Pia Sundhage anuncia lista para Olimpíada de Tóquio sem Cristiane

A treinadora sueca Pia Sundhage anunciou nesta sexta-feira (18) a lista de jogadoras que vão defender a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A base da equipe é similar às últimas convocações da comandante, seguindo também a base do time deixado pelo técnico Vadão. A expectativa é de que uma renovação maior aconteça após os Jogos – mas, por enquanto, das 18 jogadoras convocadas, 11 disputaram a última edição das Olimpíadas.

As maiores ausências notadas pela torcida são as de Cristiane, o que já era esperado devido à ausência na convocação para os últimos amistosos preparatórios, e Andressa Alves, que ficou na lista de suplentes. Perguntada sobre a ausência de Cristiane durante a coletiva, Pia justificou a própria escolha. “Cris jogou diversos jogos com a seleção, muitos torneios, fez muita diferença naquela época. Anteriormente ajudou muito e hoje acredito que haja outras jogadoras que vão ajudar a equipe.”

Além disso, perguntada pelas Dibradoras sobre os critérios utilizados na convocação, Pia falou a versatilidade que ela espera das atletas. “Nós precisamos de defensoras, de jogadoras no meio. Quando falamos de ataque, precisamos de diferentes tipos de soluções. Escolhemos a Formiga porque ela representa muita experiência. É importante, para nós, ter jogadoras no meio campo que possam fazer a diferença, e uma delas é a Formiga. Jogar como meio-campista ou no ataque, em diferentes posições. Em todos os Jogos Olímpicos, eu tive que mudar formação, posição, e acredito que, com as jogadoras que temos, nós somos capazes de fazer isso.”

Renovação

A técnica Pia Sundhage foi contratada inicialmente para comandar a seleção brasileira até os Jogos de Tóquio, mas seu contrato foi estendido até Paris-2024. Ela encontrou diversos desafios em seu trabalho até aqui, com a pandemia interrompendo a sequência de amistosos por um ano e a dificuldade de encontrar adversários para a seleção quando outros times retomaram os seus preparativos.

Em um trabalho de um ano e oito meses, Pia tem, à frente da seleção, 11 vitórias, cinco empates e duas derrotas. Para as Olimpíadas, ela tem preferido jogadoras que possam exercer diversas funções dentro de campo e que tenham a capacidade de mudar o jogo caso deixem o banco para entrar em campo.

A atacante Cristiane, maior goleadora da história dos Jogos Olímpicos – entre homens e mulheres – ficou de fora até da lista de suplentes. Pia já havia indicado que ela não iria a Tóquio mantendo-a fora da lista das jogadoras que enfrentaram Rússia e Canadá nos últimos amistosos antes dos Jogos, mas ainda havia uma esperança de que a jogadora do Santos figurasse entre as suplentes.

Seleção brasileira no duelo amistoso contra a Rússia. Foto: Richard Callis/SPP/CBF

Comparando com a convocação das Olimpíadas do Rio de Janeiro, disputadas há cinco anos Pia segue a mesma base do time, principalmente no setor defensivo. Diferentemente de 2016, quando a seleção tinha sete jogadoras da finada seleção permanente – solução encontrada pela CBF para que as jogadoras de alto nível da seleção pudessem treinar com uma estrutura melhor -, em 2021 a equipe está equilibrada entre atletas que jogam no Brasil e no exterior. Esta é uma das provas dos avanços dos últimos cinco anos – muito embora a maior parte das jogadoras ainda esteja concentradas nos times de São Paulo.

A expectativa dos Jogos de Tóquio é de que o Brasil brigue por uma medalha (e aqui a gente torce pra que seja a dourada). A seleção agora vai para Portland, nos Estados Unidos, onde fará a sua preparação antes de viajar a Miyagi, cidade do Japão que receberá dois dos três primeiros jogos da seleção. O Brasil estreia na competição no Estádio de Miyagi, contra a China, às 5h (de Brasília). Os jogos seguintes serão contra a Holanda, no dia 24, também em Miyagi. Por fim, a seleção enfrenta a Zâmbia, no dia 27 do mesmo mês, em Yokohama.

Confira a lista de convocadas:

Goleiras:
Bárbara – Avaí/Kindermann
Letícia – Benfica (Portugal)

Defensoras:
Rafaelle – Palmeiras
Bruna Benites – Internacional
Erika – Corinthians
Poliana – Corinthians
Tamires – Corinthians
Jucinara – Levante UD (Espanha)

Meio-campistas:
Formiga – São Paulo
Julia Bianchi – Palmeiras
Andressinha – Corinthians
Duda – São Paulo
Adriana – Corinthians
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)
Debinha – North Carolina Courage (Estados Unidos)

Atacantes:
Bia Zaneratto – Palmeiras
Geyse – Madrid CFF (Espanha)
Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)

Suplentes:
Aline Reis – UD Granadilla Tenerife (Espanha) – Goleira
Letícia Santos – Eintracht Frankfurt (Alemanha) – Defensora
Giovana Costa – Barcelona (Espanha) – Atacante
Andressa Alves – Roma (Itália) – Atacante

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *