Todo ano, o Barcelona planeja minuciosamente sua pré-temporada para levar as estrelas do seu time até alguns dos palcos mais promissores do futebol. É uma estratégia que une preparação da equipe para a temporada que está para começar com o marketing que interessa ao clube em termos de valorização de marca. Sendo assim, os Estados Unidos sempre foram um dos destinos favoritos do time catalão – um dos mercados de maior crescimento do futebol hoje em dia.
Esta é a oitava viagem do Barça para lá, mas tem algo inédito acontecendo aí: é a primeira vez da história que o clube levará também o time feminino para a pré-temporada conjunta. As atividades dos dois plantéis serão similares, com uma programação casada entre os dois times, especialmente com relação aos compromissos comerciais. A ideia do clube é promover sua marca tanto no futebol feminino, quanto no futebol masculino nessa passagem pelos Estados Unidos.
“O desembarque do Barça nos Estados Unidos não servirá apenas para jogar uma pré-temporada, mas o clube aproveitará sua estada de dez dias no país para focar em sua estratégia comercial e de marca, além do compromisso social que forma parte da identidade do clube. É por isso que haverá uma agenda intensa paralela de eventos institucionais nas cidades que os dois grupos visitarão juntamente a atividade esportiva da equipe masculina e da equipe feminina liderada por Fran Sánchez”, afirma o clube por meio do site oficial.
Na programação divulgada, as duas equipes irão treinar no mesmo local, uma seguida da outra, o que deve atrair a mídia para conhecer também o trabalho que o Barcelona faz com o futebol feminino. Além disso, os compromissos comerciais com a Nike, patrocinadora do Barça, serão feitos em conjunto com os dois times.
Pode parecer algo básico e corriqueiro, mas uma simples pré-temporada assim traz um significado enorme para o futebol feminino do Barcelona. Mostra que o clube está disposto a usar o time masculino para promover também seu projeto no feminino e que elas merecem a mesma preparação e estrutura que eles têm como uma das melhores equipes do mundo.
“É muito importante ver isso acontecendo, porque mostra o interesse do clube em tentar ter a igualdade com o masculino promovendo essa pré-temporada conjunta. Eles vêm tentando oferecer as mesmas coisas pras duas equipes. É claro que os recursos são diferentes, o masculino rende mais dinheiro com seus patrocinadores, mas isso não impede o Barça de fazer as coisas para o futebol feminino. Eles têm interesse em valorizar a modalidade e cada vez mais têm provado isso”, afirmou às dibradoras a atacante Andressa Alves, um dos destaques do Barcelona e da seleção brasileira.
Andressa está no clube catalão desde 2016 e já destacou algumas ações do clube importantes para a promoção do futebol feminino. Nos últimos dois anos, por exemplo, o Barça realizou uma sessão de fotos com atletas das duas equipes. É uma oportunidade das mulheres conviverem com alguns dos maiores nomes do futebol mundial e também de mostrar que, para o clube, os dois times são importantes.
Nas imagens, homens e mulheres do time aparecem intercalados um a um. Uma forma de passar a mensagem de que o Barça tem duas equipes principais, a feminina e a masculina, e que ambas merecem a mesma atenção.
É claro que, financeiramente, o Barça depende quase que exclusivamente do sucesso do time masculino – até pelo cenário econômico muito diferente das duas modalidades -, mas como instituição, é importante que ele valorize igualmente as duas equipes, porque mostra seu comprometimento em investir de verdade no futebol feminino, e não apenas cumprir um mero protocolo.
A viagem para os Estados Unidos com as duas equipes é mais uma prova de que o clube está preocupado em promover ambos os times. Nesta pré-temporada, estarão presentes alguns dos principais dirigentes do Barça. Estarão acompanhando a delegação o presidente, Josep Maria Bartolomeu, o vice-presidente Jordi Cardoner, o vice de futebol Jordi Mestre, entre outros diretores.
As equipes embarcam para os Estados Unidos nesta terça-feira e ficam por lá até dia 29 de julho, domingo. O time masculino disputará a International Champions Cup com Tottenham, Roma e Milan. Já o time feminino enfrentará o SoCal FC, equipe que faz parte da Women’s Premier Soccer League. O tour do Barça terá como destino as cidades de Beaverton (a sede da Nike em Oregon, onde terão compromissos comerciais com a patrocinadora), Los Angeles, Dallas e São Francisco.