Glória Maria, uma mulher preta que escancarou portas para jamais fechá-las

Glória – Substantivo feminino. Significado: 1. grandeza, honra, orgulho. / 2. fama que uma pessoa obtém por feitos heróicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades. Maria vem do hebraico, que significa: mulher soberana. Coincidência? Bom, eu acho que não.

Glória Maria veio ao mundo para brilhar, lutar e representar um povo. Glória começou na TV Globo nos anos 1970 e, em 1977, foi a primeira repórter a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional. Uma mulher preta, na década de 70, em um ambiente predominantemente masculino. E o que ela fez? História!

História essa de um povo silenciado, ignorado, escondido pela sociedade. Glória deu voz, luz e esperança. Em 1998, foi chamada para apresentar o Fantástico, que, até então, só era comandado por loiras. “As pessoas mandavam cartas para a redação ou telefonavam quando eu comecei a apresentar o programa. Mesmo assim, apresentei de 1998 a 2008, dez anos certinho. Eu comemorei quando fui chamada para apresentar o Fantástico. Comemorei com os meus amigos. Fui feliz!”, contou, em uma entrevista ao Mano Brown, no podcast “Mano a Mano”.

Glória Maria foi, é, e sempre será a mulher que escancarou portas para jamais fechá-las.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *