CBF e Eleven fecham acordo até 2024 para transmissões do futebol feminino

(Foto: Pedro Ernesto Guerra / Santos FC)

O Campeonato Brasileiro Feminino começou no dia 04 de março e, finalmente, a Eleven Sports e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram um contrato com duração de três anos (2022, 2023 e 2024) para que a plataforma de transmissões de jogos também possa exibir as partidas de maneira gratuita e online.

O acordo, que já passa a valer a partir deste final de semana, englobará todos os confrontos que não tiverem transmissão da TV aberta (Band) e TV fechada (SporTV) das séries A1, já em andamento, A2 e A3, que ainda começarão.

No início deste Brasileirão – e diferente dos anos anteriores -, os espectadores da modalidade só conseguiram acompanhar os jogos exibidos pelas TVs. Sem acordo definido com a Eleven, os clubes passaram a exibir suas partidas por conta própria por meio das redes sociais.

Na época, procuramos a Eleven para entender o que havia acontecido, e a plataforma declarou ter interesse na transmissão do Brasileirão feminino em todas as divisões (inclusive as competições da base e regionais), mas que ainda estavam em negociações com a CBF. Finalmente o acordo foi fechado e, nesta 7ª rodada do torneio, (que começa no próximo domingo, dia 24), a Eleven exibirá os jogos que não terão transmissão de TV.

A Eleven transmitiu o futebol feminino nos últimos três anos, incluindo as competições de base (Brasileiro sub-16 e sub-18). Mas, no começo de abril, o Campeonato Brasileiro Sub-17 passou a ser disputado sem nenhuma transmissão. Questionamos a plataforma se o acordo atual engloba também transmissões das partidas das categorias sub-17 e sub-20, e a empresa nos respondeu que tem foco em todas as competições que não são transmitidas pelos meios tradicionais, e isso inclui também a base. Mas este é um outro pacote que ainda está em negociação. “Esperamos ter boas notícias em breve, mas estamos trabalhando com o que está 100% fechado”, declarou a Eleven por meio de nota.

Satisfeito com o desfecho positivo da negociação, Terence Gargantini, responsável pelas operações da Eleven Sports no Brasil e na América Latina, destacou a importância do futebol feminino para a plataforma e espera que a modalidade siga crescendo e conquistando cada vez mais pessoas.

“Estamos indo para seis anos consecutivos transmitindo as principais competições da modalidade e dando visibilidade também para as séries A2 e A3. Tudo gratuitamente. Transmitimos mais de 400 partidas em 2021 e nossa expectativa é conseguir entregar ainda mais. Fomos pioneiros nessa empreitada, acompanhamos o aumento da audiência durante todo esse tempo e seguiremos levando o futebol feminino a milhões de brasileiros.”

Na CBF, o acordo também foi comemorado pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. “O desenvolvimento do futebol feminino é uma das nossas prioridades. E a assinatura da parceria com a Eleven para as três divisões do campeonato brasileiro é mais um passo para o contínuo crescimento da modalidade, à medida em que a integral exposição do produto é um pilar importante para as estratégias de geração de novas receitas que tornem as competições sustentáveis”, afirmou o mandatário.

A relação da Eleven Sports com o futebol feminino remete ao início da operação da plataforma. Ainda com o nome de MyCujoo, em 2015, a estreia nas transmissões foi com futebol feminino: um amistoso entre FC Zürich Frauen x FC St.Gallen.

As primeiras transmissões do Brasileirão de futebol feminino A1 2022 na Eleven Sports acontecerão neste domingo (24). Às 15h, o líder Palmeiras receberá o Real Brasília. No mesmo horário, também jogarão Avaí Kindermann x Red Bull Bragantino, Cresspom x Atlético-MG e Esmac x São Paulo. Às 18h, Ferroviária e Cruzeiro encerram a rodada na plataforma.

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