Com volta de Bia Zaneratto, Pia convoca seleção para amistosos contra Espanha e Hungria

Nesta sexta-feira (18), a técnica Pia Sundhage convocou a Seleção Brasileira Feminina para os compromissos da Data FIFA de abril (entre os dias 4 a 12).

Com a Copa América Feminina 2022 no horizonte, a equipe brasileira fará amistosos preparatórios contra a Espanha, no dia 07 de abril (quinta-feira) em Alicante, na Espanha, e contra a Hungria, no dia 11 de abril (segunda-feira), em San Pedro del Pinatar, também na Espanha.

A lista divulgada pela treinadora sueca conta com quatro novidades, sendo duas estreantes na equipe principal. Entre as novatas, está a goleira Mayara, do Internacional, e a zagueira Giovanna Campiolo, do Corinthians. A convocação conta também com o retorno de Ingryd, da Ferroviária, e de Duda Santos e Bia Zaneratto, do Palmeiras.

“Bia Zaneratto é diferente em comparação com outras jogadoras. Como nós sabemos, ela é forte na finalização com a canhota. Vai ser um prazer trazer ela de novo e ver como ela se comporta com outras jogadoras. No fim das contas, não se resume só a uma jogadora. A gente tem que ver como ela joga com o time. Ela marca muitos gols e sempre será bem-vinda”, disse a técnica.

Este será o segundo compromisso da Seleção no ano. Os primeiros amistosos aconteceram em fevereiro, no Torneio Internacional da França. Na ocasião, o Brasil enfrentou as francesas, as holandesas e as finlandesas e o saldo da competição foi de uma derrota e dois empates.

+ BRASIL EMPATA COM FINLÂNDIA E ENCERRA TORNEIO DA FRANÇA SEM NENHUMA VITÓRIA

Aline Pellegrino, Coordenadora de competições femininas na CBF, ressaltou a importância do ano de 2022 para as equipes brasileiras. “Esse ano dará vaga para as principais competições da Fifa, tanto na Sub-17 como na Sub-20”, declarou a dirigente.

Pellegrino também revelou que antes do início da Copa América – que está programada para acontecer na Colômbia entre os dias 08 e 30 de julho – a seleção feminina terá mais duas Datas Fifa para enfrentar outras equipes.

As adversárias

Destaque nas últimas competições de base, a Espanha tem se fortalecido no cenário mundial da modalidade. Vice-campeã Sub-20 e campeã Sub-17 – ambas em 2019 – a seleção principal ocupa a 9ª colocação no Ranking da Fifa e enfrentará o Brasil pela 4ª vez.

A seleção canarinho tem vantagem no confronto com duas vitórias (na Copa de 2015 e em amistoso disputado em 2017) e uma derrota por 2×1 em 2019, às vésperas do Mundial da França.

Pia falou sobre a importância de enfrentar uma seleção talentosa e experiente como a Espanha. “Tenho assistido o campeonato europeu, como a Espanha tem jogado, e todas as jogadoras se desafiam e querem passar para o próximo nível, e elas passam de ser jogadoras talentosas, que nós obviamente temos no Brasil hoje em dia no sub-17,  e passam a jogar no seu próprio nível com um time muito sólido. Então quando você enfrenta um time como a Espanha, as jogadoras têm muita experiência em se tratando de campeonato europeu, de Copas do Mundo, jogos competitivos, e essa é uma ótima forma de vencer o próximo jogo”, declarou a treinadora.

“Agora, na seleção brasileira, eu mencionei três jogadoras: Kerolin, Ary e Angelina. A gente fala sobre elas muitas vezes, mas elas não têm muitos jogos. Então é por isso que é muito importante que a gente se concentre nessas jogadoras talentosas e considerar que elas podem passar de nível, então fico muito grata por esses jogos contra a Espanha e a Hungria. Porque essas três jogadoras precisam competir, elas precisam entender como lidar com a pressão. Não só a pressão mental, mas também a pressão quando a Espanha tenta readquirir a posse de bola, ou a pressão em que a Espanha tem que manter a posse de bola e a gente tem que defender. Então os três jogos na Europa, Holanda, França e Finlândia, são um passo. E o próximo passo depois disso, em abril, vai ser muito importante, eu estou super ansiosa”, concluiu.

Já a segunda adversária, a Hungria, ocupa a 43ª posição no Ranking e não é uma equipe de forte expressão na modalidade.

As convocadas

Por conta da pandemia de Covid-19, a convocação foi realizada de modo virtual.

Goleiras: Letícia (Benfica), Lorena (Grêmio) e Mayara (Internacional)

Defensoras: Rafaelle (Arsenal), Giovanna Campiolo (Corinthians), Tainara (Bordeaux), Tamires (Corinthians), Antonia (Madrid FC), Thais Regina (São Paulo), Letícia Santos (Frankfurt) e Fernanda Palermo (São Paulo)

Meio-campistas: Duda Santos (Palmeiras), Ary (Palmeiras), Adriana (Corinthians), Kerollin (Madrid CFF), Angelina (OL Reign), Ingryd (Ferroviária), Luana (PSG) e Marta (Orlando Pride)

Atacantes: Gabi Nunes (Madrid CFF), Debinha (North Carolina), Geyse (Madrid CFF) e Bia Zaneratti (Palmeiras)

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *