São Paulo derrota Corinthians e vence Brasileiro Feminino Sub-18 de forma invicta

Neste domingo, o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 conheceu o campeão da temporada de 2021. Após vencer o primeiro jogo por 3×0, o São Paulo recebeu o Corinthians no CFA Laudo Natel, em Cotia e ganhou também a partida decisiva por 2×0, com os dois gols marcados pela atacante Isa.

Investindo na base desde 2017, o São Paulo conquistou seu primeiro título na categoria Sub-18, após ficar com o vice-campeonato em 2019 e ser eliminado na semifinal em 2020.

Sob o comando do técnico Thiago Viana – que está desde o início do projeto no clube do Morumbi -, as tricolores confirmaram seu favoritismo e levantaram a taça de maneira invicta na competição. Essa foi a primeira vez que o time vencedor do torneio sagrou-se campeão sem perder nenhuma partida.

“O mérito desse título é das meninas e da resiliência que tiveram nesses três anos. Desempenho espetacular, foram campeãs invictas, era o título que faltava para a base do São Paulo”, disse o técnico vitorioso Thiago Viana ao final da partida.

O jogo

O São Paulo de Thiago Viana foi a campo com: Marcelle, Ravena, Giovanna, Alves, Clara, Joyce, Carol, Milena, Giovaninha, Duda Rodrigues e Isa.

O Corinthians escalado pela técnica Daniela Alves foi a campo com Nanda, Juliana Gaya, Duda Mineira, Bell, Gabi Medeiros, Vick, Julia Brito, Dayse, Miracatu, Manu Olivan, Laysla.

Com ótima vantagem construída no primeiro jogo, o tricolor começou a partida buscando ampliar ainda mais o placar. E a primeira chegada aconteceu nos minutos iniciais, quando Milena foi acionada no ataque, pelo lado direito e chutou cruzado, com força, exigindo que a Nanda fizesse a defesa. A goleira rebateu, mas o São Paulo não conseguiu pegar o rebote.

Sempre buscando estar no campo de ataque, não demorou muito para que o São Paulo abrisse o placar. Aos 8 minutos. Milena foi acionada pelo lado direito e e cruzou na medida para Isa. O chute saiu mascado, mas a goleira corinthiana aceitou.

(Foto: Mauro Horita/CBF)

A primeira chance do Timão veio aos 13 minutos, mas sem muito perigo. Em disputa pela bola na área, Manu roubou a bola e bateu no gol. A goleira Marcelle deu rebote e a Miracatu finalizou, mas a bola foi desviada pela zaga.

O São Paulo seguiu produzindo um volume muito alto de jogo e aos 18 minutos, Isa ligou Milena e a camisa 11 tentou encobrir a goleira Nanda, mas a bola foi pra fora.

Aos 26 minutos, o Corinthians carimbou o travessão do São Paulo. Ravena vacilou ao dominar a bola e Vick arriscou um belo chute, que acabou na trave são-paulina.

Aos 29 minutos, a vida do Corinthians se complicou quando a camisa 20, Laysla foi expulsa por reclamação, após sofrer uma falta.

Aos 40 minutos, o Corinthians cobrou falta próximo da área levando perigo ao gol são-paulino. Miracatu bateu direito pro gol, a goleira defendeu e, no rebote, a Bell cabeceou buscando o gol, mas a Marcelle fez uma bela defesa.

Na segunda etapa, os times voltaram a campo sem modificações. Aos dois minutos, Milena lançou Duda Rodrigues pelo lado esquerdo e a camisa 8 driblou a marcadora, entrou na área e chutou cruzado, mas a goleira Nanda impediu o gol.

Aos 9 minutos, a bola foi recuada para a goleira Nanda e a camisa 01 tentou driblar Isa, mas a camisa 7 roubou a bola e fez 2×0 para a equipe da casa. Foi o segundo gol da atacante na partida e o 8º marcado por ela na competição (mesmo número de gols marcados por outra atacante são-paulina, Giovanninha).

Aos 15 minutos, o São Paulo fez duas substituições. Saíram Carol e Milena para as entradas de Gica e Duda. O Corinthians também mexeu com Sabrina no lugar de Duda Mineira (que saiu lesionada), Cabral no lugar de Jullyana Gaia e Gabi Silva na vaga de Miracatu.

O Corinthians ficou mais recuado, sem pressionar a saída de bola do São Paulo e levando pouquíssimo perigo ao time da casa. Já o São Paulo, seguiu buscando a posse de bola e forçando o erro da equipe rival.

Aos 24 minutos, o técnico Thiago Viana fez mais duas alterações na equipe são-paulina: saíram Joyce e Ravena para as entradas de Raissa e Ingrid.

Aos 27 minutos, veio a primeira finalização do Corinthians na segunda etapa. E foi na bola parada que a camisa 28, Gabi Silva, chutou ao gol, mas a bola acabou nas mãos da goleira Marcelle, sem nenhuma dificuldade.

Aos 34, os dois times mexeram, mais uma vez. Pelo lado corinthiano, saiu Julia Brito e entrou Stefanie. No São Paulo, saíram Giovanna e Isa para as entradas de Regina e Paola.

Perto dos 40 minutos, o São Paulo ainda teve a chance de ampliar o placar. Raissa deu um belo passe para Duda Rodrigues e a camisa 8 aplicou um drible da vaca pra cima de Sabrina, mas não conseguiu finalizar para o gol.

Na sequência, o Corinthians mexeu novamente. Isa Morais entrou no lugar de Vick e Sabrina Leal entrou na vaga de Manu Olivan.

Sem sofrer nenhum susto na segunda etapa, as tricolores levaram o primeiro título na categoria Sub-18. Este era o troféu que faltava na prateleira de conquistas do time do Morumbi.

Ao final da partida, a goleira e capitã da equipe são-paulina, valorizou a conquista do time. “São três anos nessa luta. Em 2019, a gente bateu na trave, ano passado perdemos na semifinal, mas isso é a prova de que nada supera o trabalho”, declarou a atleta.

A CAMPANHA DO CAMPEÃO

O São Paulo conquistou o título inédito do Brasileirão Sub-18 após fazer uma campanha invicta na primeira fase, com cinco vitórias e um empate em seis jogos disputados.

(Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)

Na segunda fase, venceu mais duas e empatou uma partida em três jogos disputados, se classificando para a semifinal como primeiro colocado no grupo.

Na semi, despachou as Gurias Coloradas do Internacional por 5×1 no primeiro confronto e garantindo um 0x0 no segundo.

Na final, venceu o Corinthians por 3×0 no Parque São Jorge e confirmou o título ao vencer novamente a equipe alvinegra por 2×0 no CT de Cotia.

BRASILEIRO SUB-18 DE 2021

A competição teve início no dia 6 de julho e contou com 24 equipes divididas em seis grupos com quatro equipes cada. A primeira fase foi disputada em turno e returno, classificando para a fase seguinte os líderes de cada uma das seis chaves, mais os dois melhores segundos colocados.

(Foto: Gabriela Montesano / saopaulofc)

A segunda fase foi jogada em turno único, com os oito times classificados divididos em dois grupos com quatro equipes cada. As equipes que ficaram nas duas primeiras posições avançaram às semifinais (com partidas de ida e volta). As finais aconteceram nos dias 3 e 10 de outubro (domingos).

As duas primeiras fases da competição foram disputadas em Sorocaba (interior de São Paulo). As semifinais e finais tiveram mandos de campo dos times classificados.

HISTÓRICO DOS CAMPEÕES

2019 Inter campeão, São Paulo vice-campeão

2020 Fluminense campeão, Inter vice-campeão

2021 – São Paulo campeão, Corinthians vice-campeão

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *