A garotinha Núria Cebrián Bernabé ganhou as manchetes dos jornais espanhóis na última sexta-feira por conta de uma carta que escreveu espontaneamente para a fabricante de álbuns de figurinhas, Panini, pedindo a produção de um deles para o futebol feminino.
Um tuíte da mãe dela com a foto da carta escrita pela menina ganhou as redes sociais e chamou a atenção dos veículos de imprensa da Espanha, que repercutiram a atitude de Núria. No texto, a garota explica que é fã de futebol e coleciona as figurinhas da La Liga no masculino, mas gostaria de ter também a oportunidade de colecionar o álbum das mulheres.
“Sou a Núria Cebrián Bernabé, tenho 8 anos e gosto de colecionar álbuns de futebol. Mas eu gostaria que vocês fizessem um álbum da liga de futebol feminino, porque também há nela equipes muito boas, por exemplo o Levante, que é meu time, e o Valência.
Pensei que se vocês fizessem o álbum de futebol feminino, haveria mais meninas como eu que se animariam em colecionar e assim as jogadoras poderão ficar tão famosas quanto os jogadores.
Um abraço. Meninas ao poder!”, é o que dizia a carta escrita pelas mãos da garota.
Hola @paninicromos os mando la carta de Núria Cebrián Bernabé coleccionista de vuestro álbum de la @LaLiga y q estaría encantada de coleccionar tb cromos con futbolistas de la @LigaIberdrola https://t.co/C9EtZ3u274 pic.twitter.com/ki6DAIVLQK
— Pilar Bernabé (@pilarbernabe) March 27, 2019
A mãe, Pilar Bernabé, contou que a menina sentia a diferença de tratamento do futebol feminino e masculino e um dia comentou com ela que gostaria de poder colecionar o álbum das mulheres. “Aí eu disse para ela escrever uma carta sobre isso para enviarmos à fabricante. Uns três dias depois, eu já nem me lembrava mais disso, e ela veio me chamar para ler o que havia escrito”, relatou Pilar ao site Huffington Post da Espanha.
No ano passado, já ficou famosa uma história na Espanha em que a mãe na cidade de Badajoz chegou a criar figurinhas das jogadoras do Campeonato Espanhol para as filhas poderem colecionar. Foram mais de 250 figurinhas com as atletas que disputam a Liga, algo que chamou muito a atenção da mídia espanhola à época.
Tengo más de 250 cromos, hechos con mucha ayuda de fotógrafos y clubes, con mucho trabajo y horas echadas, para poder dar a mis hijas un álbum de cromos de sus ídolos, q yo mismo imprimo y plastifico. Les encanta. Se identifican. Y yo me siento orgullosa de poder ofrecérselo (1) pic.twitter.com/lDt5OyFHae
— María Vázquez (@MariquillaVC) April 13, 2018
O futebol feminino tem crescido bastante na Espanha e acumula recordes de público em diversos lugares – aconteceu como Athletic Bilbao e com o Atlético de Madri recentemente. Há transmissão de jogos na televisão e muitos clubes do masculino também têm investido no feminino por terem percebido o crescimento da modalidade.
A Panini, por enquanto, não se manifestou a respeito de uma possível produção de álbuns do torneio feminino na Espanha. A fabricante, porém, já produz o álbum da Copa do Mundo de futebol feminino desde 2011 e, neste ano, fará de novo uma edição para promover o torneio das mulheres. O lançamento dele deverá acontecer em abril.