Foto: Reuters
Chiamaka Nnadozie é prova de que um jogo de Copa do Mundo terminado em 0 a 0 pode ser, sim, extremamente emocionante – e servir como um grande acerto de contas entre duas jogadoras.
A goleira de 22 anos do Paris FC foi eleita craque da partida entre Nigéria e Canadá, que – muito graças a ela – terminou sem gols. Nnadozie cresceu no momento mais dramático da partida, quando a Nigéria perdeu Deborah Abiodun, primeira jogadora expulsa com um cartão vermelho nesta edição do mundial, e o Canadá tinha um pênalti a favor.
Mais do que isso: a batedora seria Christine Sinclair, veterana de 40 anos, maior artilheira de seleções entre homens e mulheres com 190 gols, e que sonhava em marcar em seis Copas do Mundo – ultrapassando a brasileira Marta.
Mas, do outro lado, tinha uma goleira determinada e rancorosa. “Quando ela pegou a bola, pensei: ‘Ok, é Sinclair de novo’. Porque da última vez que jogamos contra elas, ela marcou contra mim. Eu estava com muita raiva e disse para mim mesma que esse era o momento de acertar as coisas”.
O jogo em questão foi um amistoso em abril do ano passado que terminou 2 a 2 – mas que Nnadozie, claramente, não “digeriu”.
Na Copa do Mundo, o empate com o Canadá deixou as duas seleções com 1 ponto no embolado Grupo B, que ainda conta com Austrália, líder da primeira rodada com 3 pontos, e Irlanda, sem pontos. A goleira sonha em ajudar a Nigéria a passar da fase de grupos – o que não acontece desde 1999, quando foi derrotada pelo Brasil por 4 a 3 nas quartas de final.
Today’s star, @Nadoziechiamaka! 🤩#BeyondGreatness | #FIFAWWC
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) July 21, 2023
Nnadozie, que está na sua segunda participação em Copas do Mundo, tem 16 jogos pela seleção nigeriana. Na edição passada, aos 19 anos, ela se tornou a goleira mais jovem a não ser vazada na partida que disputou, em que a Nigéria venceu a Coreia do Sul por 2 a 0. Entre suas conquistas estão os Jogos Africanos de 2019 e o Campeonato Africano Feminino de 2018.
Desde 2019, a jogadora atua no Paris FC. Antes disso, Nnadozie passou quatro temporadas no nigeriano Rivers Angels, pelo qual conquistou quatro campeonatos nacionais.