A terceira rodada do Brasileiro Feminino começou na sexta-feira (23) e terminará na segunda-feira, com Minas Brasília x Santos. Entre os destaques, estão a grande vitória do Grêmio sobre o Avaí/Kindermann em Caçador, a vitória palmeirense sobre o Cruzeiro, mais uma vitória corintiana com direito à atacante Giovana Crivellari jogando de goleira aos 35 do segundo tempo e a primeira vitória do São Paulo na competição, em cima do São José, de virada.
Mas pra além de bons jogos, esta rodada nos trouxe um episódio lamentável. Durante a partida entre Napoli x Bahia, a equipe de transmissão do MyCujoo fez comentários racistas sobre as atletas do clube baiano. A atitude gerou revolta no público que assistia e, horas depois, a CBF (responsável pela contratação dos profissionais que atuam pela plataforma) emitiu um comunicado informando que solicitou o afastamento do narrador e comentarista da partida.
Infelizmente, essa não é a primeira vez que situações assim acontecem. Em transmissões do futebol feminino, narradores e comentaristas se acham no direito de analisar o físico das atletas e tecer comentários preconceituosos. Não deve ser difícil ater-se apenas aos lances dos jogos, mas homens insistem em opinar sobre questões que nada têm a ver com o esporte que rola dentro das quatro linhas. É lamentável!
Durante a partida Napoli x Bahia, pelo Brasileiro Feminino A-1, a equipe de transmissão do MyCujoo fez comentários preconceituosos direcionados a atletas do Bahia. A CBF lamenta profundamente o ocorrido e informa que solicitou ao MyCujoo que os profissionais fossem afastados [+] pic.twitter.com/9I92OrVZrV
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) April 25, 2021
Vamos ao resumo dos jogos:
Avaí Kindermann 2 x 3 Grêmio
Em Caçador, a equipe de Jorge Barcellos recebeu as Gurias Gremistas, comandada por Patrícia Gusmão. Pela equipe da casa, o destaque ficou por conta da marca alcançada pela zagueira Siméia Alves, que completou 100 jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino série A1.
A jogadora recebeu uma placa como homenagem das mãos de Brígida Kindermann, esposta do presidente do clube, Salézio Kindermann.
Dentro de campo, o jogo foi muito movimentado e, mesmo como visitante, o Grêmio pressionou bastante as catarinenses. O placar foi aberto aos 15 minutos da primeira etapa, após cobrança de escanteio, Maiara desviou de cabeça e fez 1×0 para as gaúchas. Na súmula do jogo, o gol anotado foi contra, da adversária Bárbara.
O Avaí/Kindermann teve chance de empatar a partida dois minutos depois do gol sofrido, quando o árbitro assinalou pênalti, mas Bárbara foi para a cobrança e mandou por cima do gol de Raíssa.
O Grêmio seguiu com superioridade e ampliou o placar aos 38 minutos, quando Jane avançou pelo meio e marcou um belo gol. Aos 44, Maiara marcou mais um, após passe de Jane e categoria para se livrar da marcação e mandar para o fundo das redes.
O jogo começou quente na segunda etapa e as avaianas entraram em campo dispostas a correr atrás do prejuízo. E deu certo inicialmente. Aos 4 minutos, Gaby avançou pela direita, foi para a linha de fundo e chutou forte, sem chances de defesa. Vinte minutos depois, o Avaí/Kindermann teve um novo pênalti ao ser favor e, dessa vez, Gaby cobrou e converteu.Mesmo sofrendo pressão do time catarinense, o Grêmio conseguiu vencer o jogo por 3×2.
Com o resultado, as Gurias Gremistas alcançaram a segunda vitória na competição. São 7 pontos, três jogos, duas vitórias e um empate. Já o Avaí/Kindermann venceu apenas na primeira rodada, diante do São José. Essa foi a segunda derrota seguida do atual vice-campeão brasileiro.
Palmeiras 4×2 Cruzeiro
No Allianz Parque, o Cruzeiro veio com uma proposta de jogo muito clara: defender bem e aproveitar os contra-ataques para enfrentar as donas da casa. E, aos dois minutos de jogo, Mariana Santos acertou um chutaço do meio da rua, surpreendendo a goleira Taty Amaro, e abrindo o placar.
Com o gol marcado, o Cruzeiro se fechou ainda mais, e o Palmeiras criou diversas chances. Mas, o gol de empate, demorou para sair. Ele veio aos 46 minutos, quando a capitã Duda bateu uma falta certeira e igualou o marcador. O segundo tempo foi ainda mais intenso, e o Palmeiras voltou disposto a buscar a vitória, mas desperdiçou chances com Chú, Bruna Caldeiran e Tainara.
O gol da virada saiu após uma cobrança de escanteio de Katrine: a bola passou por todo mundo e chegou até a zagueira Agustina, que mandou para o fundo das redes, aos 17. Dois minutos depois, Bia Zaneratto ampliou a vantagem com um belo chute de fora da área.
Bora rever os gols do jogo de ontem? ⚽
— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) April 25, 2021
Aperta o play para curtir nossa virada no Allianz Parque em mais uma vitória pelo @BRFeminino ✅
@MyCujoo#AvantiPalestrinas #PALxCRU pic.twitter.com/EPjhZ4uh1v
A cruzeirense Mariana Santos ainda marcou novamente, aos 28 minutos, com um belo chute de fora da área, sem chances para Taty. Antes do apito final, saiu o quarto gol palestrino anotado por Chú após bela assistência de Bia Zaneratto.
O Palmeiras segue invicto, com duas vitórias e um empate. Já o Cruzeiro segue sem vencer, com duas derrotas e um empate.
Napoli 2×2 Bahia
Em Santa Catarina, as Meninas de Aço e o Napoli empataram e, com isso, seguem sem vencer no Brasileirão. Jogando fora de casa, foi o time baiano que abriu o placar com Moretti, que chutou de fora da área e encobrindo a goleira Nicole. O empate das mandantes veio aos 35 minutos com Thays, que finalizou após cobrança de falta pelo alto.
O Napoli voltou melhor para o segundo tempo, mas quem conseguiu ficar na frente foi o Bahia novamente. Aos 25 minutos, Gabi Itacaré ganhou pelo alto e mandou para o gol de cabeça. Mas a alegria baiana durou pouco, o Napoli empatou a partida após cobrança de pênalti cobrada por Soraya.
O Bahia tem duas derrotas e um empate e o Napoli tem dois empates e uma derrota.
Flamengo 0x1 Internacional
Nesta partida, a camisa 8, Djeni, também completou a marca de 100 jogos pelo Brasileirão. Defendendo o Inter, ela entrou em campo 18 vezes na competição. A partida foi realizada no Luso Brasileiro, Rio de Janeiro, e as Gurias Coloradas foram superiores durante toda a primeira etapa. As flamenguistas adotaram uma postura mais retraída e tiveram apenas uma chance mais clara de gol aos 14 minutos, com um chute de Sorriso.
Na segunda etapa, o Inter teve uma chance clara aos 15 minutos, quando Fabi fintou a goleira Kaká, finalizou de canhota, mas Sorriso deu um carrinho e tirou a bola em cima da linha. A bola chegou a bater na trave, mas não entrou.
Quando parecia que o jogo acabaria empatado, Wendy armou um contra-ataque para o Internacional. Ela se deslocou da esquerda para o meio, serviu Rafa Travalão, que acionou Mileninha dentro da grande área. A camisa 15, que estava estreando profissionalmente, não tremeu diante da goleira flamenguista e deu a vitória ao Inter.
Esta foi a primeira vez na história que o Internacional venceu o Flamengo no Brasileiro Feminino. Agora, são cinco confrontos entre os clubes, com duas vitórias do time carioca, dois empates e uma vitória das Coloradas.
Essa foi a primeira derrota do Flamengo no Brasileirão 2021, e o terceiro jogo sem vitória. Nas duas rodadas anteriores, as Meninas da Gávea empataram com Minas Brasília e Napoli. Foi a pior largada do clube na história da competição. Já o Internacional segue invicto, com duas vitórias e um empate.
Corinthians 3×1 Botafogo
O Timão recebeu o Botafogo no Parque São Jorge e abriu o placar aos 9 minutos de jogo, quando Tamires cruzou forte pela esquerda, a bola encontrou Crivellari que levantou para a Jheniffer completar de cabeça.
O Corinthians teve a posse de bola durante toda a primeira etapa, jogando a maior parte do tempo no campo de ataque, mas foi para o intervalo com apenas um gol a frente do adversário. Percebendo a dificuldade de ampliar o placar, o técnico Arthur Elias fez duas mudanças no segundo tempo. Saíram Juliete e Diany para as entradas de Adriana e Gabi Zanotti.
Aos sete minutos, o Corinthians ampliou. Após cobrança de tiro de meta do Botafogo, no meio-campo, Crivelari tocou de cabeça para a Adriana disparar e anotar o dela, um golaço. Três minutos depois, as Gloriosas descontaram com uma assistência de Mylena para Brenda marcar com um chute cruzado num erro de saída de bola do Corinthians.
Aos 16, o Corinthians aumentou sua vantagem. Em um escanteio cobrado por Ingryd, Jheniffer mandou de coxa para o fundo da rede, fazendo 3×1.
Aos 33 minutos, a goleira corintiana, Tainá, sentiu uma lesão no joelho, mas o Corinthians já tinha feito todas as substituições permitidas. Com isso, a atacante Giovanna Crivelari vestiu luvas e acabou no gol. Aos 40 minutos, a “goleira” improvisada da noite precisou se esticar para defender um chute de Bruna.
E o prêmio do #Oscars para defesa da noite vai para…@Giih_Crivelari ☑
— Brasileirão Feminino (@BRFeminino) April 26, 2021
@BandTV pic.twitter.com/AllYKnBEhk
Essa foi a terceira vitória do Corinthians na competição, elas seguem invictas e líderes do campeonato. Já o Botafogo tem um empate e duas derrotas consecutivas.
Ferroviária 3×1 Real Brasília
As Guerreiras Grenás receberam o Real Brasília na Fonte Luminosa e não demoraram para abrir o placar. Aos 3 minutos, a bola sobrou na entrada da área para Barrinha chutar e fazer um lindo gol. Ludmila também arriscou de fora de área levando perigo ao gol do Real Brasília.
O segundo gol da Ferrinha veio no final da primeira etapa. Aos 45 minutos, Sochor levantou uma bola na área e Ludmila apareceu no segundo pau, agora sim, para ampliar a vantagem afeana.
Na segunda etapa, aos 16, Monalisa arriscou um chute de longe e a goleira Flávia aceitou: 3×0 para as donas da casa. A equipe visitante teve a chance de diminuir em cobrança de pênalti. Maiara foi para cobrança, mas a goleira Luciana fez a defesa no canto direito.
O gol de honra da equipe de Brasília veio aos 43 do segundo tempo – e com “lei da ex”-, quando Tábatha, driblou Luciana e mandou para o fundo das redes.
Essa foi a primeira vitória da Ferroviária, que tem também uma derrota e um empate, a mesma situação do Real Brasília, com 4 pontos marcados.
São José 2×3 São Paulo
No Martins Pereira, em São José dos Campos, o São Paulo sofreu para vencer as Meninas da Águia e conquistar a primeira vitória no Brasileirão. A equipe do Vale do Paraíba abriu o placar aos 25 minutos com com Letícia, de cabeça, após cobrança de escanteio.
O São Paulo, que estava buscando jogo desde o início de jogo, conseguiu o empate com um pênalti sofrido por Carol e convertido por Gláucia, aos 31 minutos.
Após o intervalo, ocm quatro minutos de bola rolando, o São José conseguiu ficar à frente novamente no placar ao marcar o segundo gol no jogo com Sissi, que subiu sozinha para marcar de cabeça após cruzamento.
Pressionando o São José, o São Paulo conseguiu o empate após novo pênalti marcado corretamente para as visitantes. Micaelly sofreu a falta dentro da área e, mais uma vez, Glaucia cobrou e anotou: 2×2. Em menos de 10 minutos e depois de muito tentar, o Tricolor conseguiu sua primeira vitória, aos 44 minutos da segunda etapa, com a atacante Giovaninha aproveitando o rebote e marcando de cabeça.
O São José tem uma vitória e duas derrotas na competição. O São Paulo tem um empate, uma derrota e, agora, uma vitória.
Último confronto
Minas Brasília e Santos fecham a 3ª rodada nesta segunda-feira (26). O jogo acontece às 15h, no Estádio Maria Abadia, no Distrito Federal, com transmissão da CBFTV/Mycujoo. As Sereias vêm de vitória diante do São Paulo, e o Minas de derrota diante do São José.