13º rodada do Brasileirão mantém Palmeiras na liderança e esquenta briga pela classificação

A 13º rodada do Brasileiro acabou na noite desta segunda-feira e foi a última antes da parada para a Data Fifa neste mês e para a Copa América em julho. O Palmeiras voltou para a liderança goleando o Cresspom por 7×1, resultado esse que sacramentou o rebaixamento das Tigresas do Cerrado, com seis pontos. O São Paulo conseguiu a quarta vitória seguida e vai passar o próximo mês na terceira colocação. Já o Inter perdeu a liderança empatando com o Corinthians que ficou em quarto.

O campeonato volta em agosto para finalizar as duas últimas rodadas e definir os oito classificados para a fase de mata-mata e quem serão os quatro rebaixados para a A2.

Confira o resumão da rodada:

São Paulo 1×0 Ferroviária

Este foi o duelo que abriu a 13º rodada do Brasileirão logo no sábado de manhã. Às 11h, o Tricolor Paulista enfrentou as Guerreiras Grenás para consolidar a classificação para a próxima fase do campeonato e manter os 100% de aproveitamento em casa.

Foi um jogo difícil, o time de Lucas Piccinato tentou de muitas maneiras furar a defesa adversária e o primeiro tempo foi marcado pela disputa no meio campo, mas sem grandes chances de gol de ambas as equipes. Já na etapa final, as donas da casa voltaram melhor e aos 30 minutos, após uma linda jogada de Micaelly, Shashá abriu o placar e garantiu os três pontos para a equipe são-paulina. Além de ser autora do gol que sacramentou a vitória Tricolor e a invencibilidade em casa – sete jogos, sete vitórias -, este foi o primeiro tento de Shashá com a camisa do São Paulo.

Com o resultado, o Tricolor Paulista encerrou o semestre na terceira colocação com 29 pontos. Já a Ferrinha caiu para nono, com 18 pontos, fora da zona de classificação para a próxima fase. Os últimos dois jogos, serão disputados apenas em agosto, quando termina a Copa América. A equipe de Araraquara tem pela frente o Atlético-MG – que também briga por uma vaga – e o Cresspom, já rebaixado. Já o São Paulo vai decidir em que posição termina a competição contra Cruzeiro e São José.

Corinthians 1×1 Internacional

As Gurias Coloradas foram até a Fazendinha para defender a liderança do campeonato, mas do outro lado tinha o time que sofreu apenas uma derrota no ano. Como já era esperado, o Internacional foi pra cima e criou as melhores jogadas. E, do outro lado, quando a equipe corinthiana conseguia avançar, parava na zaga e nas defesas de Barbieri – recém convocada para defender as cores da Seleção Brasileira principal, na Data Fifa e na Copa América, após Lelê ter se lesionado no treino pelo Corinthians.

Já nos minutos finais do primeiro tempo, a arbitragem marcou penalidade máxima para as Coloradas. Aos 38, Isabela recebeu lindo passe de Juliana e tentou o drible sobre Campiolo, que escorregou e a bola bateu em seu braço esquerdo. Millene foi para a bola, cobrou no canto esquerdo de Paty que nem saiu na foto.

Mas nem deu tempo de comemorar. Dois minutos depois, Jheniffer, de cabeça, empatou para as donas da casa. O jogo foi para o intervalo e na volta, aos oito minutos, o Inter chegou a marcar o segundo gol com Mai Mai, mas a arbitragem assinalou que a bola já tinha saído no cruzamento de Lelê. As Gurias seguiram pressionando, mas não conseguiram ampliar o marcador.

O Inter agora é o vice-líder com 30 pontos e o Corinthians caiu para a quarta colocação, com 28. Após a pausa da Copa América, as Gurias enfrentam o Santos e o Avaí Kindermann. Já o time de Arthur Elias pega a Esmac e o Grêmio.

