Nesta sexta-feira (08), a Revista France Football revelou as 20 jogadoras que concorrem ao prêmio da Bola de Ouro, um dos troféus mais cobiçados do futebol mundial.
Nenhuma brasileira faz parte da lista e os grandes destaques são as jogadoras do Barcelona e do Chelsea que dominam as indicações, com 5 jogadoras de cada clube entre as 20.
Esta será a terceira edição do evento, que teve a norte-americana Megan Rapinoe como vencedora em 2019 e a norueguesa Ada Hegenberg eleita pela revista na primeira edição, em 2018.
A premiação organizada pela revista não aconteceu em 2020 por entender que o calendário da modalidade foi prejudicado pela pandemia de Covid-19.
O nome da vencedora desta temporada será revelado no dia 29 de novembro.
Here are the 20 nominees for the 2021 Women’s #ballondor! pic.twitter.com/Uh0RHQPdCq
— France Football #BallondOr (@francefootball) October 8, 2021
As indicadas
O grande destaque da temporada foi a equipe espanhola do Barcelona que foi campeã da Champions League, Campeonato Espanhol e Copa da Rainha.
As atletas do clube catalão dominaram também a premiação das melhores da temporada da Uefa – que aconteceu em agosto -, levando cinco dos seis troféus individuais, incluindo o de Jogadora do Ano na Europa para Alexia Putellas, escolhida também como melhor meio-campista.
“Estou muito feliz por receber o prêmio de Jogadora do Ano da Uefa, queria agradecer a todas as minhas companheiras por essa temporada maravilhosa, e queria mencionar as outras indicadas. No fim, todo o clube está premiado”, declarou Alexia – forte candidata a levar a Bola de Ouro – durante a cerimônia da Uefa.
As outras espanholas reconhecidas pela premiação européia foram Jenni Hermoso (melhor atacante), Sandra Paños (melhor goleira) e Irene Paredes (melhor defensora).
Estas quatro atletas também estão entre as 20 indicadas ao prêmio da Bola de Ouro, além da holandesa Lieke Martens – que também atua no Barcelona.
5️⃣ nominees for the 2021 Women’s #BallondOr de @francefootball!
5️⃣ nominades a la Pilota d’Or Femenina 2021!
¡5️⃣ nominadas al Balón de Oro Femenino 2021!
✨ @sandra_panos1
✨ @Irene_Paredes4
✨ @Jennihermoso
✨ @alexiaputellas
✨ @liekemartens1 pic.twitter.com/oUyP18yv1s— CAMPONES (@FCBfemeni) October 8, 2021
A presença de quatro jogadoras espanholas entre as 20 indicadas não é por acaso. A Espanha vem se fortalecendo no cenário mundial do futebol feminino e investindo na formação de atletas. O país conquistou seu primeiro título no futebol das mulheres em 2018, quando foram campeãs mundiais Sub-17. No mesmo ano, foram vice-campeãs mundiais no Sub-20 e viram a Primera Iberdrola (a liga nacional de clubes do país) e a Copa da Rainha alcançarem um sucesso enorme, com grande interesse da mídia e do público, inclusive nos estádios.
+ FUTEBOL FEMININO TEM RECORDE HISTÓRICO DE PÚBLICO NA ESPANHA
As atletas do Chelsea (vice-campeão da Champions, derrotado pelo Barcelona por 4×0) também concorrem em peso ao prêmio da Bola de Ouro, com as indicações da dinamarquesa Pernille Harder, da australiana Sam Kerr, da inglesa Fran Kirby, da sueca Magdalena Eriksson e da canadense Jessie Fleming.
Outros destaques da temporada foram Christine Sinclair, de 38 anos, campeã olímpica em Tóquio com a seleção canadense e a holandesa Viviane Miedema, de 25, que fez uma ótima temporada pelo Arsenal e pode facilmente estar entre as três finalistas.
Veja a lista completa: