estreia na Libertadores. O time, nos primeiros minutos, cometeu falhas na saída de bola e antes do cronômetro marcar cinco minutos, a goleira Luciana teve que fazer uma grande defesa de um chute de Celeste. Com o passar do primeiro tempo, o time comandado por Roberta Batista se organizou melhor em campo e passou a ameaçar a goleira Isabel Ortiz com jogadas pelas laterais.
No segundo tempo, a Ferroviária voltou com tudo. A meia Sochor entrou em campo e conseguiu articular melhor os passes, facilitando o trabalho das atacantes do time brasileiro. A jogada do primeiro gol afeano, inclusive, saiu dos pés dela: Sochor, do meio de campo, lançou a bola para Raquel. A atacante da Ferrinha disputou a bola com a goleira e conseguiu tocar para Suzane, que dominou e chutou, marcando um golaço, aos seis minutos da segunda etapa.
A equipe brasileira voltou a marcar seis minutos depois. Desta vez, a Ferroviária conseguiu aproveitar que a equipe do Sol de América estava jogando mais aberta para atacar e, em um contra-ataque em velocidade, conseguiu superar a defesa. Raquel recebeu a bola pela direita e tocou para Carol Tavares, que estava livre e conseguiu converter o segundo.
O Sol de América tentou reagir e voltou a ameaçar Luciana no segundo tempo, mas a superioridade no placar deixou o time de Araraquara tranquilo para comandar o jogo. O terceiro gol saiu dos pés de Raquel, que havia participado dos dois primeiros, aos 29 minutos da segunda etapa. Após um belo lançamento de Sochor, a camisa 11 tocou rasteiro, sem chances para a goleira Ortiz.
A Ferroviária volta a jogar no próximo sábado (6), às 17h30, contra o Deportivo Cuenca, que perdeu na estreia na competição para o Independiente Santa Fe por 1 a 0.
Yaracuyanos 0 x 4 Avaí/Kindermann
O Avaí/Kindermann de Rodolfo Segundo chegou à Libertadores ainda com sequelas das dificuldades financeiras enfrentadas ao longo da temporada. No entanto, a equipe dos Yaracuyanos não foi páreo para as brasileiras, que abriram vantagem já no primeiro tempo e só precisaram aproveitar as oportunidades com tranquilidade na segunda etapa.
O primeiro gol do time de Caçador saiu aos 14 minutos de jogo. Caty invadiu a área das adversárias, recebeu um lançamento, ajeitou e chutou bonito para abrir o placar.
Sete minutos depois, o time catarinense voltou a marcar e conseguiu a vantagem no placar. Patrícia recebeu um lançamento e aproveitou a goleira adiantada para cabecear e mandar para o fundo das redes. Ela ficou caída por alguns minutos após o choque com a goleira, mas o gol foi validado e as brasileiras foram para o intervalo com o placar em 2 a 0.
⚽ Triunfo no primeiro jogo! O @AvaiKindermann venceu o @FCYaracuyanos por 4-0 pelo Grupo daB CONMEBOL #LibertadoresFEM.
¡Triunfo en el primer partido! #AvaiKindermann venció a #Yaracuyanos por 4-0 por el Grupo B de la CONMEBOL #LibertadoresFEM.#AGlóriaÉDelas pic.twitter.com/SZhCWoHuz3
— CONMEBOL Libertadores Femenina (@LibertadoresFEM) November 4, 2021
No segundo tempo, o Kindermann controlou o ritmo do jogo. O Yaracuyanos chegou a ameaçar algumas vezes o gol de Bárbara, principalmente de fora da área. No entanto, quem marcou foi o time catarinense. Lelê aproveitou uma sobra aos 17 minutos da segunda etapa, chutou uma vez e a goleira defendeu. No rebote, a brasileira não desperdiçou e marcou o terceiro do time brasileiro.
O time brasileiro não parou por aí. O Kindermann marcou o seu quarto gol na reta final da partida, aos 41 minutos, com Cássia. A jogadora recebeu a bola na entrada da área, com velocidade, e chutou rasteiro para transformar o placar em goleada.
Na segunda rodada, o Avaí/Kindermann enfrenta o Santiago Morning, que foi derrotado na primeira rodada pelo Cerro Porteño por 1 a 0.
Resultados da quarta-feira (3):
Grupo A
Ferroviária 3 x 0 Sol de América
Deportivo Cuenca 0 x 1 Independiente Santa Fe
Grupo B
Cerro Porteño 1 x 0 Santiago Morning
Yaracuyanos 0 x 4 Avaí/Kindermann