Grêmio 2×1 Avaí Kindermann

Grêmio e Avaí Kindermann possuem o mesmo objetivo nesta reta final: se classificar para a próxima fase. Com a vitória da equipe do Rio Grande do Sul, as Gurias Gremistas ficam na 11º posição, com 17 pontos. Já o time catarinense, tem os mesmos 17 pontos, mas está uma posição acima, com uma vitória a mais.

A partida começou com pressão do Avaí Kindermann e deu certo. Aos 10 minutos de bola rolando, Sandoval ficou livre e bateu firme para abrir o marcador. Mas o Grêmio não se intimidou com o revés no placar, partiu pra cima e aos 32, em uma cobrança de falta perfeita, do meio da rua, Karla Alves deixou tudo igual para as Gurias.

Na etapa final, a equipe gremista virou o placar com um gol contra de Roqueline. Jéssica Soares cobrou o escanteio e Roqueline subiu sozinha, mas cabeceou contra a sua própria meta: 2×1. Os minutos finais foram mais equilibrados, com chances para os dois lados e teve até bola na trave, mas o placar não foi alterado. Era o triunfo gremista depois de três rodadas sem vencer.

Em agosto, o Grêmio pega o São José e na última rodada, o Corinthians. Já o Avaí enfrenta o Palmeiras e o Internacional, ambos já classificados para a próxima fase, na ponta da tabela.

Santos 1×1 Red Bull Bragantino

As Sereias da Vila receberam o já rebaixado Red Bull Bragantino, em busca de uma vaga para a próxima fase do campeonato. Dominaram os primeiros 45 minutos de jogo, mas quem abriu o placar foram as visitantes, já no finzinho da primeira etapa. Aos 48, depois da bola explodir no travessão, Mylena estava livre para o rebote na pequena área e completou para as redes: 0x1.

Com a volta do segundo tempo, o Santos continuou pressionando, mas sem nenhuma chance de grande perigo. Apenas aos 36 minutos, Cristiane, de cabeça, finalizou para o fundo das redes, mas a arbitragem pegou posição irregular e anulou o que seria o empate santista. O jogo se encaminhava para a primeira vitória do Massa Bruta no campeonato, mas as Sereias não desistiram e aos 41, Gi Fernandes recebeu a bola na entrada da área e concluiu com força para o fundo das redes.

Com o empate, o Santos segue na 6º colocação com 19 pontos, e joga contra Inter e Flamengo nas últimas duas rodadas. O Bragantino já está rebaixado e cumpre tabela contra Flamengo e Cruzeiro.

Esmac 2×1 Cruzeiro

Esmac e Cruzeiro fizeram duelo direto na parte debaixo da tabela. Cruzeiro é o primeiro fora da zona de rebaixamento, na 12º colocação, com 13 pontos. Já a Esmac está na 14º, com oito e precisa vencer os dois próximos jogos e torcer para o Cruzeiro perder para conseguir se livrar do rebaixamento.

Sabendo disso, o Cruzeiro foi até Belém do Pará e abriu o placar logo aos seis minutos. Em cobrança de falta de Karen, Korina subiu mais que todo mundo e, de cabeça, colocou a bola no fundo das redes. Aos 44, a arbitragem marcou pênalti para a equipe paraense. Baião pegou a bola e empatou a partida, deixando tudo igual no Francisco Vasques.

No segundo tempo, os dois times foram para o tudo ou nada e quem saiu melhor foram as donas da casa. Aos 36, em jogada de escanteio, Lora Capanema desviou de cabeça para as redes. Era a virada e a esperança de permanência na Série A1.

Todo dia um 7×1 diferente: Cresspom 1×7 Palmeiras

Quem vê esse placar, nem imagina que quem saiu na frente foram as meninas do Cresspom. Aos sete minutos, Keké abriu o placar para as donas da casa, mas não deu nem tempo de comemorar. Aos nove, Andressinha cobrou o escanteio e Bruna Calderan mandou um cabeceio certeiro empatando a partida.

