Final do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: São Paulo 2×0 Corinthians (Créditos: Thais Magalhães/CBF)
O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20 começou na manhã desta terça-feira (03), de forma inédita, já que os últimos três Brasileiros eram Sub-16 e Sub-18. A CBF fez essas alterações no final do ano passado com o intuito de “dar continuidade ao processo de formação e desenvolvimento das atletas das categorias de base do futebol feminino brasileiro”, informou a Diretoria de Competições da entidade. Agora, o Sub-16 virou Sub-17 e o Sub-18 virou Sub-20.
Temporada 2022 do Brasileiro Sub-20
O Campeonato Brasileiro Sub-20 (antigo Sub-18) será disputado entre os dias 03 de maio e 02 de julho, no mesmo formato que os anteriores. São 24 clubes, divididos em seis grupos e cada grupo tem quatro equipes. Essas equipes se enfrentam em jogos de ida e volta contra os adversários do próprio grupo. Os jogos terão duração de 80 minutos, sendo dois tempos de 40 minutos e um intervalo de 15.
Quais são os clubes participantes?
Os oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, os dois primeiros colocados do Brasileirão Feminino Neoenergia 2021 e os 14 primeiros colocados do Ranking Nacional dos Clubes (RNC) válido para a temporada 2022 e que estejam participando do Brasileirão Assaí 2022 (masculino).
São eles: São Paulo, Cuiabá, Minas Brasília, Atlético-GO, Fluminense, Flamengo, Goiás, Cresspom-DF, Santos, Botafogo, Esmac-PA, Ceará, Internacional, América-MG, Coritiba, Grêmio, Corinthians, Juventude, Avaí Kindermann, Botafogo-PB e Ferroviária, Atlético-MG, Vasco e Fortaleza.
Como ficaram definidos os grupos?
- Grupo A: São Paulo, Cuiabá, Minas Brasília e Atlético-GO
- Grupo B: Corinthians, Juventude, Avaí Kindermann e Botafogo-PB
- Grupo C: Ferroviária, Atlético-MG, Vasco e Fortaleza
- Grupo D: Inter, América-MG, Coritiba e Grêmio
- Grupo E: Fluminense, Flamengo, Goiás e Cresspom-DF
- Grupo F: Santos, Botafogo, Esmac-PA e Ceará
Sobre a transmissão
A Eleven transmitiu o futebol feminino nos últimos três anos, incluindo as competições de base (Brasileiro sub-16 e sub-18). Mas, no começo de abril, o Campeonato Brasileiro Sub-17 passou a ser disputado sem nenhuma transmissão e o Brasileiro Sub-20, por enquanto, vai pelo mesmo caminho. A Eleven passou a transmitir novamente os jogos do Brasileiro A1, após a 7º rodada, enquanto isso, alguns jogos eram transmitidos na TV aberta, pela Band, e na TV fechada, pelo Sportv. Nos demais jogos, os clubes participantes ficaram responsáveis pelas transmissões.
Mas, no final de abril, tivemos uma luz no fim do túnel, quando a Eleven Sports e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram um contrato com duração de três anos (2022, 2023 e 2024) para que a plataforma de transmissões de jogos também possa exibir as partidas de maneira gratuita e online, Questionamos a plataforma se o acordo atual engloba também transmissões das partidas das categorias sub-17 e sub-20, e a empresa nos respondeu que tem foco em todas as competições que não são transmitidas pelos meios tradicionais, e isso inclui também a base. Mas este é um outro pacote que ainda está em negociação. “Esperamos ter boas notícias em breve, mas estamos trabalhando com o que está 100% fechado”, declarou a Eleven por meio de nota.
Dia de estreia! Hoje tem São Paulo! É dia de #FutebolFemininoTricolor!
⚽️ Cuiabá x São Paulo
Gabriel Marques Silva
Santana de Parnaíba
⏰ 8h30
Brasileiro Sub-20Sem transmissão #VamosSãoPaulo pic.twitter.com/LSsA5hFC6f
— São Paulo Feminino (@SaoPauloFC_Fem) May 3, 2022
Confira o histórico das competições de base
2019
O Brasileirão Sub-18 teve como primeiro ganhador o Internacional. Na primeira fase, os times se enfrentaram duas vezes (turno e returno). As Gurias Coloradas pegaram o Corinthians e venceram os dois jogos (4×2 e 8×0), tiveram dois empates contra a Chapecoense (1×1 e 0x0), e uma vitória por 5×0 e uma derrota por 3×2 diante da Ferroviária. Já na segunda fase, começou perdendo para o Santos por 2×1, depois ganhou do Flamengo por 6×1 e, por último, ganhou por 3×0 do Vitória.
Jogou a semifinal contra as meninas do Iranduba. Ganhou o primeiro jogo por 5×0 e empatou o segundo por 1×1. Na final, disputou o título contra o Tricolor Paulista e venceu o jogo de ida por 1×0 e, na volta, empatou por 1×1 (agregado 2×1), no finado estádio do Pacaembu, e se tornou o primeiro campeão Brasileiro Sub-18.
GURIAS COLORADAS CAMPEÃS DO BRASILEIRÃO SUB-18!!!!! VAMO, GURIAS!!!! #VamoInter #GuriasColoradas pic.twitter.com/eUkLqB3D1p
— Gurias Coloradas (@ColoradasGurias) October 17, 2019
2020
O Fluminense foi campeão da segunda edição do Brasileirão Sub-18. O Tricolor Carioca teve pela frente o Grêmio, São Paulo e o Corinthians. No primeiro turno, venceu o Grêmio por 2×0, perdeu para o São Paulo por 2×1 e venceu o Corinthians por 1×0. Já no segundo turno, venceu o Grêmio e Corinthians por 1×0 e perdeu para o São Paulo pelo mesmo placar: 1×0.
Na segunda fase, sofreu a terceira derrota para o São Paulo: 1×0. Ganhou da Ferroviária também pelo placar mínimo. Fez o terceiro jogo contra o Avaí Kindermann e conseguiu os três pontos marcando dois gols: 2×0. Disputou a semifinal contra as Sereias da Vila. O primeiro jogo foi equilibrado, um gol para cada lado. Já no jogo da volta, o Fluminense goleou por 5×1 e despachou a equipe santista.
As Tricolores Cariocas disputaram o título contra as atuais campeãs, as Gurias Coloradas. O Flu fez o dever de casa e venceu por 2×1. Com esse resultado, o Internacional precisava triunfar em casa para levar a decisão para a disputa de pênaltis. E foi o que aconteceu. As Coloradas venceram por 4×1 e o título foi decidido, com muita emoção, nas penalidades máximas e, pasmem, só fomos conhecer a segundo campeão do Brasileirão Sub-18, após 20 cobranças! O Fluminense venceu a disputa por 7×6 e levou o troféu de campeão pra casa. O grande destaque dessa partida foi a goleira Ravena que defendeu QUATRO cobranças.
COMEMORA, #GUERREIRASDOFLUZÃO! ESSA TAÇA É NOSSA! pic.twitter.com/VLqQg2E1p4
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 21, 2021
2021
O São Paulo é o atual campeão Brasileiro Sub-18. Superou o Corinthians nos dois jogos da final e garantiu o inedito troféu para as categorias de base do clube.
O Tricolor Paulista venceu cinco, dos seis jogos disputados na primeira fase. Ganhou do Vitória por 4×0 e 2×1; do Iranduba por 5×1 e 3×0 e sofreu um empate, contra o Grêmio, por 1×1, mas se recuperou no jogo da volta quando triunfou por 2×1. Na segunda fase, enfrentou a Ferroviária, Fluminense e Chapecoense e obteve os seguintes resultados: 3×0, 3×1 e 1×1, respectivamente.
Na semifinal, enfrentou o Internacional e fez o resultado logo no jogo de ida, onde goleou por 5×1, em Cotia. Na volta, só segurou o resultado e a partida terminou sem gols. A final foi recheada de emoções e de rivalidade, já que o São Paulo disputou o título contra o seu maior rival, Corinthians, mas as Tricolores foram superiores nos dois jogos. Venceram no Parque São Jorge por 3×0 e em Cotia por 2×0 (agregado 5×0). Com esse resultado, levantaram o troféu de campeãs brasileiras Sub-18 daquele ano.
Confira os jogos e os resultados desse primeiro dia de Brasileirão Feminino Sub-20
1ª rodada – 03/05 (terça-feira)
8h30 | Cuiabá SAF 0 x 13 São Paulo
10h30 | Atlético-GO 0 x 7 Minas Brasília
14h | Juventude 0 x 3 Corinthians
16h | Botafogo-PB 1 x 4 Avaí Kindermann
18h30 | Atlético-MG 0x1 Ferroviária
20h30 | Fortaleza 2×0 Vasco da Gama
1ª rodada – 04/05 (quarta-feira)
8h30 | América-MG 1×4 Internacional
10h30 | Grêmio x Coritiba
14h | Ceará x ESMAC-PA
16h | Cresspom-DF x Goiás
18h30 | Botafogo x Santos
20h30 | Flamengo x Fluminense
Todos os jogos acontecerão no Estádio Municipal de Santana de Parnaíba, interior de São Paulo.