Palmeiras goleia Inter e vai à final do Brasileiro pela 1ª vez

O Palmeiras está na final do Campeonato Brasileiro feminino pela primeira vez. O time alviverde confirmou a classificação com uma goleada em cima do Internacional por 4 a 1 no Allianz Parque e agora espera o vencedor de Corinthians e Ferroviária para conhecer seu adversário na decisão – o Corinthians tem a vantagem de ter vencido por 3 a 1 o primeiro confronto e decide a vaga neste domingo às 20h na Arena Barueri.

Depois de ter feito 1 a 0 no primeiro jogo no Beira-Rio, o Palmeiras tinha uma pequena vantagem para a partida deste domingo, mas ainda assim não mudou sua característica de jogar sempre se impondo ofensivamente. Chú Santos, autora do golaço de letra em Porto Alegre, ganhou a vaga de titular neste segundo jogo e mostrou que estava disposta a de novo ser decisiva: fez dois dos quatro gols do time alviverde no Allianz.

O primeiro deles saiu aos 7 minutos, quando o Inter dominava a partida. Mas a partir dele, o Palmeiras controlou as ações do primeiro tempo e pouco viu o Inter ameaçar. No entanto, na segunda etapa, Mileninha deixou o dela aos 13 minutos, e a partida estava ganhando emoção, com as Gurias Coloradas sendo bem superiores até então.

Só que aos 19 minutos, a zagueira Sorriso foi expulsa num lance em que precisou fazer a falta sendo a última mulher da defesa antes da goleira. A partir daí, o jogo se desenhou para virar uma goleada do Palmeiras. Maria Alves fez o segundo das palmeirenses aos 23, depois Chu fez mais um aos 30, e Katrine completou convertendo pênalti aos 37.

Foto: Fabio Menotti/ Palmeiras

Com o resultado, o Palmeiras chega pela primeira vez à final do Brasileiro feminino após dois anos da retomada do investimento no futebol das mulheres. Em 2019, o time disputou a A2 e chegou à semifinal, garantindo a vaga na primeira divisão. Em 2020, as palmeirenses pararam no Corinthians na semifinal e agora, com mais investimento e 14 contratações para a temporada, a equipe comandada por Ricardo Belli cumpriu as grandes expectativas que se criaram no início do ano e chegou à decisão com a segunda melhor campanha, somente atrás do Corinthians.

Em todos os 19 jogos até aqui, foram 55 gols marcados e apenas 14 sofridos.

O Palmeiras vai em busca do seu primeiro título nacional no futebol feminino desde a retomada do projeto. Até aqui, o clube tem uma conquista – a Copa Paulista de 2019. O resultado também garante as palmeirenses na Libertadores de 2021.

Já as Gurias Coloradas se despediram do Brasileiro feminino com a melhor campanha de sua história. Um time gaúcho jamais havia conseguido chegar tão longe na primeira divisão. O trabalho do time adulto refletiu a qualidade do investimento feito na base – 13 das 28 jogadoras do adulto passaram por alguma categoria de base do Inter. Uma das protagonistas da campanha e autora do gol nesta semifinal, Mileninha, é inclusive formada no clube e uma das grandes promessas do Inter para o futebol feminino..

A campanha das Gurias Coloradas teve a virada épica em cima do São Paulo nas quartas-de-final em pleno Morumbi e termina com uma derrota, mas depois de dois grandes jogos diante das rivais palmeirenses na semifinal.

O jogo

O Inter começou a partida sem sua principal jogadora como titular. Fabi Simões, artilheira do time, sofreu lesão no tornozelo no primeiro tempo da partida no Beira-Rio e não estava 100% para jogar 90 minutos. Sem ela, Wendy ganhou a vaga na frente ao lado de Shashá.

O time gaúcho começou melhor o jogo com a sua principal característica: pressão na marcação no campo de ataque e desarmes nesse setor para conseguir levar perigo ao gol de July. Isso aconteceu inclusive antes do primeiro minuto de jogo com a finalização de Wendy.

Foto: Fabio Menotti/ Palmeiras

No entanto, aos sete minutos, em uma disputa de bola no campo de defesa do Inter, Duda Santos roubou a bola já bem perto da área e tocou para Júlia Bianchi que, rapidamente, acionou Chú Santos chegando pela direita. A atacante finalizou por cima, sem chance de defesa para a goleira Vivi.

Com o placar a seu favor, o Palmeiras dominou o jogo. Subiu sua marcação, não deixou o Inter construir suas jogadas e forçou os passes longos das gurias, que acabavam sempre nos pés ou na cabeça de alguma jogadora do Palmeiras. Sem a bola, o Inter não conseguia levar perigo.

Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo, Djeni conseguiu obrigar a goleira July a fazer grande defesa em cobrança de falta e Ximena também finalizou de fora.

Para a segunda etapa, o técnico Maurício Salgado colocou Mileninha e Fabi Simões no jogo. As duas ajudaram muito o Inter a controlar mais a bola no campo de ataque e ter velocidade nas jogadas ofensivas. Shashá, que no primeiro tempo ficou recuada (porque a bola não chegava na frente) conseguiu se aproximar das atacantes. Aos 13 minutos, quando Fabi Simões pressionou no campo de ataque, a jogadora palmeirense errou o passe, Djeni retomou e tocou para Shashá encontrar um passe certeiro para Mileninha na entrada da área. A jovem atacante não perdoa e empatou o jogo.

Só que pouco tempo depois, em uma bola longa para Chú, a atacante do Palmeiras avançava absolutamente sozinha, e a zagueira Sorriso precisou pará-la na falta. Com isso, por ser a última jogadora de defesa antes da goleira e impedir um lance claro de gol, a atleta acabou expulsa.

Foto: Fabio Menotti/ Palmeiras

A partir daí, o Palmeiras soube muito bem aproveitar a vantagem de ter uma jogadora a mais em campo. Esticando bolas para pegar a defesa do Inter de surpresa, o time alviverde conseguiu ampliar o marcador. Primeiro, com Júlia Bianchi mais uma vez aparecendo pela direita, finalizando, e aí no rebote de Vivi, Maria Alves apareceu para marcar. Depois com a mesma Maria acreditando na jogada, pressionando Shashá que tentava tirar uma bola pelo lado direito defensivo do Inter (com o braço esquerdo lesionado, ela acabou tendo limitações na corrida), roubando e tocando para Chú fazer mais um.

Para fechar a conta, Katrine aos 37 converteu o pênalti cometido pelo Inter e garantiu a goleada: 4 a 1 para o Palmeiras e a vaga na final garantida.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *