As principais contratações do futebol feminino em 2022

O mercado do futebol feminino nunca esteve tão quente como em 2022. O ano começou já com grandes expectativas para os clubes brasileiros, que estão precisando investir cada vez mais para manter suas jogadoras ou para contratar reforços. E estamos vendo cada vez mais novos times querendo buscar um protagonismo no cenário nacional.

Há ainda muitos anúncios a serem feitos, porque 2022 só começou, é verdade. Mas algumas transferências já deram o que falar entre os últimos dias de 2021 e os primeiros deste ano. O Dibradoras lista aqui as principais contratações já anunciadas pelas equipes que disputarão a Série A1 do Brasileiro feminino nesta temporada.

Uma das definições mais aguardadas desta janela era a da atacante Bia Zaneratto, artilheira do Brasileirão de 2021. Ela jogou a primeira fase da competição pelo Palmeiras, mas retornou ao seu clube na China para finalizar seu contrato. De volta ao Brasil em dezembro, Bia tinha uma proposta bem alta do Flamengo para ser o grande nome da Gávea para 2022. E também teve uma proposta do Palmeiras, o clube que representou em 2021.

 

A escolha da atacante foi muito aguardada por torcedores de ambas as equipes, mas o anúncio ficou para a última semana do ano. E Bia Zaneratto decidiu pelo Palmeiras. Além das renovações já anunciadas pelo time alviverde, vice-campeão brasileiro em 2021, o nome dela foi a principal contratação do clube até aqui – mas outros anúncios estão por vir. Segundo a jornalista Tayna Fiori, do TNT Sports, as atacantes Byanca Brasil e Patrícia Sochor deverão ser anunciadas em breve. Entre as jogadoras que renovaram, destaque para a zagueira Agustina, a volante Julia Bianchi, a meia Ary Borges e a atacante Ottilia.

Outro clube que chegou chegando no mercado nesta temporada foi o Flamengo. O clube terminou a primeira fase do Brasileiro fora do mata-mata com uma mera nona colocação geral e agora decidiu injetar dinheiro na modalidade para tentar recuperar o protagonismo que já teve (quando foi campeão brasileiro em 2016, por exemplo). Além de Darlene, que era um grande nome já trazido em 2021, o Fla anunciou a camisa 10 Duda, que estava no São Paulo e se destacou também nos Jogos Olímpicos com a seleção.

Foto: Reprodução

Cris, outra meio-campista que atuava pelo tricolor, já foi anunciada como reforço da Gávea. Além delas, o Flamengo deve anunciar mais nomes para 2022.

Voltando para o universo paulista do futebol feminino, quem mais badalou o mercado com a contratação de reforços até aqui foi a Ferroviária. As Guerreiras Grenás anunciaram grandes nomes para a temporada 2022 – o principal deles sendo a volante Ingryd, que brilhou no Corinthians na última temporada.

 

Além dela, mais 7 nomes já foram confirmados: a zagueira Camila (ex-Avaí Kindermann), as atacantes Eudimila (ex-Grêmio), Victoria Liss (ex-Taubaté) e Mariana (ex-Nacional), as meio-campistas Fany Gauto (ex-Independiente Santa Fé) e Karina (ex-Avaí Kindermann), e a lateral/ponta Mylena Carioca (ex-Botafogo).

Há também nove jogadoras que não ficam para 2022: as laterais Letícia e Raquel, a zagueira Thaynara, as meias Samia e Leidiane, e as atacantes Ludmilla, Sochor, Raquel e Thaicyane.

O Corinthians, como de costume, anunciou primeiro suas renovações – que já são grandes reforços porque o time já venceu tudo com esses nomes em 2021. A atacante Adriana, que tinha especulação de sair, renovou por mais uma temporada. A lateral/meia Tamires, a meia Gabi Zanotti, as laterais Katiuscia e Yasmim, a volante Diany, as zagueiras Erika e Giovana Campiolo, as goleiras Kemelli, Natascha e Tainá Borges, as atacantes Gabi Portilho e Grazi, estão entre algumas das principais renovações para 2022. Além disso, o técnico Arthur Elias também fica mais uma temporada no clube.

O anúncio da primeira contratação das Brabas para 2022 veio nesta quarta-feira: Jaqueline, atacante que estava no São Paulo, vai vestir a camisa alvinegra.

Adriana fica mais uma temporada no Corinthians (Foto: Laura Zago / CBF)

As saídas confirmadas foram a volante Ingryd, que já foi anunciada pela Ferroviária, e a lateral/zagueira Poliana.