Com o gol, as Palestrinas tomaram conta da partida e criaram as principais oportunidades do jogo na primeira etapa. E aos 29, Byanca Brasil fez cruzamento para Bia Zaneratto que chutou forte e virou para o verdão. Aos 35, Carol dominou e mandou uma bomba sem chances de defesa para a goleira adversária. Aos 39, Day Silva fez o cruzamento pelo lado esquerdo e Carol Rodrigues – de novo ela – fez o quarto. Anota aí: 1×4.

Os times voltaram para o segundo tempo e o Palmeiras queria mais. Logo aos dois minutos, a bola bateu na mão da zagueira do Cresspom, o juiz marcou pênalti e Bia Zaneratto converteu a cobrança ampliando o resultado para 5 a 1 – o segundo dela na partida. Os dois últimos tentos saíram apenas no final. Aos 45, Chú desviou de cabeça para o fundo das redes e um minuto depois, Bia Zaneratto arrancou em velocidade, invadiu a área e tocou na saída da goleira. Era o hat-trick da imperatriz que pediu música no Fantástico.

Com essa goleada, o Palmeiras garante a liderança do campeonato até agosto, quando faz os últimos dois jogos contra Avaí Kindermann e Esmac. E com a derrota, o Cresspom não tem mais chances de permanência e é o segundo rebaixado do campeonato, com duas rodadas de antecedência.

Real Brasília 1×0 São José

O Real Brasília precisava ganhar se quisesse se manter na primeira divisão. Já o São José, é o primeiro dentro da zona de rebaixamento, com nove pontos. O jogo começou agitado no estádio Defelê e o Real Brasília marcou logo aos 15 minutos com um golaço de Gaby Soares. A meio-campista recebeu a bola e, de bicicleta, estufou a rede adversária.

Depois do gol, o time do Real Brasília ficou mais devagar e o São José encontrou mais espaço em campo, mas não foi o suficiente para empatar o marcador. O segundo tempo começou mais equilibrado e o São José entrou em campo com uma postura diferente. Logo nos minutos iniciais, o time tentou uma reação, mas não deu em nada.

O resultado favorável para o Real Brasília mudou a situação do time na tabela. Antes em oitavo, a equipe foi para quinto lugar e somou 20 pontos. O São José se complicou ainda mais e caiu para 14º, precisando vencer os dois jogos que faltam e torcer para os times de cima perderem os seus respectivos jogos para tentar se livrar do rebaixamento.

Os próximos jogos do Real Brasília são contra Cresspom e Atlético-MG. Já o São José tem a dura missão de fazer seis pontos contra Grêmio e São Paulo.

Atlético-MG 0x1 Flamengo

Atlético-MG e Flamengo buscam o mesmo objetivo no campeonato: se classificar para a próxima fase do Brasileiro. O Galo começou o jogo em 7º, com 19 pontos e o Flamengo vinha logo atrás, em 8º com um ponto a menos. Ambos na zona de classificação.

Um bom público esteve no estádio Independência acompanhar as Vingadoras, mas foram as Rubro-Negras que abriram o placar. Aos sete minutos, após confusão na área, Maria Alves deu um lindo voleio que encobriu todo mundo e marcou o único com da partida. Aos 38, Kaylane tirou a bola em cima da linha e defendeu o que seria o empate do Galo.

Na volta do intervalo, os dois times cansaram e criaram poucas chances de gol. Aos 38, Duda recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulsa. Com um a menos, as Vingadoras foram pra cima, mas não houve alteração no placar.

Resultado importantíssimo para o time da Gávea, que subiu três posições, passou o Galo e agora está na quinta colocação, com 21 pontos. Já as Vingadoras ficam na oitava posição com os mesmos 19 pontos. Os dois últimos jogos das Rubro-Negras são contra o Red Bull Bragantino, já rebaixado e Santos, confronto direto pela classificação para a próxima fase. Já o Galo tem pela frente a Ferroviária e o Real Brasília.

Confira a tabela atualizada do Brasileirão Feminino

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *