Terminada a primeira fase, agora vão começar as semifinais do Campeonato Paulista feminino neste fim de semana. E a novidade é que, depois de quase dois anos, os jogos das mulheres voltarão a ter público. A definição da Federação Paulista de Futebol foi deixar nas mãos dos clubes a decisão sobre o retorno da torcida e, sendo assim, teremos um confronto das semifinais com portões abertos e outro com portões fechados.
Ferroviária e Corinthians fazem o primeiro jogo da semifinal no próximo sábado às 21h em Araraquara, e depois definem a vaga na decisão no domingo, dia 31/10, às 11h, em São Paulo. Esses dois jogos poderão contar com a presença de público, já que tanto Corinthians, quanto Ferroviária aprovaram a ideia do retorno. Ambos os clubes respeitarão as diretrizes das leis estaduais a respeito da liberação e cumprirão os protocolos da Covid-19 determinados para garantir a segurança dos presentes.
No caso de Santos e São Paulo, a decisão dos dois clubes foi de não abrir os portões para nenhum jogo da semifinal. O primeiro confronto entre os dois vai acontecer neste domingo, às 11h, na Arena Barueri, e o jogo da volta será na segunda-feira, dia 1º de novembro, às 17h, também na Arena Barueri.
A decisão conjunta de Santos e São Paulo foi tomada majoritariamente por conta do alto custo da operação para garantir os protocolos exigidos para a presença da torcida no estádio. O Santos se manifestou por meio de nota: “Ficou acordado entre os presidentes do Santos FC e São Paulo que as duas partidas das semifinais do Paulista Feminino não terão público por questões de custo operacional, sobretudo devido às ações decorrentes do protocolo estabelecido pela pandemia do Covid-19”.
O São Paulo reiterou que a decisão foi “para preservar a integridade das atletas nesse momento em que o público liberado nos estádios está em fase de testes e é muito recente. Dessa forma, os clubes preferiram não abrir para a entrada de torcedores.”
Com isso, os torcedores de São Paulo e Santos terão que adiar o reencontro com jogadoras que são ícones das duas torcidas. Cristiane, que já havia feito história no Santos conquistando títulos importantes com as Sereias, e voltou em 2020, e Formiga, que jogou no São Paulo na década de 1990 e voltou ao clube nesta temporada após mais de 20 anos.
Ferroviária e Corinthians vão colocar ingressos à venda
Já para o outro clássico dessa semifinal, o mesmo confronto que definiu o título paulista de 2020, haverá torcida no estádio. A Ferroviária disponibilizará 4.500 ingressos para sua torcida na Fonte Luminosa para o jogo deste sábado às 21h e eles estão custando entre R$5 e R$10. Para mais informações sobre como comprar as entradas, é só entrar nesse link.
Vale reforçar que, cumprindo os protocolos exigidos para a presença de público, a Ferroviária exigirá a apresentação da carteira de vacinação com as duas doses ou carteira de vacinação com uma dose e/ou teste negativo RT-PCR ou ANTÍGENO no momento da compra no site.
Para o jogo de volta, no dia 31/10 – há esse intervalo por conta das Datas Fifa que acontecem agora no fim de outubro -, o Corinthians ainda não definiu se a partida será na Neo Química Arena ou no Parque São Jorge. E também não há confirmação sobre quantos ingressos serão disponibilizados para a torcida. Assim que essas informações forem confirmadas, atualizaremos a notícia com elas.
O retorno do público aos estádios feito com segurança e cuidado faz com que torcedores tenham a oportunidade de levar apoio às jogadoras num momento em que o futebol feminino está crescendo e ganhando mais visibilidade. É importante que isso aconteça até para que seja possível criar uma cultura nas torcidas de acompanhar os times femininos no estádio.
Os clubes também devem entender a importância disso – é um investimento que um dia vai gerar mais retorno conforme a torcida for abraçando mais a modalidade. Mas sem torcida, esse retorno vai ficar cada dia mais distante.