Liga das Nações: Brasil estreia nesta terça em busca do título inédito

Seleção Feminina classificada para a final das Olimpíadas em Tóquio 2020 (© Reuters/Carlos Garcia Rawlins/Direitos Reservados)

Quem estava com saudades de assistir um jogo da Seleção Feminina de Vôlei, vai poder matar hoje. O Brasil estreia na Liga das Nações, às 19h, contra a Alemanha, em Shreverport-Bossier City, nos Estados, iniciando um novo ciclo olímpico, com um grupo renovado e cheio de caras novas.

Confira a lista de convocadas do técnico José Roberto Guimarães:

Levantadoras: Kenya, Macris, Roberta
Opostas e ponteiras: Ana Cristina, Gabi Cândido, Julia Bergmann, Karina, Lorrayna, Lorenne, Kisy Nascimento, Maira, Pri Daroit, Rosamaria, Tainara
Centrais: Carol, Diana, Julia Kudiess, Lorena, Mayany
Líberos: Natinha, Nyeme

Diana, Lorena, Karina e Kisy disputam a primeira competição adulta com a Seleção Brasileira. Ana Cristina e Julia Bergmann também são grandes apostas. “Eu acho que elas tem que construir uma identidade. O grupo tem que construir a forma de jogar, o sistema defensivo, que é uma coisa que a gente bate muito, então, a gente tem que ter um padrão. Eu tô otimista, porque condições, eu vejo muito nesse grupo”, disse Zé Roberto em entrevista ao Saque Viagem.

Macris, uma das mais experientes desse grupo acredita que o contato com as jovens também a ajuda na manutenção da motivação em quadra. “Tento aproveitar a energia da juventude para, juntas, encontrarmos a melhor sintonia. Temos que focar sempre no lugar mais alto do pódio e isso faz com que a gente esteja em movimento constante. O nível é alto e a exigência é muito grande”, informou a atleta vice-campeã olímpica e campeã da Superliga 21/22 pelo Minas Tênis Clube.

Além de Macris, apenas a levantadora Roberta, Carol e a ponteira Ana Cristina fizeram parte do grupo vice-campeão olímpico em 2020/21.

Sistema de disputa

As 16 equipes estão divididas em dois grupos. A cada semana, as seleções farão quatro jogos, totalizando 12 partidas disputadas ao final da primeira fase. Os oito melhores times avançam para o mata-mata, que este ano será disputado a partir das quartas de final.

A Seleção Brasileira irá enfrentar a Alemanha, Polônia, República Dominicana e as americanas, donas da casa, ao final da primeira rodada. Já na segunda rodada, joga em casa, em Brasília, a partir do dia 16 de junho contra Polônia, Holanda, Itália e Sérvia. A terceira e última rodada será em Ufa, na Rússia, onde a seleção de José Roberto Guimarães enfrenta China, Coreia do Sul, Tailândia e as anfitriãs. A final está marcada para acontecer na Turquia, no dia 18/07.

O torneio

Antes da criação da Liga das Nações pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) há cinco anos, as seleções femininas disputavam anualmente o Grand Prix. Foram 12 conquistas das brasileiras em 24 edições, maior número entre todos os participantes. Os três primeiros títulos do nosso país tiveram Bernardinho como comandante. Já os últimos nove foram sob o comando de José Roberto Guimarães.

Esta será a quarta edição da Liga das Nações e em todas elas, as americanas foram as vencedoras. Elas conquistaram o primeiro título em cima da Turquia, em 2018 e nas duas últimas edições em cima do Brasil, ganhando por 3-2, em 2019 e 3-1, em 2021. Em 2020 o torneio foi cancelado por causa da pandemia da Covid-19.

Confira os jogos do Brasil na Liga das Nações (horário de Brasília):

1ª semana – Los Angeles, Estados Unidos
31/05 – 19h – Brasil x Alemanha
02/06 – 16h – Brasil x Polônia
03/06 – 19h – Brasil x República Dominicana
05/06 – 22h – Brasil x Estados Unidos

2ª semana – Brasília
16/06 – 21h – Brasil x Turquia
17/06 – 21h – Brasil x Holanda
18/06 – 15h – Brasil x Itália
19/06 – 10h – Brasil x Sérvia

3ª semana – Ufa, Rússia
29/06 – 8h – Brasil x China
30/06 – 4h – Brasil x Coreia do Sul
02/07 – 4h – Brasil x Tailândia
03/07 – 12h – Brasil x Rússia

Todos os jogos do Brasil serão transmitidos pelo SporTV 2 e os ingressos para os jogos em Brasília já estão à venda no site Eventim.com.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *