Após denúncias de precariedades, Vasco tenta resgatar futebol feminino

No início deste ano, o Vasco da Gama enfrentou momentos difíceis no futebol feminino e nós fizemos uma matéria sobre a situação que o clube passou. O time feminino havia disputado o Campeonato Carioca no segundo semestre de 2021 e começou a temporada de 2022 sem ter acertado com as atletas os salários combinados.

As jogadoras ficaram com sem receber seus auxílios por meses e na época, entramos em contato com o clube, que afirmou a intenção de promover mudanças no Departamento de Futebol Feminino.

E agora, no final de fevereiro, o clube fez dois anúncios importantes. Na última quinta-feira (24), a equipe de São Januário anunciou dois novos patrocinadores para a modalidade e a contratação da ex-jogadora Pretinha para atuar como auxiliar técnica das Meninas da Colina.

Camisa do Vasco com a logo do Deixa Ela Treinar (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Como tudo começou

Agora, o clube carioca tem duas empresas investindo na modalidade feminina: a “Deixa Ela Treinar”, marca esportiva 100% liderada por mulheres e a Atom S/A, empresa que oferece cursos para formação de traders que operarão no mercado financeiro. Ambas as marcas são da investidora Carol Paiffer.

Carol é graduada em Administração de Empresas e atua no mercado financeiro desde 2005 e também integra o quadro de investidores do programa Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo do Sony Channel.. Recentemente, ela foi convidada para se tornar uma das sócias do Instituto Êxito de Empreendedorismo, sendo a única mulher em meio a 33 homens. E assim, ela fundou o Êxito Ladies, o braço feminino do projeto, para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos.

Carol Paiffer e Fernanda Dias Coelho, CEO da Deixa Ela Treinar (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Após Carol ser citada em uma live do Casimiro, famoso streamer e torcedor fanático do Vasco, a empresária recebeu milhares de mensagens da torcida vascaína em suas redes sociais para investir no time das mulheres. No dia 14 de fevereiro, a empresária se reuniu com a diretoria do Vasco e encheu o torcedor de esperança.

“Tive uma reunião com o time de marketing do Vasco e foi ótima. Estamos avançando. Em breve conto novidades. Estou muito feliz, o pessoal do Vasco é nota 10. Vai dar bom. Uma parte já deu bom, a outra parte vamos ver”, disse Carol em um dos seus stories no Instagram.

E nesta semana, ambas as partes fecharam o negócio. “Eu me apaixonei pelos torcedores logo de cara, apesar da surpresa. Foram centenas de comentários pedindo para eu investir no Vasco. Após entender melhor como eu poderia ajudar, decidimos optar pelo investimento no futebol feminino como um primeiro passo, pensando em fazer o Vasco voltar a atingir o destaque nacional em todas as competições”, concluiu Carol em entrevista à comunicação do Vasco.

Com a chegada de Carol ao clube, a empresária trouxe com ela a marca “Deixa Ela Treinar”, uma grife esportiva voltada para mulheres. Essa empresa de vestuário é comandada por Fernanda Dias Coelho, uma das participantes do reality show de empreendedorismo que conseguiu investimento de Carol Paiffer para tocar seu negócio.

Fernanda Coelho, Carol Paiffer e o elenco do futebol feminino (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Mãe solo e praticante de ciclismo, Fernanda nunca pensou em ter uma marca, mas após sofrer um assédio em seu treino, ficou inconformada e resolveu falar sobre esse assunto nas redes sociais. Quando viu que isso era uma dor de várias outras mulheres, a “Deixa Ela Treinar” surgiu em 2019 com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre as desigualdades de gêneros existentes no esporte.

Outra empresa que chegou ao Vasco da Gama por meio de Carol Paiffer foi a Atom S/A, publicadora de conteúdos educacionais que tem como objetivo auxiliar as pessoas a atuar e entender o mercado financeiro. Carol é CEO dessa empresa.

“Esse patrocínio é um marco para o clube. Conseguimos mostrar para o mercado a atratividade do futebol feminino, que certamente terá um forte crescimento nos próximos anos. Essa será uma parceria vitoriosa para o Vasco e nossos novos patrocinadores. Vai ser muito interessante integrar uma marca que é totalmente voltada para o público feminino gerando avanços ao clube em ações de empoderamento das mulheres”, disse o presidente do Vasco, Jorge Salgado.

Os recursos investidos serão destinados ao financiamento de alojamentos, testes físicos, uniformes, alimentação, vestuário e toda a infraestrutura de treino das atletas durante o ano.

Pretinha é do Vasco

(Foto: Rafael Ribeiro)

Além dos patrocínios, o Vasco anunciou na sexta-feira (25), o retorno da ex-atleta da casa, Pretinha, que marcou história na seleção brasileira e também no Gigante da Colina. Pretinha foi contratada para ser a auxiliar técnica da equipe feminina.

A jogadora vestiu a camisa da seleção por 23 anos (1991 a 2014), participou de quatro Copas do Mundo e de quatro Jogos Olímpicos (prata em Atenas 2004 e Pequim 2008) e fez parte do time que faturou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio.

Pelo Vasco, Pretinha jogou entre os anos de 1993 e 2000, conquistando o pentacampeonato estadual,  três títulos nacionais e marcando 62 gols com a camisa cruzmaltina.

Formiga e Pretinha relembrando a disputa do bronze em Atlanta 1996 (Foto: Ricardo Stuckert/ CBF

“Estou muito contente em estar de volta ao Vasco da Gama. É uma grande oportunidade poder fazer parte da comissão técnica de um clube tão gigante. Escolhi o cargo de auxiliar técnica e estou muito motivada, conto com o apoio da nossa torcida”, disse Pretinha ao site oficial do clube.

Este momento é muito importante para que o futebol feminino do Vasco possa se reerguer e voltar a ter protagonismo dentro da modalidade, disputando em 2022 o Campeonato Carioca e Série A2 do Brasileiro. O objetivo é conquistar uma vaga na Série A1 em 2023 e brigar pelo título estadual. O clube carioca tem em seu DNA lutas históricas contra o racismo, contra a homofobia, e revelou a maior jogadora de todos os tempos, Marta. Que seja uma temporada de bons frutos para as Meninas da Colina.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *