Que o futebol feminino precisa de apoio é inegável e isso vai além dos clubes que oferecem estrutura e salários para manter uma equipe competitiva. A parceria com um patrocinador faz toda a diferença e pode ser responsável por alavancar a modalidade que sobrevive a duras penas durante uma temporada inteira.
No início do mês de julho, o time de futebol feminino do Flamengo/Marinha ganhou um reforço de peso com o patrocínio de uma marca totalmente voltada para o público feminino. A Avon, líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 6 bilhões, estampará seu nome nas mangas das camisas do time rubro-negro até o final deste ano.
Durante os próximos seis meses de parceria, a equipe disputará o Campeonato Carioca e o Brasileirão Feminino. O time flamenguista é tricampeão estadual e já venceu o campeonato nacional em 2016.
Às dibradoras, o Flamengo informou por meio de sua assessoria de imprensa que a prospecção da marca partiu do próprio clube e que busca parcerias a longo prazo, demonstrando grande interesse em renovar o contrato com a empresa de cosméticos.
Sem abrir os números de investimento, o clube ressaltou que a Avon é parceira do Programa Nação Rubro-Negra, e os sócios-torcedores têm 10% de desconto em todos os produtos da Avon Store que podem ser comprados pelo hotsite da parceria: https://avonstore.
Para aqueles que desejam adquirir a camisa do time em modelagem feminina, o valor é de R$ 229,90 nas lojas oficiais do Flamengo e da patrocinadora adidas. O modelo tem a gola em V e alguns deles ainda são vendidos sem a estampa da CAIXA como patrocinadora.
Vale lembrar que a equipe feminina de futebol entra em campo com o mesmo modelo da camisa masculina. Como diferencial, o uniforme delas conta com a aplicação do patch da Marinha do Brasil, juntamente com o da CAIXA no master e, agora, terá a aplicação do patrocínio da Avon nas mangas.
O modelo masculino nas lojas vem com as aplicações de CAIXA e MRV (patrocínio exclusivo do masculino).
Ainda não há previsão da chegada dos patches da Marinha do Brasil e da Avon nas lojas oficiais.
Incentivo ao esporte
Essa não é a primeira vez que a Avon demonstra incentivo ao esporte feminino. A empresa iniciou sua jornada na década de 80 apoiando corridas femininas e em 2017 entrou no futebol feminino e apoiando o time feminino do Corinthians/Audax, campeão da Copa do Brasil em 2016.
Agora, anuncia seu patrocínio ao time feminino do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro.
#MeninasDaGávea: Flamengo e Avon juntos no futebol feminino rubro-negro https://t.co/6MZZAN3g4m
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) July 3, 2018
“Mais de 30 milhões de mulheres de todas as idades praticam futebol. Dessas, 12% são crianças e jovens mulheres. Em comparação com os números de 2000, a adesão à modalidade cresceu 32% em 14 anos. Apesar das tentativas de exclusão, das restrições e dos obstáculos enfrentados por elas ao longo dos últimos anos, parcerias como a nossa no futebol feminino podem ampliar a autonomia e liberdade das mulheres e fortalecer o empoderamento feminino”, afirmou Bruno Spindel, CEO do Flamengo.
Além do dinheiro investido e da exposição da marca no uniforme, a empresa de cosméticos envolve o Instituto Avon (braço de investimento social da marca) na parceria para desenvolver ações e atividades em torno do empoderamento feminino.
“Apoiar o esporte feminino é reforçar nossa crença na importância das mulheres ocuparem espaços em todas as áreas. Associar nossa marca, conhecida internacionalmente, ao clube com a maior torcida do mundo, faz todo sentido!”, afirmou Mafoane Odara, coordenadora de projetos do Instituto Avon.
As marcas de produtos femininos e até mesmo marcas esportivas ainda ignoram a presença da mulher no esporte, principalmente no futebol feminino. Os atletas homens sempre são os mais cotados para estrelar grandes campanhas esportivas e contarem suas histórias de sucesso e superação.
Dados de 2016 da Pesquisa de Confiança e Puberdade realizada pela marca Always mostra que 7 em cada 10 meninas abandonam os esportes durante a puberdade porque sentem que o esporte não é lugar para elas.
O levantamento revela ainda que os principais desafios para as meninas que continuam a praticar esportes são de que a maioria das pessoas acreditam que as meninas são piores em esportes do que os rapazes (36%), a falta de incentivo da participação esportiva por amigos / familiares (35%), e a falta de respeito com as meninas nos esportes (30%).
A iniciação feminina no meio esportivo ainda é repleta de muito preconceito e resistência. As mulheres enfrentam muitos desafios – dentro e fora das quadras e campos – para serem notadas como atletas de alto nível e profissionais que também merecem apoio e igualdade de oportunidades.
Marta garota propaganda
Em uma busca rápida pela internet, é possível encontrar poucas propagandas feitas com a jogadora Marta, considerada a maior de todos os tempos na modalidade. Em 2009, ela teve o patrocínio da rede de supermercados Carrefour e estrelou um comercial de sabão em pó da marca Ariel, ao lado de sua mãe. Em 2012, Marta participou de uma propaganda da marca de isotônicos Powerade juntamente com outros atletas.
Desta vez, além de investir em clubes do futebol feminino, a Avon escolheu a melhor jogadora do mundo eleita por cinco vezes consecutivas para estrelar o lançamento de um de seus produtos.
Em campanha que será lançada nesta sexta-feira (06 de julho), a rainha Marta será uma das garotas propaganda da máscara de cílios Big&Extreme, que chega para compor um segmento de sucesso da marca no mercado de maquiagem.
Sob o mote de falar sobre a importância do olhar e da visibilidade, além de Marta, a campanha conta com as participações da atriz Paolla Oliveira e de Rosa Luz, artista multimídia e ativista transsexual.
Esta será a primeira marca do segmento de beleza que patrocina a maior goleadora da história da seleção brasileira. Confira aqui a propaganda da Avon:
Ação digital com atletas e influencers
Pensando em conferir mais visibilidade para a mulher no cenário esportivo, a Avon reuniu algumas mulheres para realizar também uma ação digital. A marca celebra o atual momento esportivo mundial com uma importante mensagem sobre como as conquistas das mulheres são tão pouco ou quase nada notadas na sociedade.
Com a hashtag #ImpossívelNãoTeNotar, as atletas Hortência, Magic Paula, Maurren Maggi, Ingrid Oliveira, Lais Souza e Branca Feres se uniram para falar sobre a dificuldade que é não verem suas importantes conquistas no esporte brasileiro serem reconhecidas e celebradas como deveriam.
A falta de visibilidade nesse cenário é reflexo de um pensamento que, infelizmente, vai além das quadras, campos e piscinas, como nós mesmas do dibradoras já percebemos.
Além das atletas, as atrizes Fernanda Paes Leme e Alice Wegman, e a youtuber Gabriela Pugliesi completam o time de mulheres defensoras do movimento que expuseram em suas redes sociais a mensagem da marca.