O São Paulo, vice-campeão paulista, ainda não fez anúncios oficiais de contratações. Entre as que renovaram e já estão confirmadas no clube em 2022 estão Natane, Naná, Maressa e Mônica. Por enquanto, já se sabe das saídas de Duda e Cris para o Flamengo, e também da zagueira Lauren, que acertou com o Madrid CFF. Há especulações, inclusive, sobre a chegada de reforços para a zaga – Mimi e Pardal (que atuaram no Corinthians) podem ser confirmadas. A volante Maglia, que estava no Grêmio, também pode chegar.

O Santos anunciou apenas renovações também. Os destaques são para as atacantes Cristiane e Ketlen, a meia Thaisinha, a lateral direita Bruninha que ficarão mais uma temporada com as Sereias da Vila. Outros talentos da base como Laura Valverde, Sassá e Gi Fernandes também renovaram.

Cris fica no Santos por mais uma temporada (Foto: Staff Images Woman)

No mais novo integrante paulista da Série A1, o Red Bull Bragantino, o principal reforço está na comissão técnica. Rosana, ex-jogadora da seleção brasileira, confirmou sua chegada. Ela já havia iniciado o trabalho como treinadora no Athlético-PR e agora estreará na primeira divisão. Rosana tem a licença de treinadora da Uefa e também as licenças A e B da CBF.

Dupla Gre-Nal

O Internacional obteve a melhor campanha de sua história no Brasileiro de 2021 chegando à semifinal e vai em busca de mais para 2022. Após o título Gaúcho, o time se despediu da temporada com a participação na Ladies Cup e anunciou algumas saídas em uma reformulação pela qual o elenco vai passar nesta nova temporada.

A goleira Vivi Hozel se despediu do Inter como protagonista do tricampeonato gaúcho, defendendo dois pênaltis na decisão. Além dela, as laterais Leidiane e Ari, as volantes Vick Moura, Thessa e Gilmara, as meias Mari Pires, Rafa Travalão e as atacantes Shashá e Wendy não renovaram e terão novos destinos em 2022. Em contrapartida, renovaram com o clube as zagueiras Bruna Benites e Sorriso, e a meia Djeni. Fabi Simões também deve ficar mais uma temporada por lá, mas ainda não houve anúncio oficial.

Inter teve a melhor campanha de sua história no Brasileiro e foi campeão do Gaúcho em 2021, agora faz reformulaão (Foto: Divulgação)

Do lado do Grêmio, o clube anunciou os primeiros reforços neste início de ano. Luany, atacante de 18 anos, destaque do time do Fluminense campeão do Brasileiro sub-18 em 2020, chega ao Tricolor Gaúcho para esta temporada, além da também atacante Cássia, que estava no 3B, do Amazonas.

Além delas, o clube anunciou também duas jogadoras que se destacaram no Minas Brasília. A meio-campista Karla Alves, que tem passagem também pelo Palmeiras, e a lateral esquerda Jéssica Soares, que jogou na Ferroviária e no Atlético antes de atuar no clube brasiliense. A zagueira Tuani e a atacante Catyellen vieram do Avaí Kindermann e dois destaques do finalista da Libertadores, Santa Fé, também foram anunciados – a zagueira Mónica Ramos e a volante Jéssica Peña.

Reforços de Minas

O Atlético-MG vai disputar sua primeira temporada na primeira divisão e anunciou oficialmente o primeiro reforço neste início do mês. A goleira Raíssa, que estava no Grêmio, vai vestir a camisa das Vingadoras em 2022. Nesta terça-feira, o Galo confirmou mais três nomes: a lateral Bárbara Melo, que era do Avaí Kindermann, e a zagueira Karol Arcanjo, que estava no Palmeiras, e a atacante Nathane Fabem, ex-Grêmio e Ferroviária.

Galo vai disputar pela primeira vez a Série A1 (Foto: Divulgação)

O Cruzeiro, por sua vez, perdeu um dos principais nomes do time nesta temporada. A meia Duda, camisa 10, não renovou e está de partida – segundo informações do Onze Minas, o destino seria o Internacional. As principais renovações confirmadas foram: a goleira Dafiny, as zagueiras Camila Ambrózio e Pires, as laterais Janaína, Rebeca Prado e Thalita Silva, a meio-campista Carol Soares, e as atacantes Vanessinha, Mariana Santos (que retorna ao clube após empréstimo no dia 28 de fevereiro), Marília e Pâmela. Outra novidade é a chegada da ex-jogadora Mariana Dantas para o cargo de supervisora.

O clube, que vive grande reformulação no futebol masculino após a criação da SAF (Sociedade Anônima) comandada por Ronaldo e sua empresa, ainda não fez anúncios oficiais de reforços.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *