Neste Dia Internacional da Mulher, a bola da LBF (Liga de Basquete Feminino) vai subir para dar início à temporada de 2022. O principal torneio de basquete feminino do país contará com 10 equipes participantes de cinco estados e quatro regiões do país. São eles: AD Santo André-SP, BAX Catanduva-SP, BFB/Blumenau-SC, Ituano Basquete-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara Basquete-SP, Sodiê Doces/Mesquita/LSB-RJ, Sport/Glória do Goitá-PE e Vera Cruz Campinas-SP.
Com dez edições realizadas – cancelada apenas em 2020, por conta da pandemia de Covid-19 -, a LBF já teve sete campeões diferentes, com o Ituano Basquete levantando o troféu em 2021.
⚠️ Alerta DE SAIU A TABELA!
A #LBF2022 começa com @ItuanoBasquete e @SesiAraraqBasq em 8 de março, com presença de público no ginásio e transmissão ao vivo da @tvcultura! pic.twitter.com/Ce3xUzZjT4
— Liga de Basquete Feminino (@LBF_Oficial) February 4, 2022
A Liga de Basquete Feminino
A temporada começa hoje com o já tradicional jogo de abertura – que será entre Ituano Basquete x SESI Araraquara, às 19h com transmissão ao vivo da TV Cultura (emissora oficial da competição em TV aberta) e pela NSports, que exibirá os jogos na plataforma online. Esta será quarta vez consecutiva que todas as partidas da Liga de Basquete Feminino (LBF) será exibida pela internet.
O confronto o atual campeão brasileiro e o atual campeão paulista acontecerá no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP).
Outro destaque importante para este ano é a volta do público aos ginásios, mediante apresentação do esquema vacinal completo ou teste RT/PCR negativo realizado em até 48 horas, além do cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscara e distanciamento social.
“A expectativa nossa e da torcida de voltarmos (à liga), após sete anos, é muito grande. Queremos colocar a equipe entre as seis melhores do país e, no próximo ano, voltar a brigar pelo título“, comentou Roberto Dornelas, técnico do Sport/Glória do Goitá, equipe campeã em 2013 e que retorna ao campeonato após sete temporadas
A 11ª edição da Liga terá sistema de disputa misto. Na primeira fase, todos os clubes se enfrentam em turno e returno. Ao fim dessa etapa classificatória, de pontos corridos, os oito melhores colocados se garantem no mata-mata, que é composto por quartas de final, semifinal e final, sempre avançando a agremiação que for melhor na série de três jogos.
Curiosidades e as estrelas das equipes
AD Santo André: O 1º vencedor da LBF é o único clube a participar de todas as edições do campeonato. Os jogos da equipe acontecem no ginásio Laís Elena, que tem esse nome em homenagem à ex-jogadora da seleção brasileira que participou de quatro Mundiais e três Pan-americanos, além de ter sido a grande responsável pelo basquete feminino do Santo André por muitos anos. Laís faleceu em 2019 deixando uma contribuição enorme para a modalidade.
BAX Catanduva: Esta será a 3ª participação da equipe do interior paulista na Liga e, para esta temporada, o clube confirmou a chegada de duas argentinas (Ana Paz e Valentina Numa) e a renovação com Thaissa, cestinha catanduvense na LBF 2021.
BFB/Blumenau: Equipe pentacampeã estadual fez história na edição passada da LBF ao sair do sétimo lugar na fase de classificação para alcançar a decisão, conquistando a medalha de prata inédita. Neste ano, o time será comandando por uma mulher (a única treinadora do torneio): Bruna Rodrigues, de 28 anos, foi auxiliar técnica na temporada de 2021 e agora foi promovida ao cargo principal.
“É uma grande oportunidade e um enorme desafio para mim. Tive uma grande escola com o Camargo (antigo treinador), na comissão e também como atleta, e agora é chegado o momento de liderar a equipe principal. É um sonho que se antecipou um pouco e isso é motivo de muito orgulho”, declarou a nova técnica do Blumenau.
Ituano Basquete: O atual campeão fará sua 5ª participação seguida na liga. O time perdeu peças, mas trouxe a melhor armadora da última temporada, Cacá, e nomes já conhecidos da torcida, como Débora, Gil e Tati Pacheco.
Pró-Esporte/Sorocaba: Equipe paulista retorna à competição depois de participar em 2019 e 2020 (edição que foi cancelada por conta da pandemia. Sob o comando do técnico Marcinho, deverá anunciar novidades neste mês, mesclando a experiência de veteranas com jovens que irão estrear na liga.
Sampaio Basquete: O tricolor do Maranhão fará sua sétima participação consecutiva (contando a edição cancelada de 2020) e novamente terá um elenco de peso para buscar o terceiro título da liga, já conquistada em 2016 e 2019. Sente só o peso dessa equipe que terá no elenco jogadoras de seleção brasileira, como Érika de Souza, Alana Gonçalo e Patty, campeãs em 2021 pelo Ituano, além de Tainá Paixão, campeã e MVP das finais com o time em 2019.
E não para por aí: a equipe também contratou a porto-riquenha Jennifer O’Neill. A armadora de 31 anos e 1,65m é um dos destaques da seleção caribenha que disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos no ano passado, em Tóquio, no Japão. Antes, as boricuas ajudaram a eliminar o Brasil no pré-olímpico, com O’Neill anotando 30 pontos na vitória por 91 a 89, em fevereiro de 2020.
SESI Araraquara Basquete: Atual campeão paulista manteve a base vitoriosa do estadual e trouxe nomes como Aline Moura, Erika Leite e a cestinha Sossô, Além disso, trouxe para este ano o melhor técnico da LBF de 2021, João Camargo. Essa será a quarta participação do clube na Liga.
Sodiê Doces/Mesquita/LSB: A equipe representante do Rio de Janeiro teve na temporada passada a MVP e cestinha do campeonato, a ala Thayná, que permanecerá na equipe. O atual campeão carioca já anunciou a ala Joice Coelho e duas atletas estrangeiras: a armadora norte-americana Le’Jzae Davidson e a pivô mexicana Diana Armas.
Sport/Glória do Goitá: O time é o atual campeão brasileiro sub-23 e retorna à LBF após sete anos. A casa do leão na LBF será o ginásio Marcelino Lopes, mesmo palco do título em 2013
Vera Cruz Campinas: Campeão da LBF no ano de sua estreia, em 2018, o clube paulista terá neste ano o comando de Sidney Coppini, anunciado em dezembro passado. Novidades também em quadra, com as contratações de Marquita Daniels, destaque da Sodiê Doces/Mesquita/LSB em 2021, da tetracampeã da LBF Izabella Sangalli, da armadora Beatriz, da pivô Leticia Rodrigues e da MVP do brasileirão sub-23, Adrielly. Também renovou com peças importantes, como a cestinha Tassia e a ala/pivô Licinara.
Os campeões da LBF
Santo André (2010/2011),
Americana (2011/2012)
Sport Recife (2012/2013)
Americana (2013/2014 e 2014/2015)
Sampaio Basquete (2015/2016)
Corinthians/Americana (2016/2017)
Vera Cruz Campinas (2018)
Sampaio Basquete (2019)
Ituano Basquete (2021).